A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ADA CARIANI AVALONE - MUNICÍPIO DE BAURU/SP
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4809Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem, Família, ProfessorResumo
Nas últimas décadas, as discussões envolvendo a participação ou ausência da família dentro e fora da escola, tendo como consequências o sucesso ou o fracasso escolar dos alunos da educação básica são questões que não estão resolvidas, pois há um estigma que a educação é dever do Estado, deixando o professor como o único indivíduo capaz de ensinar. O presente estudo se dispõe a discutir o papel da família nos processos de aprendizagens desenvolvidos na escola. Participaram deste estudo 30 pais/responsáveis e 15 professores, que responderam a um questionário disponibilizado no Google Formulários. Para tanto, primeiramente a pesquisa fundamentou-se teoricamente nos autores citados durante o trabalho que embasam seus estudos e pesquisas na área educacional. Construído o referencial teórico, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa para a análise das informações obtidas por meio de questionário. Constatou-se que os professores da Escola Estadual Ada Cariani Avalone possuem experiência e sabem detectar os aspectos ligados à relação família versus escola. Admitindo que a questão da ausência familiar na vida escolar dos alunos é um problema que acarreta vários outros problemas como o desinteresse com os estudos, a indisciplina, a falta de compromisso com os estudos, a dificuldade de aprendizagem. A pesquisa deixa claro que somente conhecer os aspectos da ausência familiar não resolve os problemas que lhe advém, mas já é um bom início, pois fornece caminhos por onde trilhar para a busca de soluções em busca do sucesso escolar.
Downloads
Referências
ALVES, J. R.; BARBOSA, M. J. Ausência dos pais na vida escolar das crianças do ensino fundamental. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigo/a-ausencia-dos-pais-na-vidaescolar-das-crianças-do-ensino-fundamental/55083/#izz2B4WKsPrZ. Acesso em: 02 nov. 2021.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Constituição, 1988. Disponível em: http://www.planalto.govbr/cccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 mai. 2021.
CHALITA, G. Pedagogia do amor: a contribuição das histórias universais para a formação de valores das novas gerações. 16. Ed. São Paulo: Gente, 201.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração. 4. Ed. São Paulo: Bookman, 2018.
DESSEN, M. A. Estudando a família em desenvolvimento: desafios conceituais e teóricos. Psicologia: Ciência e Profissão, [online], v. 30 (spe), 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500010. Acesso em: 22 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932010000500010
ENGUITA, M. F. Educar em tempos incertos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
FREITAS, H.; MOSCAROLA, J. Da observação à decisão: métodos de pesquisa e de análise quantitativa e qualitativa de dados. RAE - eletrônica, São Paulo, v. 1, n. 1, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/raeel/v1n1/v1n1a06.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482002000100006
FRIGOTTO, G. Qualidade e quantidade da educação básica no Brasil: concepções e materialidade. Rio de Janeiro: [s. n.], 2018.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
KALOUSTIAN, S. M.; FERRARI, M. Família brasileira: a base de tudo. São Paulo: Ed. Cortez-Unicef, 2020.
LIMA, P. A. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2018.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. de. Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo: Edições Loyola, 2016.
OSÓRIO, L. C. Família Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 2016.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio de uma pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
SZYMANSKI, H. A relação família/escola: desafios e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2019.
TIBA, I. Pais e Educadores de alta performance. São Paulo: Integrare Editora e Livraria LTDA, 2020.
VELASCO, H.; DÍAZ DE RADA, A. La lógica de la investigación etnográfica: Un modelo de trabajo para etnógrafos de la escuela. Madrid: Trotta, 1997.
WEIL, S. A condição operária e outros estudos sobre a opressão. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
ZAGURY, T. Livros para pais e educadores. Rio de Janeiro: Tania Zagury, 2015. Disponível em: http://www.taniazagury.com.br/livros-para-professores. Acesso em: 25 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.