O JOGO DO TEXTO E A COCRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO POEMA ‘AS SEM-RAZÕES DO AMOR’ DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: UMA ANÁLISE LITERÁRIA QUE CONTEXTUALIZA A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO LEITOR/TEXTO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5380Palavras-chave:
Análise. Co-Criação de Significados. Sonoridade Poética. As Sem-Razões do Amor. Drummond.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os recursos poéticos utilizados por Carlos Drummond de Andrade no poema 'As Sem-Razões do Amor', destacando como a sonoridade e o jogo de palavras desafiam e envolvem o leitor permitindo múltiplas interpretações e a criação de novos sentidos através da intertextualidade e do preenchimento das lacunas textuais deixadas pelo poeta. O estudo fundamenta-se nos conceitos do jogo do texto (Iser, 2002), nas teorias literárias que apontam o leitor como elemento participativo e na estética da recepção (Jauss, 1994) e nos escritos de Eco (1986) sobre o texto aberto. Em relação à metodologia, trata-se de uma análise qualitativa, na qual buscou-se interpretar, nas entrelinhas, a musicalidade e o jogo das palavras, sonoridade essa que possibilitou múltiplas interpretações por meio da intertextualidade estabelecida pelo leitor. Ao analisar o poema constatou-se que começo e fim estão interligados e que Drummond está fazendo uma crítica ao uso do amor sem amor. O movimento constante e o jogo de palavras é envolvente, instigam o receptor e o convidam a completar as lacunas existentes que necessitam da intervenção do leitor para completá-las, e ao fazê-lo, o leitor torna-se co-produtor do ato de criação. O poema explora profundamente a natureza inexplicável do amor, e por meio do jogo de palavras o poeta expressa a intencionalidade de nos levar a refletir sobre a sublimidade do amor, tão difícil, senão impossível de explicar, mas nos convence de que ninguém manda no coração.
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