INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES, DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, DA INSUFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E DA DESATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EVASÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4750

Palavras-chave:

: Aprendizagem. Insuficiência. Evasão Escolar. Metodologias. Multimétodos.

Resumo

A presente publicação expõe a análise de um dos objetivos específicos da pesquisa: “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC, que investigou como as práticas docentes, a insuficiência de aprendizado no ensino fundamental em disciplinas como matemática e português, as metodologias de ensino e a distância entre a inovação tecnológica que o mercado de trabalho solicita e o que a Instituição escolar oferece, influenciam no processo de evasão escolar, nessa modalidade de ensino.  Concluiu-se que: os docentes estão desatualizados tecnicamente, tecnologicamente, pedagogicamente, no entanto, são comprometidos e proativos com o ensino técnico de nível médio; a má prática docente e a insuficiência de aprendizagem em disciplinas sustentáculos das disciplinas técnicas afetam negativamente o índice de evasão; a metodologia de horário integral, as disciplinas teóricas e práticas são adequadas ao mercado de trabalho mas, o quantitativo de disciplinas e os laboratórios técnicos foram apontados como inadequados ao ensino profissionalizante técnico; a matriz curricular não afeta o índice de evasão escolar e a pandemia da covid-19 aumentou, consideravelmente, esse o índice. A coleta e análise de informações, na abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uso da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Margareth Nunes Silva

Doutora em Ciências da Educação pela UCP-PYG e professora do curso técnico em eletrotécnica da ETE Ferreira Viana - Faetec. Universidad Columbia del Paraguay.

Maria Aparecida Monteiro da Silva

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Universidad Columbia Del Paraguay.

Referências

ABICALIL, C. A. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 62-63.

ABRUCIO, F. L. Qualidade da educação pública brasileira, avaliação e protocolo para ensinar. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 133-136.

ADMGRUPO2. Celso Antunes e os pilares da Educação. Pensamento Social Brasileiro e Adm: O pensamento social brasileiro e sua apropriação para a qualificação da Administração. Administração Brasileira, 13 jul. 2017. Disponível em: https://admbrasileira.wordpress.com/2017/07/13/celso-antunes-e-os-pilares-da-educacao/#:~:text=%E2%80%9CA%20quase%20totalidade%20das%20%20mesas,exemplos%20que%20garantem%20essa%20certeza. Acesso em: 27 mar. 2022.

ARAÚJO, C. F. de; SANTOS, R. A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/ externos às instituições que causam a evasão escolar. In: COOPERATION, T. 4th International Congress on U. (Ed.). Silo. Tipos. [s.n.], December 5th through 7th, 2012. p. 1 – 17. ISBN 978-85-62326-96-7. Disponível em: https://silo.tips/download/a-educaao-profissional-de-nivel-medio-e-os-fatores-internos-externos-as-institui. Acesso em: 11 nov. 2021.

BARBOSA, R. F. Evasão e Reprovação no Ensino Médio Integrado do CEFET- MG Campus Leopoldina: uma proposta de Manual para a Comissão de Permanência e Êxito. 2019. 128f. Dissertação (Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7893708. Acesso em: 20 nov. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: Ministério da Educação, s. d. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. LEI N.º 13.709, 2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 16 mar. 2022

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasilia: Ministério de Educação, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei%209394.pdf. Acesso em: 04 abr. 2022.

CARBONARO, W.; WORKMAN, J. Dropping out of high school: Effects of close and distant friendships. Social Science Research, v. 42, n. 5, p. 1254-1268, sep. 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0049089X13000823?via%3Dihub. Acesso em: 11 nov. 2021.

COELHO, M. D. G. D. S. C. Evasão, permanência e êxito: um estudo nos cursos técnicos de nível médio, ofertados a distância no CEFET-MG polo Curvelo. 2020. 122f. Dissertação (Programa de Pós-graduação Em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais/Campus Montes Claros, Belo Horizonte, 2020.

