POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MOÇAMBICANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6256

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. , Inclusão, Sistema Nacional de Educação, Política de Educação Inclusiva

Resumo

A educação inclusiva é um tema objecto de muitas pesquisas e bastante discutido em eventos científicos, na academia e em outros fóruns para além de constituir agenda de governação dos Estados e o quarto Objectivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A realização da pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender as políticas de educação inclusiva vigentes no Sistema Nacional de Educação em Moçambique a partir dos documentos legais nacionais e protocolos internacionais de promoção de educação para todos de que Moçambique é signatário. Ademais, em Moçambique a educação é um direito e dever fundamental de todos os cidadãos consagrado na Constituição. É objectivo da pesquisa discutir as políticas de educação inclusiva em Moçambique. O estudo adopta uma pesquisa bibliográfica que consiste na análise de documentos nacionais e internacionais relativos à Educação Inclusiva.

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Biografias do Autor

  • Matias Nhamaguiraze Zuze

    Doutorando em Educação na Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Moçambique. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Moçambique. Licenciado em Direito pela Universidade Católica de Moçambique. Licenciado em Ciências Policiais pela Academia de Ciências Policiais. Bacharel em Ciências Policiais pela Academia de Ciências Policiais.

  • Cristina Daniel Matere Tomo

    Professora Universitária, Doutorada em Educação pela Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique.

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Publicado

24/02/2025

Como Citar

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MOÇAMBICANO. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(2), e626256. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i2.6256