FATORES QUE INFLUENCIAM O BEM-ESTAR E O MAL-ESTAR DOS ALUNOS E PROFESSORES : UM OLHAR PARA SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4832

Palavras-chave:

Bem-estar. Mal-estar. Democracia. Relações interpessoais. Diálogo

Resumo

O bem-estar e o mal-estar dos alunos e dos professores são fatores cruciais que podem afetar significativamente o processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas, comparticipadas e  privadas. O presente estudo tem por objetivo compreender os fatores que influenciam no bem-estar e o mal-estar dos alunos e dos professores nas escolas, bem como o seu impacto no processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi descritivo, exploratório de natureza quali-quantitativa, contando com a participação de 150 indivíduos, entre professores e alunos, que mediante um questionário com perguntas de múltiplas escolhas, criado no Google Forms, foi  partilhado em diversos grupos do WhatsApp. Os resultados demostram que a falta de condições de trabalho, o ambiente físico, relações interpessoais, a rigorosidade  e exigência dos professores, alimentação inadequada, sedentarismo,  problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão,  a não participação em atividades de extensão académica, a falta de  acompanhamento familiar,  a falta de comunicação ou diálogo, a indisciplina dos alunos, o autoritarismo,  o não cumprimento das tarefas por parte dos alunos,  os desafios psicossociais, o ambiente escolar caótico,  o clima social marcado por bullying, falta de motivação, a mal mediação de conflitos de alguns gestores escolares, o preconceito ou discriminação,  tem  gerado mal-estar e dificultado o processo de ensino e aprendizagem,  afetando as  relação professor-aluno. Uma relação saudável, baseada na confiança, respeito mútuo e diálogo, um clima escolar positivo e acolhedor, onde prevaleçam a inclusão, a tolerância, a democracia, promovendo o bem-estar tanto dos alunos quanto dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Mário Graça da Costa

Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo.

Sóstenes Morais Sachionga

Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo.

Laurindo Hilário Canganjo

Mestrando em Mediação e Resolução de Conflitos. Licenciado em Psicologia e Docente do Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo-Angola.

Francisco Zacarias Enoque

Mestre em Educação na Especialidade de Organização e Gestão Educacional. Licenciado em Ciências Sociais. Docente do Instituto Superior Politécnico Caála - Huambo - Angola.

Referências

ABREU, Roberta Melo de Andrade; CRUZ, Lorames Bispo dos Santos; SOARES, Emanoel Lima Silva. Políticas públicas em educação e o mal-estar docente. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280023, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782023280023

ARAÚJO, Andressa Aguiar et al. Influência das greves sobre o bem-estar do docente nas instituições de ensino superior. Trabalho (En) Cena, v. 7, p. e022006-e022006, 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/2526-1487e022006

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BOICKO, Giovana; POLI, Odilon Luiz; MARQUES, Circe Mara. Docência no século XXI: aspectos pessoais e sociais na construção do bem-estar docente. Roteiro, v. 48, p. e35290-e35290, 2023. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v48.32590

BRANQUINHO, Neuzani das Graças Soares. Qualidade de vida no trabalho e vivências de bem-estar e mal-estar em professores da rede pública municipal de Unaí/MG. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) - Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2010.

COFFERRI, Fernanda Fátima. Perspectiva de doutorandos bolsistas acerca do mal-estar e do bem-estar na pós-graduação. [S. l.: s. n.], 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652512331.8

CUNHA, António Camilo. Bases de uma sistematização teórica. Ser professor, 2015.

DA COSTA, Mário Graça et al. As competências tecnológicas e investigativas dos estudantes do curso de formação de professores: um estudo para a província do Huambo. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 12, p. 47-77, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3413

DA COSTA, Mário Graça et al. Os desafios da educação no século XXI no município do Bailundo (Angola): um olhar para as exigências actuais usando as NTIC. MLS Educational Research (MLSER), v. 6, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.29314/mlser.v6i2.730

DA COSTA, Mário Graça et al. OS REFLEXOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E INCLUSIVA E O SEU CONTRIBUTO NA MELHORIA DE UM ENSINO DE QUALIDADE. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 6, p. e463371-e463371, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3371

DA COSTA, Mário Graça; ENOQUE, Francisco Zacarias; DA COSTA GRAÇA, Henriques. Gestão escolar democrática e participativa: um olhar para as habilidades, competências, perspectivas e desafios dos directores escolares do município da Caála. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 66-95, 2022. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3724