CORDÃO, F. A.; MORAES, F. de. Educação profissional no Brasil: Síntese histórica e perspectivas. São Paulo: SENAC, 2020. Edição do Kindle.

COSTA, A. de C. A “Escola-sacrifício”: representações dos alunos sobre a escola, o processo escolarização, a evasão escolar e a conciliação escola/trabalho. Educação: Teoria e Prática, v. 8, n. 14, p. 8-14, jan./jun. 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2342. Acesso em: 20 nov. 2021.

COSTA, J. B. da; BORGES, A. P. F. Evasão escolar no curso de Eletrotécnica do Ensino Médio Integrado do IF Sertão Pernambucano. Periódico Científico de Acesso Livre, Petrolina, v. 7, n. 3, p. 366 – 379, 2019. ISSN 22371966. Disponível em: https://periodicos.ifsertaope.edu.br/ojs2/index.php/semiaridodevisu/article/view/1070/450. Acesso em: 20 nov. 2021.

CRAVO, E. A. C. Análise das causas da evasão escolar do curso técnico de informática em uma faculdade de tecnologia de Florianópolis. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 238 – 250, ago. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2012v5n2p238. Acesso em: 27 dez. 2023.

CUNHA, C. D.; RIBEIRO, O. C.; MELO, M. A. F. Educação nacional: o que pensam dirigentes, políticos e especialistas. Brasília: Liber Livro, 2017. 323 p.

DOLL, J. J.; ESLAMI, Z.; WALTERS, L. Understanding why students drop out of high school, according to their own reports: are they pushed or pulled, or do they fall out? A comparative analysis of seven nationally representative studies. SAGE, p. 1 – 15, oct./dec. 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2158244013503834. Acesso em: 20 nov. 2021.

DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional. Revista Brasileira de Educação, Maceió, p. 1-77, set. 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/evasao-e-repetencia-na-rede-federal-de-educaao-profissional. Acesso em: 27 dez. 2023.

FARINAZO, M. Pesquisa: formandos de escolas técnicas não exercem função. [23 de março, 2009]. Rio de Janeiro. Entrevista concedida ao site “Terra Educação”. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/pesquisa-formandos-de-escolas-tecnicas-nao-exercem-funcao,e94837dabd9ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 16 jun. 2020.

FEITOSA, M. D. S. Evasão escolar na educação profissional, científica e tecnológica: reflexões e possibilidades de enfrentamento. 2020. 171f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://releia.ifsertaope.edu.br/jspui/bitstream/123456789/629/1/EVAS%C3%83O%20ESCOLAR%20NA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20PROFISSIONAL%2C%20CIENT%C3%8DFICA%20E.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

FIALHO, M. G. D. Evasão universitária, planejamento docente e singularidade discente. 2020. 172f. Tese (programa de pós-graduação em educação) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26121/1/Mar%c3%AdlliaGabriellaDuarteFialho_Tese.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

FIGUEIREDO, N. G. da S.; SALLES, D. M. R. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Revista ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, abr./jun. 2017. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/397. Acesso em: 10 mar. 2022.

FORNARI, L. T. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. REP - Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 112-124, jan./jun. 2010. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2027#:~:text=A%20evas%C3%A3o%20e%20reprova%C3%A7%C3%A3o%20escolar,estas%20e%20a%20pr%C3%A1tica%20social. Acesso em: 20 nov. 2021.

FREITAS, J. L. A. de (org.). A escola, o currículo e as práticas de ensino a partir da BNCC: A era digital e a covid-19. 2. ed. Linhares: Faceli, 2020. v. 2. 128 p. ISBN 9798552216659. Edição do Kindle.

FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA-FAETEC. Regimento norteador das unidades escolares da educação básica/técnica da rede Faetec. Rio de Janeiro: Fatec, 2020. p. 1-58. Disponível em: https://aulanaweb.com/etefv/wpcontent/uploads/2022/05/REGIMENTO%20FAETEC.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.

GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estudos Avançados. Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, 3 jun. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/p4ZrFKSYwCg69jg8zqtxyJB/?lang=pt#Modal. Acesso em: 5 mar. 2022.

GOMES, C. A. da C. A meta de erradicação do analfabetismo. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 54.

GOMES, C. A. da C. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, p. 54, 2017.

GROSSI, E. P. Fatores da crise no magistério. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 104.

GROSSI, E. P. O pacto federativo como estratégia de articulação entre os entes federados. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 100.

GROSSI, E. P. Planos Nacionais de Educação (PNE. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 99-100.

GROSSI, E. P. Questões críticas das políticas de educação. [Entrevista concedida a] Célio da Cunha; Olzeni Costa Ribeiro; Marli Alves Flores Melo (org.). Educação Nacional: O que pensam especialistas, políticos e dirigentes. Brasília, 2017. p. 18-20.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 152 p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

INEP. História. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/ptbr/acessoainformacao/institucional/historia. Acesso em: 20 mar. 2021.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasilia: INEP, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica. Acesso em: 3 mar. 2022.

INSPER et al. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. Brasília: [s. n.], 2017. p. 1-222. Disponível em: http://gesta.org.br/wpcontent/uploads/2017/09/Pol%C3%ADticasp%C3%BAblicasparaaredu%C3%A7%C3%A3o-do-abandono-e-evas%C3%A3o-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.

INSTITUTO ACESSO. FAETEC. Concurso Público para Provimento de Vagas em Cargos do Quadro de Pessoal Permanente. Rio de Janeiro: Instituto Acesso, 2019. Disponível em: http://www.faetec.rj.gov.br/images/pdf/CONCURSO_PUBLICO_FAETEC_2019/EditalFAETEC01.07.10.2019VersaoFinal.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus Editora, 2003.

LEE, V. E.; BURKAM, D. Dropping Out of High School: The Role of School Organization and Structure. In: Research Gate, [s. n.], p. 1-43, 18 dec. 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238067453_Dropping_Out_of_High_School_The_Role_of_School_Organization_and_Structure. Acesso em: 11 nov. 2021.

MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de agropecuária e informática / nível técnico da escola agrotécnica federal de inconfidentes, MG (2002 a 2006). 2009. 136f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de Brasilia, Brasilia, 2009. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/8676/1/2009_MarciaRodriguesMachado.pdf. Acesso em: 11 nov. 2021.

MARCONATTO, L. J. Evasão escolar no curso técnico agrícola na modalidade de EJA da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul-SC. 2009. 116 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação de Educação Agrícola) — Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto de Agronomia, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2014/04/evasc3a3o-escolar-no-curso-tc3a9cnico-agrc3adcola-na-modalidade-de-eja-rs-dissertac3a7c3a3o-lauri-joc3a3o-marconatto.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

MARIN, A. J. Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares. Cadernos CEDES, Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 8-18, 1998. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/6359. Acesso em: 10 mar. 2021.

MARQUES, J. L. N. Um estudo sobre a evasão no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá Campus Laranjal do Jari. 30 de maio de 2017. 69f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4590. Acesso em: 11 nov. 2021.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NERI, M. C. Motivos da evasão escolar. Rio De Janeiro, FGV/IBRES, 2009. p. 1-34. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/ibrecps/rede/finais/Etapa3Pesq_MotivacoesEscolares_sumario_principal_anexo-Andre_FIM.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

NOGUEIRA, F. D. O. Evasão escolar no ensino médio integrado: “decifra-me ou devoro-te”. 2019. 11f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal do Espírito Santo, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/71888. Acesso em: 20 nov. 2021.

