APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DE MODELOS: UMA PROPOSTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5831

Palavras-chave:

Modelo hipotético, Aprendizagem baseada em problemas, Modelos

Resumo

A formação de professores é fundamental para o progresso de uma nação. O método tradicional de ensino já se revelou inadequado para responder às exigências do mercado de trabalho contemporâneo, enquanto as metodologias ativas incentivam a autonomia e o pensamento crítico. Neste estudo, procurou-se apresentar um método desenvolvido a partir de uma revisão da literatura e de inferências feitas com base nas fontes analisadas. Esse método responde à questão sobre a existência, ou não, de um método científico e, consequentemente, de um método de ensino aplicável a todos os indivíduos. Inicialmente, foram identificados, com base em diferentes literaturas, os princípios ou parâmetros que regem as interações entre o sujeito, os sistemas e os estímulos que lhes são apresentados. Posteriormente, foi realizada uma reflexão sobre os problemas como geradores de intenções e de investigações, além da adoção de modelos que tornam os objetos de estudo mais acessíveis. Por fim, foi proposto um modelo hipotético. Embora a formulação desse modelo seja relevante, é necessário confrontá-lo com a realidade, razão pela qual são sugeridas futuras investigações para a sua validação.

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Biografias Autor

Junior Batista Duarte

Mestrando, IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, Rondônia, Brasil.

Edilberto Fernandes Syryczyk

Fez a licenciatura em Matemática (UNICENTRO/PR). Possui um curso Lato Sensu: Metodologia e Didática do Ensino da Matemática (FAP/RO). Mestrado em Políticas Públicas na Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, com foco em Tecnologia, Inclusão Social e Desenvolvimento Regional Sustentável (UNB/DF). Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática, na área de Educação Matemática, Saberes Matemáticos Indígenas Nambikwara e Mamaindê, Etnociência, Etnomatemática Indígena, Saberes Tradicionais Indígenas, e Cultura Indígena. É docente no IFRO Campus Vilhena, onde leciona atualmente nos cursos de licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como na pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. É Coordenador de Pós-Graduação no IFRO Campus Vilhena. É docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - Profept, do IFRO, desde a sua implementação em 2018. Implementou em 2018 e é o Coordenador Institucional Pedagógico e Financeiro do Programa de Residência Pedagógica do IFRO.

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Publicado

24/10/2024

Como Citar

Batista Duarte, J., & Fernandes Syryczyk, E. (2024). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DE MODELOS: UMA PROPOSTA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105831. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5831