CONHECIMENTO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS ENTRE PROFESSORES DO PÚBLICO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6011Palavras-chave:
Primeiros socorros, Instituição de ensino, DocentesResumo
Este artigo tem por objetivo avaliar, por meio da literatura científica, o conhecimento sobre os primeiros socorros entre professores do público adolescente. Métodos: Estudo com caráter descritivo, utilizando revisão integrativa através de uma pesquisa nas plataformas Pubmed e BVS, selecionando artigos entre 2019 e 2024, disponíveis para acesso livre e completo. Resultados: Os resultados indicaram que os docentes, na maioria das escolas selecionadas nos estudos, não possuem conhecimento e prática suficientes para assistir em casos de emergência, o que coloca os discentes como susceptíveis a erros e risco. Também foi observado que os principais casos de urgência e emergência são desmaios e traumas ortopédicos (>40%). Além disso, as principais intercorrências trabalhadas, por meio de treinamentos, foram quedas, engasgo infantil, convulsão, engasgo, reanimação devido PCR, acidentes elétricos, queimaduras e conhecimento voltado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – e seu número para contato. Conclusão: A análise dos resultados permitiu revelar que, frente ao conhecimento insuficiente dos professores, os cursos de treinamento, independentemente do modo on-line ou presencial, são eficazes para fixação do conteúdo e aumento da segurança do profissional da educação no momento de assistir o aluno, o que promove a melhoria do quadro clínico da vítima e reduz a incidência de hospitalização e óbito.
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Referências
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