OLIVEIRA, M. A. M. A Reforma do ensino profissional: desmantelamento da educação tecnológica ministrada pelo CEFET-X? Belo Horizonte: PUCMG, 2001. p. 1– 16. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267547317_A_REFORMA_DO_ENSINO_PROFISSIONAL_DESMANTELAMENTO_DA_EDUCACAO_TECNOLOGICA_MINISTRADA_PELO_CEFET-X. Acesso em: 26 dez. 2023.

PARENTE, R. C. M. Evasão escolar: uma realidade no curso de educação de jovens e adultos integrada à educação profissional do IFTO - Campus Palmas. 2019. 148f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal Goiano, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/848/1/Dissertacao_Rayce%20Cristina%20Monteiro%20Parente.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

PETROBRÁS. Petrobras lança projeto para promover inclusão digital em escolas públicas. Rio de Janeiro: Petrobras, 2021. Disponível em: https://petrobras.com.br/en_us/fatos-e-dados/projeto-de-inclusaodigitalirabeneficiarcercade50milestudantesdeescolaspublicas.htm#:~:text=home,Projeto%20de%20inclus%C3%A3o%20digital%20ir%C3%A1%20beneficiar%20cerca,mil%20estudantes%20de%20escolas%20p%C3%BAblicas&text=Atualizado%20em%202%20de%20setembro,o%20de%20julho%20de%202021. Acesso em: 5 mar. 2022.

PMRJ (Prefeitura). Abrace uma escola: prefeitura do rio lança programa de parceria e consegue doação de r$ 2,4 milhões. Carioca digital, 13 maio 2021. Disponível em: https://prefeitura.rio/educacao/abrace-uma-escola-prefeitura-do-rio-lanca-programa-de-parceria-e-consegue-doacao-de-r-24-milhoes/. Acesso em: 5 mar. 2022.

ROSALES, G. F. Evasão e permanência em educação profissional e tecnológica: um estudo a partir dos cursos técnicos integrados do IFSUL Câmpus Camaquã. 2019. 63f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) — Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Câmpus Charqueadas, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7837322. Acesso em: 20 nov. 2021.

RUMBERGER, R. W. Dropping Out: Why Students Drop Out of High School and What Can Be Done About It. In: ResearchGate, p. 1-35, nov. 2011. ISBN 9780674063167. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344473890_Dropping_Out_Why_Students_Drop_Out_of_High_School_and_What_Can_Be_Done_About_It. Acesso em:11 nov. 2021.

SETÚBAL, M. A. Equidade e desempenho escolar: é possível alcançar uma educação de qualidade para todos? RBEP, Brasília, v. 91, n. 228, p. 345-366, maio/ago. 2010. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2861/2596. Acesso em: 5 mar. 2022.

SILVA, D. B. M. Evasão escolar e educação profissional. Linhas Críticas, Brasília, v. 22, n. 49, p. 619-622, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/download/4952/4499/8816. Acesso em: 21 dez. 2021.

SILVA, M. N. Evasão na educação profissional técnica de jovens e adultos: o caso da instituição pública estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Faetec. 2023. 308f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade Columbia Del Paraguay, Asunción – PY, 2023.

SOUSA, M. da Graça do Nascimento de. Evasão ou permanência na educação profissional e tecnológica? Um estudo de caso no IFSul-Rio—Grandense – Campus Santana do Livramento. 2020. 180f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) -Instituto Federal Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifrs.edu.br/bitstream/handle/123456789/188/123456789188.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 nov. 2021.

STEARNS, E.; GLENNIE, E. J. When and Why Dropouts Leave High School. [S. l.: s. n.], s. d. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249684962_When_and_Why_Dropouts_Leave_High_School. Acesso em: 10 mar. 2022.

UNICEF FUNDO DAS NACÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (org.). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. CENPEC Educação, abr. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.

Publicado

01/01/2024

Como Citar

Nunes Silva, M., & Monteiro da Silva , M. A. (2024). INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES, DAS METODOLOGIAS DE ENSINO, DA INSUFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E DA DESATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA NA EVASÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514750. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4750