INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS FISIOTERAPEUTAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5479

Palavras-chave:

Questionário, Fisioterapia, Autismo, Transtornos das habilidades motoras

Resumo

Objetivo: Identificar os instrumentos (testes, questionários e escalas) aplicados pelos fisioterapeutas para avaliação no TEA. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, foi iniciada uma busca por materiais, com publicações entre os anos de 2019 e 2023, disponíveis nas bases de dados eletrônicos: PubMed, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Evidência em Fisioterapia (PEDro) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Para seleção dos materiais foram utilizados critérios de inclusão como: artigos que se encaixassem no tema, nos idiomas português, inglês e espanhol e que apresentassem relevância para conhecimento deste artigo, sendo excluídos artigos de revisão, monografias e trabalho de conclusão de curso. Foram usadas as seguintes palavras-chaves: Questionário, Fisioterapia, Autismo, Transtornos das habilidades motoras. Resultados: Foram encontrados 4 instrumentos de avaliação, sendo que não são específicos da fisioterapia, mas são usados pelos fisioterapeutas, tendo como principal uso a avaliação do desenvolvimento motor e identificação de sinais de autismo em crianças não diagnosticadas. Dos 6 artigos analisados foram encontrados 3 instrumentos que se destacaram: KTK, CARS e EDM. Conclusão: O estudo examinou escalas de avaliação para TEA, destacando a prevalência da CARS entre fisioterapeutas devido à sua acessibilidade e precisão. A identificação precoce do autismo permite intervenções adequadas, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre escalas dentro da fisioterapia no tratamento multidisciplinar do TEA.

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Biografias Autor

Andressa Barros Silva Faria

Aluna da Graduação em Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP.

 

Xisto Sena Passos

Professor Doutor em Medicina Tropical, Professor Titular do Curso de Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP.

Fabiana Castro Ramos

Professora Mestre em Atenção à Saúde Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

Fernanda Dorneles de Morais

Mestre em Fisioterapia Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

Gilberlândio Roseno Oliveira

Graduando em Medicina, FCM – Argentina.

Cristina de Sousa Dias

Professora Mestre em Atenção à Saúde Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

Epaminondas Rodrigues da Cruz Junior

Mestre em Ensino da Ciências Professor Adjunto do Curso de Fisioterapia da UNIP, Professor Mestre em Atenção à Saúde Professor Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

Stella Jorge de Oliveira

Mestre em Fisioterapia Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da UNIP.

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Publicado

22/07/2024

Como Citar

Barros Silva Faria, A., Sena Passos, X., Castro Ramos, F., Dorneles de Morais, F., Roseno Oliveira, G., de Sousa Dias, C., … Jorge de Oliveira, S. (2024). INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO UTILIZADOS PELOS FISIOTERAPEUTAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(7), e575479. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i7.5479