AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5631

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem. Educação Especial. STEAM.

Resumo

O propósito deste estudo foi examinar as contribuições da metodologia STEAM para a Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Utilizaram-se as plataformas de pesquisa "Scientific Eletronic Library Online (SciELO), "Portal de Periódicos da Capes" e "Google Acadêmico", utilizando os seguintes termos de pesquisa: "Educação Especial and STEAM", "Educação Especial and abordagem STEAM", "Educação Especial and metodologia STEAM" e "Educação Especial and metodologia STEAM". Apenas artigos científicos nacionais sobre o assunto foram incluídos nos critérios de inclusão, publicados entre 2017 e 2022. A elaboração deste artigo perdurou os meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. A análise dos resultados se deu por meio da Análise de Livre Interpretação. Os resultados indicam que a abordagem STEAM, juntamente com outros métodos ativos, pode oferecer diversas contribuições para o processo de ensino e aprendizado de alunos da Educação Especial, incluindo: colocar o aluno como o centro do conhecimento; empregar atividades práticas que atraem as crianças; empregar jogos e tecnologias que estimulam a participação dos alunos nas aulas; adotar uma perspectiva interdisciplinar que favorece o aprendizado dos alunos; se afastar da pedagogia convencional, entre outros aspectos.

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Biografias Autor

Elenice Ribeiro de Sousa

Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Educação Interdisciplinar pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande. Pós-graduação Lato Senso em Metodologias Ativas pela Unifei - Itajuba e Psicopedagogia institucional Clínica e Educação Especial - FAVENI. Mestranda em Ensino Científico e Tecnológico pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Santo Ângelo, RS. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Aragarças -GO- CMEF Prof. José Nogueira de Moraes. Coordenadora pedagógica.

Mayara Rossi

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Mestra em Ensino pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Mato Grasso (IFMT). Especialista em Psicopedagogia Escolar e em Gestão Escolar, ambas pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Professora da Educação Básica em cargo efetivo pelo governo do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). Pedagogo em caráter efetivo pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). 

Luzia Freitas Cordeiro

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Tópicos em Genética Moderna pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialização Lato Sensu em Metodologias Ativas para Docentes da Educação Básica (Modalidade a Distância), pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Pedagogia pela UNOPAR -Modalidade a Distância, Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia institucional Clínica e Educação Especial (Modalidade a Distância) pelo Centro Universitário FAVENI - UNIFAVENI. Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus de Santo Ângelo - RS. Professora Efetiva no município de Aragarças no estado de Goiás, Professora de Ciências no Centro Municipal de Ensino Fundamental Professor Jose Nogueira de Moraes na Cidade de Aragarças - GO.

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Publicado

19/10/2024

Como Citar

Sousa, E. R. de, Rossi, M., & Freitas Cordeiro, L. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105631. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5631