ENTRELAÇANDO SABERES: CULTURA INDÍGENA E MATEMÁTICA LÚDICA NA APRENDIZAGEM DO POVO KARUAZU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5607

Palavras-chave:

Saber matemático, Ensino lúdico, Povo Karuazu, CLIND/UNEAL

Resumo

O saber matemático é algo que está em constante transformação, procurando sempre se aprimorar frente ao novo. Assim, seus entendimentos precisam ser lapidados para que o ensino da matemática no contexto da cultura indígena do povo Karuazu, possa alcançar a aprendizagem de mais alunos através de estratégias pedagógicas. Essa investigação resultou de uma investigação no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática integrante do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena de Alagoas - CLIND/AL desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. A pesquisa traz como objetivo verificar a interligação do saber matemático escolar com a cultura indígena Karuazu na perspectiva do ensino matemático através do lúdico. Assim, a diversidade étnica Karuazu pode ser trabalhada nas aulas de matemática com a prática de atividades lúdicas, abrindo espaços para a formação da identidade destes alunos diante das novas aprendizagens da matemática com ações planejadas e repensadas para que todos possam ser incluídos no processo de aprendizagem. Para o desenvolvimento deste, inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica abrangendo conceitos fundamentais do saber matemático e a relação com o ensino lúdico da matemática direcionados ao povo Karuazu. O aporte teórico tomou como ponto de partida D'Ambrósio (2000) e (2002). O trabalho teve uma abordagem qualitativa do tipo descritiva participante e usou, para alcançar os objetivos, uma pesquisa de campo tendo como instrumento um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que a integração de saberes matemáticos com o ensino lúdico é uma abordagem pedagógica que busca tornar a aprendizagem da matemática mais envolvente e significativa.

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Biografias Autor

Lígia de Melo Lima

Universidade Estadual de Alagoas. Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Matemática pelo Programa (CLIND/UNEAL), Técnica em Enfermagem e Bombeira Civil. 

Allan Gomes dos Santos

Universidade Estadual de Alagoas - Programa CLIND/UNEAL. Pos-Doutorado en Liderazgo para la Gestión e Innovación Educativa en una Sociedad Inclusiva pela UAA. Doutor em Ciências da Educação . Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, na área temática de Educação Matemática, pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia. Ensino Médio formação Curso Magistério formação professores series iniciais.

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Publicado

24/08/2024

Como Citar

de Melo Lima , L., & Gomes dos Santos, A. (2024). ENTRELAÇANDO SABERES: CULTURA INDÍGENA E MATEMÁTICA LÚDICA NA APRENDIZAGEM DO POVO KARUAZU. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(8), e585607. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5607