FORTALEZAS E DEBILIDADES DO APOIO PSICOLÓGICO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE AUTOGESTÃO DO CONHECIMENTO – PSICONNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5047

Palavras-chave:

Apoio psicológico, Telepsicologia, Psicoeducação, Fortalezas , Debilidades

Resumo

As atuais plataformas de apoio psicológico assíncrono utilizam modelos psicoeducativos baseados em conteúdos digitais para promover e prevenir problemas relacionados com a saúde mental. O objetivo desta investigação foi identificar as fortalezas e debilidades do acesso e uso das plataformas de autogestão do conhecimento para apoio psicológico, a partir da narrativa dos utilizadores. Aplicou-se um enfoque qualitativo com um desenho descritivo, transversal e ex-post facto, no qual participaram 64 pessoas residentes no México. Os participantes preencheram um breve questionário sociodemográfico e participaram em grupos focais, sendo a análise dos dados recolhidos realizada através do ATLAS.ti. As fortalezas e debilidades da plataforma Psiconnea foram classificadas e discutidas através de duas subcategorias: a primeira, refere-se aos conteúdos digitais (pertinência da informação, organização, formato e aspetos linguísticos/culturais); e a segunda, à utilização da plataforma (otimização, forma de navegação e design gráfico). Foi possível verificar a necessidade iminente de criar métodos psicoeducativos para a saúde mental com incidência nas competências interculturais; e que estes espaços virtuais sejam mais intuitivos e semelhantes aos sistemas atuais das redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Charles da Silva Rodrigues, Universidad de Guanajuato.

Universidad de Guanajuato.

Paula Alexandra Carvalho de Figueiredo

Universidad de Guanajuato.

Sistema Nacional de Investigadores de CONAHCYT de México

Investigador do CEMRI - Universidade Aberta de Lisboa, Portugal

ORCID: 0000-0001-8742-2780

Referências

ALVES, F. R.; EULALIO, M. C.; BROBEIL, S. A. J. La promoción de la salud y la prevención de enfermedades como actividades propias de la labor de los psicólogos. Arquivos Brasileiros de Psicología, v. 61 n. 2, p. 1-12, 2009 ISSN: 0100-8692. https://www.redalyc.org/pdf/2290/229019248009.pdf

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION, APA. Manual de Publicaciones de la American Psychological Association 3. ed. México: El Manual Moderno, 2010. ISBN: 9786074488562.

ANDERSON, C. M.; HOGARTY, G. E.; RELSS, D. J. Family Treatment of Adult Schizophrenic Patients: A Psycho-Educational Approach. Schizophrenia bulletin, v. 8, n. 3, p. 490-505, 1980. https://doi.org/10.1093/schbul/6.3.490 DOI: https://doi.org/10.1093/schbul/6.3.490

ATO, M.; LÓPEZ, J. J.; BENAVENTE, A. Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, v. 29 n. 3, p. 1038-1059, 2013. Universidad de Murcia. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511 DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

BERRY, J. W. Stress perspectives on acculturation. D. SAM E J. W. BERRY (Eds.), The Cambridge handbook of acculturation psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 43-57. ISBN: 978-0-521-84924-1. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511489891.007

BERRY, J.W. Introduction to Mutual Intercultural Relations. John Berry (ed.) Mutual Intercultural Relations. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. p. xxxiii – xxxiv. https://doi.org/10.1017/9781316875032.001 DOI: https://doi.org/10.1017/9781316875032

CABAS-HOYOS, K. Eficacia de la Telepsicología en intervenciones del área clínica y de la salud: Una revisión sistemática de la literatura. Revista Iberoamericana de Psicología, v. 13, n. 3. 92-101, 2020. e-ISSN: 2500-6517 https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/1891 DOI: https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.13306

CAMACHO MARÍN, R.; RIVAS VALLEJO, C.; GASPAR CASTRO, M.; QUIÑONEZ MENDOZA, C. Innovación y tecnología educativa en el contexto actual latinoamericano. Revista De Ciencias Sociales, v. 26, p. 460-472, 2020. https://doi.org/10.31876/rcs.v26i0.34139 DOI: https://doi.org/10.31876/rcs.v26i0.34139

CÁMARA DE DIPUTADOS DEL H. CONGRESO DE LA UNIÓN. Ley General de Protección de Datos Personales en Posesión de Sujetos Obligados. [S. I.]: Congreso de la Unión, 2017. http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/LGPDPPSO.pdf

CÁMARA DE DIPUTADOS DEL H. CONGRESO DE LA UNIÓN. Ley General de Salud. [S. I.]: Congreso de la Unión, 2021. http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf_mov/Ley_General_de_Salud.pdf

CÁMARA DE DIPUTADOS DEL H. CONGRESO DE LA UNIÓN. Reglamento de la Ley General de Salud, en Materia de Investigación para la Salud. [S. I.]: Congreso de la Unión, 2014. http://sitios.dif.gob.mx/normateca/wpcontent/Archivos/Normateca/DispGrales/ReglamentoLeyGeneralSalud_MateriaInvestigacion_Ago2014.pdf

CHIECHER, A. C. Competencias digitales en estudiantes de nivel medio y universitario. ¿Homogéneas o heterogéneas? Praxis Educativa, v. 24, n. 2, p. 1-14, 2020. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240208 DOI: https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240208

