IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO EM CURSOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i12.6053Palavras-chave:
Gamificação, Ensino Superior, MotivaçãoResumo
Este artigo aborda o impacto do uso de jogos e metodologias ativas na motivação e envolvimento dos estudantes em cursos de saúde no ensino superior. Com base em uma revisão da literatura existente, são analisadas as formas como essas metodologias modernas podem alterar a dinâmica educacional e estimular uma aprendizagem mais participativa e focada no aluno. A gamificação, que consiste em usar elementos de jogos para incentivar ações e facilitar a aprendizagem, tem mostrado ser capaz de aumentar consideravelmente o interesse dos alunos e melhorar a retenção do conhecimento, sobretudo em disciplinas que demandam habilidades práticas. As estratégias ativas destacam a importância do aluno no ambiente educacional ao promover a independência nas aprendizagens e colaboração entre os estudantes. O texto menciona vantagens como maior interesse dos alunos no aprendizado individualizado e aprimoramento de habilidades essenciais; entretanto ressalta dificuldades ligadas à capacitação dos professores e barreiras institucionais para aderir às mudanças tecnológicas necessárias. Chega-se à conclusão de que o uso efetivo dessas táticas requer planejamento meticuloso, apoio institucional adequado e adaptação às especificidades das novas gerações como os Millennials e a Geração Z. A pesquisa também enfatiza as tecnologias em ascensão, tais como a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada, as quais podem ampliar ainda mais o impacto positivo dessas metodologias na área da educação em saúde.
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