A VERTICALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.5997Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Enfermagem Indígena. VerticalizaçãoResumo
Este artigo busca refletir sobre o processo de verticalização da formação na Educação Profissional e Tecnológica, partindo da apresentação de elementos teóricos e epistemológicos sobre a temática, considerando as poucas publicações que se tem sobre esse objeto de estudo. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a realização de uma pesquisa de campo para compreender como se deu o processo de verticalização da formação em duas turmas do curso técnico de nível médio em Enfermagem para indígenas, em dois municípios do estado do Amazonas – Manaus e Lábrea. Participaram 29 estudantes egressos das duas turmas, os quais responderam um questionário com perguntas abertas e fechadas. Constatou-se a baixa verticalização em cursos do mesmo eixo tecnológico e as dificuldades em continuidade de suas trajetórias acadêmicas em cursos superiores. Evidenciou-se, ainda, a baixa empregabilidade, mostrando a necessidade de investimentos em políticas públicas eficazes e específicas para o grupo social pesquisado.
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