FORTALEZAS E DEBILIDADES DO APOIO PSICOLÓGICO ATRAVÉS DA PLATAFORMA DE AUTOGESTÃO DO CONHECIMENTO – PSICONNEA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5047Palavras-chave:
Apoio psicológico, Telepsicologia, Psicoeducação, Fortalezas , DebilidadesResumo
As atuais plataformas de apoio psicológico assíncrono utilizam modelos psicoeducativos baseados em conteúdos digitais para promover e prevenir problemas relacionados com a saúde mental. O objetivo desta investigação foi identificar as fortalezas e debilidades do acesso e uso das plataformas de autogestão do conhecimento para apoio psicológico, a partir da narrativa dos utilizadores. Aplicou-se um enfoque qualitativo com um desenho descritivo, transversal e ex-post facto, no qual participaram 64 pessoas residentes no México. Os participantes preencheram um breve questionário sociodemográfico e participaram em grupos focais, sendo a análise dos dados recolhidos realizada através do ATLAS.ti. As fortalezas e debilidades da plataforma Psiconnea foram classificadas e discutidas através de duas subcategorias: a primeira, refere-se aos conteúdos digitais (pertinência da informação, organização, formato e aspetos linguísticos/culturais); e a segunda, à utilização da plataforma (otimização, forma de navegação e design gráfico). Foi possível verificar a necessidade iminente de criar métodos psicoeducativos para a saúde mental com incidência nas competências interculturais; e que estes espaços virtuais sejam mais intuitivos e semelhantes aos sistemas atuais das redes sociais.
Downloads
Referências
ALVES, F. R.; EULALIO, M. C.; BROBEIL, S. A. J. La promoción de la salud y la prevención de enfermedades como actividades propias de la labor de los psicólogos. Arquivos Brasileiros de Psicología, v. 61 n. 2, p. 1-12, 2009 ISSN: 0100-8692. https://www.redalyc.org/pdf/2290/229019248009.pdf
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION, APA. Manual de Publicaciones de la American Psychological Association 3. ed. México: El Manual Moderno, 2010. ISBN: 9786074488562.
ANDERSON, C. M.; HOGARTY, G. E.; RELSS, D. J. Family Treatment of Adult Schizophrenic Patients: A Psycho-Educational Approach. Schizophrenia bulletin, v. 8, n. 3, p. 490-505, 1980. https://doi.org/10.1093/schbul/6.3.490 DOI: https://doi.org/10.1093/schbul/6.3.490
ATO, M.; LÓPEZ, J. J.; BENAVENTE, A. Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, v. 29 n. 3, p. 1038-1059, 2013. Universidad de Murcia. https://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511 DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511
BERRY, J. W. Stress perspectives on acculturation. D. SAM E J. W. BERRY (Eds.), The Cambridge handbook of acculturation psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. p. 43-57. ISBN: 978-0-521-84924-1. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511489891.007
BERRY, J.W. Introduction to Mutual Intercultural Relations. John Berry (ed.) Mutual Intercultural Relations. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. p. xxxiii – xxxiv. https://doi.org/10.1017/9781316875032.001 DOI: https://doi.org/10.1017/9781316875032
CABAS-HOYOS, K. Eficacia de la Telepsicología en intervenciones del área clínica y de la salud: Una revisión sistemática de la literatura. Revista Iberoamericana de Psicología, v. 13, n. 3. 92-101, 2020. e-ISSN: 2500-6517 https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/1891 DOI: https://doi.org/10.33881/2027-1786.rip.13306
CAMACHO MARÍN, R.; RIVAS VALLEJO, C.; GASPAR CASTRO, M.; QUIÑONEZ MENDOZA, C. Innovación y tecnología educativa en el contexto actual latinoamericano. Revista De Ciencias Sociales, v. 26, p. 460-472, 2020. https://doi.org/10.31876/rcs.v26i0.34139 DOI: https://doi.org/10.31876/rcs.v26i0.34139
CÁMARA DE DIPUTADOS DEL H. CONGRESO DE LA UNIÓN. Ley General de Protección de Datos Personales en Posesión de Sujetos Obligados. [S. I.]: Congreso de la Unión, 2017. http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/LGPDPPSO.pdf
CÁMARA DE DIPUTADOS DEL H. CONGRESO DE LA UNIÓN. Ley General de Salud. [S. I.]: Congreso de la Unión, 2021. http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf_mov/Ley_General_de_Salud.pdf
CÁMARA DE DIPUTADOS DEL H. CONGRESO DE LA UNIÓN. Reglamento de la Ley General de Salud, en Materia de Investigación para la Salud. [S. I.]: Congreso de la Unión, 2014. http://sitios.dif.gob.mx/normateca/wpcontent/Archivos/Normateca/DispGrales/ReglamentoLeyGeneralSalud_MateriaInvestigacion_Ago2014.pdf
CHIECHER, A. C. Competencias digitales en estudiantes de nivel medio y universitario. ¿Homogéneas o heterogéneas? Praxis Educativa, v. 24, n. 2, p. 1-14, 2020. https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240208 DOI: https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240208
COLÓN, T. L.; ESCOBAR A., A.; RAMÍREZ, M. F. C.; BERMÚDEZ, M. E. J.; LÓPEZ, M. C. S.; CASTELLANOS, S. G. U. Telepsicología en un centro de atención psicológica universitario durante el COVID-19: Experiencias de consultantes y estudiantes. Universitas Psychologica, v. 21, p. 1-18, 2022. https://doi.org/10.11144/Javer iana.upsy21.tcap. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy21.tcap
CUEVAS-CANCINO, J. J.; MORENO-PÉREZ, N. E. Psicoeducación: intervención de enfermería para el cuidado de la familia en su rol de cuidadora. Enfermería Universitaria, v. 14, n. 3, p. 207-218, 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.reu.2017.06.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.reu.2017.06.003
DA SILVA RODRIGUES, C. Y.; CARVALHO DE FIGUEIREDO, P. A.; PÉREZ ORTIZ, A. Efectividad, eficacia y eficiencia de la plataforma de autogestión del conocimiento para el apoyo psicológico - Psiconnea. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. e524885, 2024. ISSN 2675-6218. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4885 DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4885
GEERTZ, C. La interpretación de las culturas. (Alberto L. Bixio trad.) España: Editorial Gedisa, S.A., 2003. ISBN: 84-7432-090-9.
