UMA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Carlíria Amariz Rodrigues de Freitas
  • Joselma Aguiar Andrade Silveira
  • Rosilene Pionorio do Nascimento Jardim

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5570

Palavras-chave:

Linguagem, Ensino, Aprendizagem interativa

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar uma discussão sobre as dificuldades de aprendizagem na escola, para isso, questiona-se: Quais as dificuldades encontradas no processo do ensino e aprendizagem? Como contribuir para o processo da aprendizagem? O objetivo dessa pesquisa é refletir sobre a importância de detectar as dificuldades na aprendizagem para assim promover a inclusão. Os objetivos específicos são: promover uma discussão sobre as dificuldades na aprendizagem e destacar a importância da inclusão no processo escolar. A metodologia desta pesquisa, é fundamentada em uma revisão bibliográfica feita em artigos, livros, jornais e periódicos. Em seguida foi o momento de sistematizar essas informações e descrever neste artigo. A dificuldade na aprendizagem é um tema complexo que exige uma abordagem multifacetada. Reconhecer as causas e impactos dessas dificuldades é fundamental para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Investir na formação de educadores, na identificação precoce de problemas e na implementação de estratégias personalizadas são passos cruciais para melhorar a experiência educacional de estudantes que enfrentam esses desafios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Carlíria Amariz Rodrigues de Freitas

Professora.

Joselma Aguiar Andrade Silveira

World University Ecumenical Coordenação Acadêmica Núcleo de Tutoria.

Rosilene Pionorio do Nascimento Jardim

World University Ecumenical Coordenação Acadêmica Núcleo de Tutoria.

Referências

CARARA, Mariane Lemos. Dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidade social sob a percepção da comunidade escolar. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: www.uniedu.sed.sc.gov.br. Acesso em: 12 mar. 2018.

CHIARELLO, Mariluce Paolazi. Dificuldades e transtornos da aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 04, v. 04, p. 102-120, abr. 2019. ISSN: 2448-0959, Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/dificuldades-etranstornos DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/dificuldades-e-transtornos

GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento. O pacto nacional pela alfabetização na idade certa e a formação de professores: O que dizem as produções científicas?. Educação Por Escrito, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 106–123, 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.23455

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LÓPEZ, Jaume Sarramoni. Educação na família e na escola. São Paulo: Loyola, 2002.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar – caminhos e descaminhos, desafios, perspectivas. In: III Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores – Ensaios pedagógicos: Educação Inclusiva: direito à diversidade. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

SANTANA, Juliana Silva; LUSTOSA, Francisca Geny. Inclusão escolar de estudantes com dificuldades especificas na aprendizagem. In: X Fórum Internacional de Pedagogia: Inclusão escolar de estudantes com dificuldades na aprendizagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2021.

SANTOS, Alex Reis dos, SANTOS Roberta Gabriele de Menezes. Educação Inclusiva e a declaração de Salamanca. 2016. TCC (Graduação) - Faculdade São Luís de França, Aracajú, 2016. Disponível em: tcc_07.pdf (fslf.edu.br). Acesso em: 30 nov. 2023.

SEABRA, Magno Alexon Bezerra (org.). Distúrbios e transtornos de aprendizagem: aspectos teóricos, metodológicos e educacionais. Curitiba, PR: Bagai, 2020. DOI: https://doi.org/10.37008/978-65-87204-87-1.27.11.20

SISTO, Fermino Fernandes (Orgs). et al. Dificuldades de aprendizagem no contexto psicopedagógico. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

Publicado

19/08/2024

Como Citar

Amariz Rodrigues de Freitas, C., Aguiar Andrade Silveira, J., & Pionorio do Nascimento Jardim, R. (2024). UMA REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(8), e585570. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5570

Edição

Secção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias