GESTÃO ESCOLAR: TRAÇANDO O PERFIL DA GESTÃO DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MANAUS-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5699Palavras-chave:
Escola, Gestão, DemocraciaResumo
A presente investigação aborda a questão da gestão escolar e explora conceitos associados à autonomia, competência e liderança na educação. A partir da proposta de estilo de gestão que se situa hoje, procura-se identificar os estilos de liderança adequados para os espaços educacionais que desejam implementar a liderança democrática. Sua finalidade é reconhecer as competências individuais necessárias à atuação do diretor (a) escolar, que é o profissional responsável por administrar os aspectos administrativos, pedagógicos, sociais e políticos da escola. A partir deste ponto de partida, buscou-se fundamentos teóricos que nos permitissem estudar o objeto. Trata-se de um estudo de natureza quali-quantitativa, o sujeito principal da investigação foi o diretor(a) da escola. O objetivo desta pesquisa não foi traçar o perfil da gestão escolar desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Manaus-AM. Os resultados do estudo permitiram deduzir que os processos de gestão escolar contornaram a questão administrativa e colocaram a escola num local simultaneamente educativo e recreativo, tornando-se a instituição num local de aprendizagem significativa e de atividade comunitária, esta última facilitada pela democratização das relações institucionais e pela participação ativa da comunidade. No entanto, existem numerosos obstáculos a superar para se alcançar uma liderança democrática e participativa.
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