EXPLORANDO OS SISTEMAS VITAIS: UM JOGO DE TABULEIRO PARA DIVERSÃO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5455Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Jogos Didáticos, Ssitema CorporaisResumo
O presente trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Biologia, utilizando jogos didáticos interativos para explorar os sistemas do corpo humano. São inúmeros benefícios no ensino que podem ser obtidos por meio da ferramenta lúdica proporcionada pelos jogos didáticos, pois esses incluem a participação ativa do aluno e a compreensão de conceitos mais abstratos. O objetivo geral é enriquecer o entendimento sobre os sistemas vitais do corpo humano de modo participativo e dinâmico. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um jogo didático interativo, elaborado por seis alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo - Campo Maior PI, voltado para o restante da turma, podendo ser adaptado para estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A metodologia envolve a criação de um jogo com cartões de perguntas e respostas, cartas com desafios positivos ou negativos, tabuleiro e dados, com base em informações relevantes sobre cada sistema. Os alunos serão divididos em equipes para jogar, respondendo às perguntas de acordo com a casa no tabuleiro em que caírem. O vencedor será aquele que primeiro alcançar a última casa. Com isso, a aplicação dessa abordagem proporcionou um ambiente de aprendizagem mais flexível e estimulante. A inclusão do jogo didático no decorrer da aula contextualizou o conteúdo de uma maneira significativa, proporcionando a interação entre os alunos. Dessa forma, é importante implementar essa didática nas aulas de Biologia, uma vez que é uma ferramenta facilitadora de aprendizagem que torna o ensino mais acessível.
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