DA ROCHA, Ricelli Endrigo Ruppel; ZWIEREWICZ, Marlene; HOLZ, Verónica Violant. Da formação continuada ao bem-estar docente: Características sócio-ocupacionais e prevenção de sintomas osteomusculares. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 0428-0446, 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17i1.14279

DA SILVA NETO, Ulisses Izidorio et al. Efeitos da COVID-19 no bem e mal-estar psicológico de estudantes universitários (as) migrantes. Avances en Psicología Latinoamericana, v. 41, n. 3, p. 1-18, 2023. DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.12370

DA SILVA, Maria Selma; DA SILVA, Maria do Socorro Leal. Estratégias de enfrentamento ao adoecimento docente nas escolas Municipais de Manaus, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 188-200, 2023.

DE ALVARENGA, Eldaronice Queiroz; DA SILVA, Eduardo Moreira; DE FÁTIMA OLIVEIRA, Rosimar. A democracia deliberativa na gestão escolar do Sistema Estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais (Brasil): Um convite a novos olhares. Education Policy Analysis Archives, v. 31, 2023. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.31.7223

DE CARVALHO, Camila Lopes; LINO, Carolina Matteussi. Gestão escolar na educação inclusiva: a produção acadêmica stricto sensu paulista e uma realidade escolar. Revista Educação Especial, v. 36, n. 1, p. e21/1-28, 2023. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X69202

DE MOURA FÉ, Daínd Mária Pereira. Bem-estar de professores do ensino superior da cidade de picos-Piauí, durante a pandemia de Covid-19. [S. l.: s. n.], 2023.

DE SANT'ANNA, Glaucia Mussa Alevato; PIRES, Emmy Uehara. BEM-ESTAR SUBJETIVO E BEM-ESTAR NO TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 28, 2020.

DE SOUSA CARVALHO, Vera Lucia. O aporte das ações da gestão escolar para a cidadania. Revista Científica FESA, v. 3, n. 8, p. 64-76, 2023. DOI: https://doi.org/10.56069/2676-0428.2023.305

DOS SANTOS, Jurema Rosendo; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional. Revista Cocar, n. 8, p. 347-370, 2020.

FERRONATTO, Eliane Terezinha Tulio; DOS SANTOS, Helen Thais. Bem-estar e o mal-estar docente: sentimentos e emoções de professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempos de pandemia. Devir Educação, p. 269-286, 2021. DOI: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.420

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

GONÇALVES, Cecy Maria Martins Marimon. Escola pública: bem-estar docente, mal-estar docente e gênero. 2007. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto et al. Metodología de la investigación. México: McGraw-Hill Interamericana, 2018.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, Roberto; MENDOZA, Christian. Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: Mcgraw-hill, 2020.

MACHADO, Laeda Bezerra; DE ARAÚJO, Camila Afonso Ferreira. Sinais de bem-estar docente em práticas de professores de Educação Básica. Revista Educar Mais, v. 5, n. 5, p. 1363-1375, 2021. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2626

MELLO, JAQUELINE; REBOLO, Flavinês. As condições de trabalho do professor de música na educação básica: bem-estar ou mal-estar docente?. Anais do Seminário Formação Docente: Intersecção Entre Universidadee Escola, v. 5, n. 05, 2023.

PICADO, Luís. Do mal-estar para o bem-estar docente. Ser professor, v. 20, n. 08, p. 2011. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt. Acesso em: 2009.

RAUSCH, Rita Buzzi; DUBIELLA, Eliani. Fatores que promoveram mal ou bem-estar ao longo da profissão docente na opinião de professores em fase final de carreira. Rev. Diálogo Educ., p. 1041-1061, 2013. DOI: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS11

SAMPAIO DE CARVALHO, Joana. Cultivar Mindfulness em contexto educacional: as abordagens baseadas em Mindfulness na promoção de competências socioemocionais e do bem-estar, nos alunos e nos professores. [S. l.: s. n.], 2020.

Downloads

Publicado

20/01/2024

Como Citar

Graça da Costa, M., Sachionga, S. M., Canganjo, L. H., & Enoque, F. Z. (2024). FATORES QUE INFLUENCIAM O BEM-ESTAR E O MAL-ESTAR DOS ALUNOS E PROFESSORES : UM OLHAR PARA SEU IMPACTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGE. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514832. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4832