COLÓN, T. L.; ESCOBAR A., A.; RAMÍREZ, M. F. C.; BERMÚDEZ, M. E. J.; LÓPEZ, M. C. S.; CASTELLANOS, S. G. U. Telepsicología en un centro de atención psicológica universitario durante el COVID-19: Experiencias de consultantes y estudiantes. Universitas Psychologica, v. 21, p. 1-18, 2022. https://doi.org/10.11144/Javer iana.upsy21.tcap. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy21.tcap

CUEVAS-CANCINO, J. J.; MORENO-PÉREZ, N. E. Psicoeducación: intervención de enfermería para el cuidado de la familia en su rol de cuidadora. Enfermería Universitaria, v. 14, n. 3, p. 207-218, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.reu.2017.06.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.reu.2017.06.003

DA SILVA RODRIGUES, C. Y.; CARVALHO DE FIGUEIREDO, P. A.; PÉREZ ORTIZ, A. Efectividad, eficacia y eficiencia de la plataforma de autogestión del conocimiento para el apoyo psicológico - Psiconnea. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. e524885, 2024. ISSN 2675-6218. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4885 DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4885

GEERTZ, C. La interpretación de las culturas. (Alberto L. Bixio trad.) España: Editorial Gedisa, S.A., 2003. ISBN: 84-7432-090-9.

GLASER, B.; STRAUSS, A. The Discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research. Chicago: Aldinem 1967. ISBN: 0-202-30260-1.

GODOY, D.; EBERHARD, A.; ABARCA, F.; ACUÑA, B.; MUÑOZ, R. Psicoeducación en salud mental: una herramienta para pacientes y familiares. Revista Médica Clínica Condes, v. 31, n. 2, p. 169-173, 2020. e-ISSN: 2531-0186. https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-pdf-S0716864020300195 DOI: https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2020.01.005

HERNÁNDEZ, R.; FERNÁNDEZ, C.; DEL PILAR, M. Metodología de la Investigación. 6. ed. México: McGraw Hill, 2014. ISBN: 978-1-4562-2396-0.

HOZ, A. O. El problema de las competencias en la educación general. Bordón, v. 63, n. 1, p. 47-61, 2011. ISSN: 0210-5934.

LAZARUS, R. S.; FOLKMAN, S. Stress, appraisal and coping. [S. l.], Springer, 1984. ISBN: 978-0-826-14192-7.

LEFF, J. Stress reduction in the social environment of schizophrenic patients. Acta Psychiatrica Scandinavica, v. 90, n. 284, p. 133-139, 1994. https://doi.org/10.1111/j.1600-0447.1994.tb05902.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1600-0447.1994.tb05902.x

LEÓN, O. G.; MONTERO, I. Métodos de investigación en Psicología y Educación. México: McGraw-Hill, 2002. ISBN: 84-481-3670-5.

LOZANO, M. E. E C.; OLAVARRÍA, C. S.; OLVERA, C. A. Las competencias digitales en estudiantes del posgrado en educación. Revista Lasallista de Investigación, v. 12, n. 2, p. 10-18, 2015. ISSN: 1794-4449. DOI: https://doi.org/10.22507/rli.v12n2a1

RAMOS, N. Desafios globais contemporâneos da comunicação e da saúde das populações migrantes e refugiadas. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, ALAIC, USP, v. 19, n. 35, p. 38-49, 2020. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10554/1/comunicação%20e%20saude%20Migrantes%20e%20refugiados%202020.pdf

RAMOS, N. Migração, Aculturação e Saúde. In: RAMOS, N. (Org.). Saúde, Migração e Interculturalidade. João Pessoa: EDUFPB, 2008. p. 45-96. http://hdl.handle.net/10400.2/6831

RAMOS, N. P.; LOPES, A. C. D. Desafios da Educação à Distância em Tempos de Pandemia. In: OLIVEIRA, A. L.; SCHUTZ, J. A.; AMARAL, M. A. F. Vozes da Educação. Pesquisas e Escritas Contemporâneas, v. 2, p. 117-138, 2021. http://dx.doi.org/10.46550/978-65-88362-63-1 DOI: https://doi.org/10.46550/978-65-88362-63-1

ROBSON, C.; MCCARTAN, K. Real world research. 4th ed. [S. l.]: John Wiley & Sons, Ltd, 2016. ISBN: 978-1-118-74523-6.

STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. M. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. 2. ed. Newbury Park, CA: SAGE Publications, Inc., 1990. ISBN: 978-0803932517.

VARGAS-MURILLO, G. Competencias digitales y su integración con herramientas tecnológicas en educación superior. Cuadernos Hospital de Clínicas, v. 60, n. 1, p. 88-94, 2019. ISSN: 1562-6776.

WORLD MEDICAL ASSOCIATION. Declaration of Helsinki – Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. [S. I.]: World Medical Association, 1964. https://www.wma.net/policies-post/wmadeclaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-humansubjects/

Publicado

19/03/2024

Como Citar

da Silva Rodrigues, C., & Carvalho de Figueiredo, P. A. (2024). FORTALEZAS E DEBILIDADES DO APOIO PSICOLÓGICO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE AUTOGESTÃO DO CONHECIMENTO – PSICONNEA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535047. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5047