REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE GEOMETRIA E ARTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.5058Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Geometria e Artes, Ensino da MatemáticaResumo
Essa pesquisa buscou analisar as contribuições mais significativas da pesquisa na junção da geometria e das artes em relação ao ensino, para compreender como a interdisciplinaridade entre ambas pode ser exercida no espaço metodológico educacional. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, onde foram selecionados trabalhos de mestrado que tratam da relação entre Geometria e Artes e de suas contribuições trazidas por ambas no ambiente educacional. Tal pesquisa constatou que a junção entre geometria e arte gera uma ferramenta muito eficiente para o ensino, de forma que a aplicação de conceitos artísticos tem o potencial de tornar as aulas de geometria mais interativas para atrair a vontade do aluno de aprender.
Downloads
Referências
BENUTTI, Maria Antonia. Proporções e estruturas da geometria sagrada na antiguidade. Educação Gráfica, v. 12, n. 8, 2008. Disponível em: http://www.educacaografica.inf.br/wp-content/uploads/2011/06/03_Proporcoes.pdf. Acesso em: 04 jan. 2024.
BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução de Elza F. Gomide. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
BRASIL. Coleção de Leis do Império do Brasil de 1827: Parte Primeira. Rio de Janeiro: Biblioteca da Câmara dos Deputados, 1827.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio-Terceiro Ciclo. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALDATTO, Marlova Estela; PAVANELLO, Regina Maria. Um panorama histórico do ensino de geometria no Brasil: de 1500 até os dias atuais. Quadrante, v. XXIV, n. 1, 2015.
CÂNDIDO, Patrícia. Olhares que pensam e sentem: arte e mediação cultural na aula de geometria. 2011. 250f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, São Paulo, 2011. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2469/1/PG_PPGECT_M_Nascimento%2c%20Alisson%20Thiago%20do_2017.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
CAVALCANTE, Larissa Gabrielle Mendes. Experiência Estética com Formas Geométricas nos Anos Iniciais. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8976295. Acesso em: 06 jan. 2024.
CONTADOR, Paulo Roberto Martins. Matemática na arte e na vida. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
DURER, Albrecht. Melancolia I. [S. l.: s. n.], s. d. Disponível em: https://www.albrecht-durer.org. Acesso em: 25 jan. 2024.
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática Da Literatura: Conceituação, Produção E Publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 7 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
GOLDENBERG, Mirían. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. Disponível em: https://www.unirio.br/cchs/ess/Members/lobelia.faceira/ensino/programa-de-pos-graduacao-em-memoria-social/seminario-de-pesquisa-doutorado-memoria-social/textos/goldenberg-a-arte-de-pesquisar/view. Acesso em 14 dez. 2023.
LANDIM, Nilo Pinheiro. Razão áurea: expressando a beleza desse número para o ensino médio. Mossoró: Ufersa, 2014. Disponível em: https://ppgmat.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/58/2016/02/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Nilo-Pinheiro.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
LIVIO, Mario. Razão áurea: a história de Filme, um número surpreendente. Tradução Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record, 2006.
MARTINS, Paulo Roberto. A Matemática na Arte e na Vida. 2. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MARTINS, Vincente. A Lei 15 de Outubro de 1827. 2007. 172f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
MASSARANDUBA, Dayane marques da Silva. SILVA, Joelma Maria da. Homem de vitruvius - razão área e o ensino de geometria. In: V Conedu Congresso Nacional de Educação. São Paulo, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID10203_09092018000501.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.
MONTEIRO, Ivan Alves. O desenvolvimento histórico do ensino de Geometria no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Instituto de Biociências exatas. Unesp–SP, São Paulo, 2015.
NASCIMENTO, Alisson Thiago do. Aproximações entre artes visuais e matemática: possibilidades de produção do livro ilustrado a partir das formas geométricas. 2017. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, PR, 2017. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/2469/1/PG_PPGECT_M_Nascimento%2c%20Alisson%20Thiago%20do_2017.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
OLIVEIRA, Jéssica Rodrigues de. a representação em perspectiva e o ensino de geometria: conexões entre artes visuais e matemática. 2022.. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12892615 Acesso em: 06 jan. 2024.
PENNICK, Nigel. Geometria sagrada: simbolismo e intenção nas estruturas religiosas. São Paulo: Editora Pensamento, 2002.
PINHO, José Luiz Rosas Geometria I. 2. ed. Florianópolis: EAD/UFSC/CED/CFM, 2010. Disponível em: http://mtm.ufsc.br/~ebatista/Eliezer_Batista_arquivos/MTM_Geometria_I_WEB.pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.
RIBEIRO SERRA, Fernando Antonio; SILVA PORTUGAL VASCONCELOS FERREIRA, Manuel Aníbal. O Título, Resumo e Palavras-Chave dos Artigos. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 13, n. 4, p. 1-7, octubre-diciembre, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3312/331237822001.pdf. Acesso em 14 dez. 2023.
RUBINO, A. Geometria Sacra. [S. l.: s. n.], s. d. Disponível em: http://freeweb.supereva.com/flobert/geometria_sacra.htm?p. Acesso em: 14 dez. 2023.
SANCHES, Aparecida de Souza Costa. Transformações Geométricas: fazendo arte na aula de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado) – Univeridade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/15165/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Aparecida%20Sanches.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 06 jan. 2024.
SANTOS, D. et al. O uso de jogos digitais: uma proposta pedagógica voltada ao ensino de matemática. Recima21 - revista científica multidisciplinar, v. 4, n. 9, p. e493824, 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3824
SANTOS, Marcia Boiko dos. Geometria na arquitetura: uma abordagem dos estilos arquitetônicos da antiguidade clássica, do renascimento e da modernidade. Maringá: [s. n.], 2013.
SERRA, F. A. R.; FERREIRA, M. A. S. P. V. O título, resumo e palavras-chave dos artigos. Revista Ibero Americana de Estratégia, v. 13, n. 4, p. 1, octubre-diciembre, 2014 Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=331237822001. Acesso em: 25 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v13i4.2179
SILVA, Willamy Adriano Matias da. O desenho geométrico no ensino da geometria: uma sequência didática. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Semi-Árido, Mossoró, RN, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/server/api/core/bitstreams/e3aa54d6-1d64-479c-978d-3d8fb5531bbb/content Acesso em: 06 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.