APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DE MODELOS: UMA PROPOSTA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5831Palavras-chave:
Modelo hipotético, Aprendizagem baseada em problemas, ModelosResumo
A formação de professores é fundamental para o progresso de uma nação. O método tradicional de ensino já se revelou inadequado para responder às exigências do mercado de trabalho contemporâneo, enquanto as metodologias ativas incentivam a autonomia e o pensamento crítico. Neste estudo, procurou-se apresentar um método desenvolvido a partir de uma revisão da literatura e de inferências feitas com base nas fontes analisadas. Esse método responde à questão sobre a existência, ou não, de um método científico e, consequentemente, de um método de ensino aplicável a todos os indivíduos. Inicialmente, foram identificados, com base em diferentes literaturas, os princípios ou parâmetros que regem as interações entre o sujeito, os sistemas e os estímulos que lhes são apresentados. Posteriormente, foi realizada uma reflexão sobre os problemas como geradores de intenções e de investigações, além da adoção de modelos que tornam os objetos de estudo mais acessíveis. Por fim, foi proposto um modelo hipotético. Embora a formulação desse modelo seja relevante, é necessário confrontá-lo com a realidade, razão pela qual são sugeridas futuras investigações para a sua validação.
Downloads
Referências
BORGES, M. C. et al. Aprendizagem baseada em problemas. Revista Medicina (Ribeirão Preto) v. 47, n. 3, p. 301-7, 2014. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2898546/mod_folder/content/0/Aprendizado%20baseado%20em%20problemas.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p301-307
CUETO, J. C. Um ano depois, como estão as crianças resgatadas após 40 dias perdidas na Floresta Amazônica. BBC News Brasil, 11 jun. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp44ngv1q2jo. Acesso em: 03 out. 2024
DICIO - DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Parábola. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/parábola/. Acesso em: 02 out. 2024.
DICIO - DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Sistema. Porto: 7Graus, 2024. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sistema/. Acesso em: 02 out. 2024.
FREZATTI, F. et al. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma solução para aprendizagem na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2018.
KILROY, D. A. Problem based learning. Emerg Med., v. 21, p. 411-413, 2004. doi 10.1136/emj. 2003.012435 DOI: https://doi.org/10.1136/emj.2003.012435
KLEIN, N. A.; AHLERT, E. M. Aprendizagem baseada em problemas como metodologia ativa na educação profissional. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 11, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398
LEMOS, J. R.; EDSON-CHAVES, B. Morfologia e Anatomia Vegetal: uma abordagem prática. Teresina: EDUFPI, 2022. E-book. ISBN 978-65-5904-158-9.
LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, p. e023141, 2023. DOI: 10.21723/riaee.v18i00.17958. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 2 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958
MOURÃO, I. A. C. L. História genealógica do conceito de homologia: Uma análise filomemética. 2016. Dissertação (Mestrado em Sistemática) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
NASA. The ‘Face of Mars’. [S. l.]: Nasa, 1976. Disponível em: https://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_567.html. Acesso em: 3 out. 2024.
OLIVEIRA, T. F.; FRIGOTTO, G. As bases da EPT em sua relação com a sociedade brasileira: concepções e práticas em disputa. In: SILVA, C. N. N.; ROSA, D. S. (org.). As Bases Conceituais na EPT. Brasília, DF: Grupo Nova Paideia, 2021. Capítulo 1. p. 14-16. DOI: https://doi.org/10.36732/EditoraNovaPaideia.2021.221
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior [online]. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SQUIRE, L. R. et al. Fundamental Neuroscience. 3. ed. San Diego: Elsevier, 2008.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WARDLE, S. G.; SEYMOUR, K.; TAUBERT, J. Characterizing the response to face pareidolia in human category-selective visual córtex. BioRxiv, 2017. https://doi.org/10.1101/233387 DOI: https://doi.org/10.1101/233387
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.