EXPLORANDO OS SISTEMAS VITAIS: UM JOGO DE TABULEIRO PARA DIVERSÃO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5455

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Jogos Didáticos, Ssitema Corporais

Resumo

O presente trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Biologia, utilizando jogos didáticos interativos para explorar os sistemas do corpo humano. São inúmeros benefícios no ensino que podem ser obtidos por meio da ferramenta lúdica proporcionada pelos jogos didáticos, pois esses incluem a participação ativa do aluno e a compreensão de conceitos mais abstratos. O objetivo geral é enriquecer o entendimento sobre os sistemas vitais do corpo humano de modo participativo e dinâmico. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um jogo didático interativo, elaborado por seis alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo - Campo Maior PI, voltado para o restante da turma, podendo ser adaptado para estudantes do 1° ano do Ensino Médio. A metodologia envolve a criação de um jogo com cartões de perguntas e respostas, cartas com desafios positivos ou negativos, tabuleiro e dados, com base em informações relevantes sobre cada sistema. Os alunos serão divididos em equipes para jogar, respondendo às perguntas de acordo com a casa no tabuleiro em que caírem. O vencedor será aquele que primeiro alcançar a última casa. Com isso, a aplicação dessa abordagem proporcionou um ambiente de aprendizagem mais flexível e estimulante. A inclusão do jogo didático no decorrer da aula contextualizou o conteúdo de uma maneira significativa, proporcionando a interação entre os alunos. Dessa forma, é importante implementar essa didática nas aulas de Biologia, uma vez que é uma ferramenta facilitadora de aprendizagem que torna o ensino mais acessível.

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Biografias do Autor

  • Elitames Morais Silva

    UESPI- Universidade Estadual do Piaui.

  • Kayllane de Oliveira Abreu

    Estudante de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, PI. 

  • Mirella Lara de Carvalho Bandeira

    Estudante de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, PI. 

  • Aryan Araújo dos Santos

    Estudante de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, PI. 

  • Emenson Kennede Sousa Silva

    Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior, Piauí.

  • Jackson do Nascimento Silva

    Estudante de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, PI. 

  • Claucenira Bandeira da Silva

    Dra. em Biotecnologia - RENORBIO- pela UFPI. Professora substituta de Biologia da UESPI- Campus Heróis do Jenipapo.

  • Ruth Raquel Soares de Farias

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e Pedagogia. Especialista em Ciências Ambientais; em Mediação de conflitos e Justiça Restaurativa; Fundamentos da Educação do Sistema Prisional e Socioeducativo. Mestrado em Biologia Vegetal. Doutorado em Biotecnologia e Recursos  Naturais. Universidade Estadual do Piaui- Campus heróis do Jenipapo.

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Publicado

22/07/2024

Como Citar

EXPLORANDO OS SISTEMAS VITAIS: UM JOGO DE TABULEIRO PARA DIVERSÃO E APRENDIZAGEM. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575455. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5455