ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL GRAVE: INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA SOCIAL MEDIADOS PELA AFETIVIDADE E MUSICALIDADE SUPERANDO OS CONTEÚDOS CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5300

Palavras-chave:

Estratégias pedagógicas. Musicalidade. Afetividade. Interação social. Comunicação alternativa.

Resumo

O tema deste artigo é a interação e a convivência social como potencializadoras da aprendizagem de um estudante com deficiência intelectual grave, diagnosticado com a síndrome de Pierre Robin. Nos primeiros atendimentos, só ficava na escola acompanhado pela mãe, gritava, queria ir embora, não interagia. Trata-se de um estudo de caso com aplicação de estratégias metodológicas específicas que respeitam as limitações impostas pela deficiência, visto que, a educação de verdade é aquela que começa respeitando as necessidades do estudante, conforme sustenta Cunha (2008). Isto posto, o objetivo geral é analisar os desafios específicos enfrentados pelo estudante com deficiência intelectual grave no contexto dos conteúdos curriculares e discutir como as estratégias pedagógicas, a interação social, a afetividade e a musicalidade podem ser utilizadas para superar esses desafios e promover um aprendizado significativo. A partir das estratégias metodológicas utilizadas constatou-se que a afetividade e a musicalidade são recursos que enriqueceram a prática educativa e auxiliaram no desenvolvimento da expressão corporal. No entanto, foi necessário afastar-se das práticas cotidianas da sala de aula, visto que, o estudante não está alfabetizado, suas habilidades verbais não estão desenvolvidas e não interagia, mas, ao estabelecer um vínculo afetivo, passou a demonstrar algumas formas de interação por meio de gestos e pranchas de comunicação alternativa. Por fim, diante dos desafios específicos de cada estudante da educação especial, identificar e implementar estratégias e práticas pedagógicas e metodologias inovadoras se faz necessário. Só assim será possível proporcionar o acesso igualitário à educação e promover uma aprendizagem significativa e inclusiva.

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Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

Andressa Márjorye Amaral Krauss Hansen

Mestranda em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos - Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em Fisioterapia. Especialização em Acupuntura, Terapia Intensiva Adulto e Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Aprimoramento em Oncologia pelo AC Camargo Câncer Center.

Carla Camila Matias

Mestranda em Educação com especialização em TiCs - Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Licenciatura em matemática e pós graduada em ciências e matemática com especialidade em matemática. Professora de matemática na rede Estadual.

Edgar Conceição Filho

Mestrando em Educação com Especialização nas Tics - Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Graduado em Letras com Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Iniurdes da Cruz e Silva

Mestranda em Educação -  Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar e  Especialização em Educação Especial Inclusiva, com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.

Jocimar José da silva

Mestrando em Educação com especialização em TICs (Uneatlantico / Espanha). Licenciatura em Pedagogia e em Música. Pós graduado em musicoterapia (Cesunpeg). Coordenador pedagógico da rede municipal de Cascavel Paraná. Cantor lírico. Maestro dos corais OAB/CAA e preparador vocal de música popular e erudita.

Mirtzi Antonia Fabio Santos

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em letras libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) - Aracaju/SE. Pós-graduação em gestão de pessoas e psicologia organizacional pela faculdade Amadeus FAMA) - Aracaju/SE.

Nadiane Souza Gonçalves

Mestranda em Educação com especialização em TiCs - Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia  e pós graduada em alfabetização e letramento e psicopedagogia  Professora alfabetizadora na rede municipal.

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Publicado

27/05/2024

Como Citar

Reinehr Stoffel, H. T., Márjorye Amaral Krauss Hansen, A., Camila Matias, C., Conceição Filho, E., da Cruz e Silva, I., José da silva, J., … Souza Gonçalves, N. (2024). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS COM UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL GRAVE: INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA SOCIAL MEDIADOS PELA AFETIVIDADE E MUSICALIDADE SUPERANDO OS CONTEÚDOS CURRICULARES. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555300. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5300