GLASER, B.; STRAUSS, A. The Discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research. Chicago: Aldinem 1967. ISBN: 0-202-30260-1.
GODOY, D.; EBERHARD, A.; ABARCA, F.; ACUÑA, B.; MUÑOZ, R. Psicoeducación en salud mental: una herramienta para pacientes y familiares. Revista Médica Clínica Condes, v. 31, n. 2, p. 169-173, 2020. e-ISSN: 2531-0186. https://www.elsevier.es/es-revista-revista-medica-clinica-las-condes-202-pdf-S0716864020300195 DOI: https://doi.org/10.1016/j.rmclc.2020.01.005
HERNÁNDEZ, R.; FERNÁNDEZ, C.; DEL PILAR, M. Metodología de la Investigación. 6. ed. México: McGraw Hill, 2014. ISBN: 978-1-4562-2396-0.
HOZ, A. O. El problema de las competencias en la educación general. Bordón, v. 63, n. 1, p. 47-61, 2011. ISSN: 0210-5934.
LAZARUS, R. S.; FOLKMAN, S. Stress, appraisal and coping. [S. l.], Springer, 1984. ISBN: 978-0-826-14192-7.
LEFF, J. Stress reduction in the social environment of schizophrenic patients. Acta Psychiatrica Scandinavica, v. 90, n. 284, p. 133-139, 1994. https://doi.org/10.1111/j.1600-0447.1994.tb05902.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1600-0447.1994.tb05902.x
LEÓN, O. G.; MONTERO, I. Métodos de investigación en Psicología y Educación. México: McGraw-Hill, 2002. ISBN: 84-481-3670-5.
LOZANO, M. E. E C.; OLAVARRÍA, C. S.; OLVERA, C. A. Las competencias digitales en estudiantes del posgrado en educación. Revista Lasallista de Investigación, v. 12, n. 2, p. 10-18, 2015. ISSN: 1794-4449. DOI: https://doi.org/10.22507/rli.v12n2a1
RAMOS, N. Desafios globais contemporâneos da comunicação e da saúde das populações migrantes e refugiadas. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, ALAIC, USP, v. 19, n. 35, p. 38-49, 2020. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/10554/1/comunicação%20e%20saude%20Migrantes%20e%20refugiados%202020.pdf
RAMOS, N. Migração, Aculturação e Saúde. In: RAMOS, N. (Org.). Saúde, Migração e Interculturalidade. João Pessoa: EDUFPB, 2008. p. 45-96. http://hdl.handle.net/10400.2/6831
RAMOS, N. P.; LOPES, A. C. D. Desafios da Educação à Distância em Tempos de Pandemia. In: OLIVEIRA, A. L.; SCHUTZ, J. A.; AMARAL, M. A. F. Vozes da Educação. Pesquisas e Escritas Contemporâneas, v. 2, p. 117-138, 2021. http://dx.doi.org/10.46550/978-65-88362-63-1 DOI: https://doi.org/10.46550/978-65-88362-63-1
ROBSON, C.; MCCARTAN, K. Real world research. 4th ed. [S. l.]: John Wiley & Sons, Ltd, 2016. ISBN: 978-1-118-74523-6.
STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. M. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. 2. ed. Newbury Park, CA: SAGE Publications, Inc., 1990. ISBN: 978-0803932517.
VARGAS-MURILLO, G. Competencias digitales y su integración con herramientas tecnológicas en educación superior. Cuadernos Hospital de Clínicas, v. 60, n. 1, p. 88-94, 2019. ISSN: 1562-6776.
WORLD MEDICAL ASSOCIATION. Declaration of Helsinki – Ethical Principles for Medical Research Involving Human Subjects. [S. I.]: World Medical Association, 1964. https://www.wma.net/policies-post/wmadeclaration-of-helsinki-ethical-principles-for-medical-research-involving-humansubjects/
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.