ANÁLISE DO PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O EMPODERAMENTO DA MULHER

Autores

  • Luís Miguel Mendes
  • Isabel Maria Casimiro
  • Marta Isabel Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6290

Palavras-chave:

Educação, Empoderamento, Gênero

Resumo

Partindo da célebre frase ‟educar uma mulher é educar uma sociedade”, tal conceito desafia qualquer reserva sobre a relevância e actualidade do tema. Nos dias que correm, vários são os debates em torno desta temática, nos circulos académicos, movimentos de ativismo social e os governos, através de planos de governação, incorporando estas matérias como agendas prioritárias. A presente pesquisa intitulada análise do papel da educação para o empoderamento da mulher, cujo objetivo é discutir a educação da mulher, releva-se, uma vez que desperta a sociedade sobre as potencialidades femininas. É uma pesquisa com método dialético, assente na bibliografia, documentos e legislação que discute, aspetos sobre gênero, educação e empoderamento da mulher, selecionados de forma intencional, e concluímos que a educação desempenha um papel importante, pois permite a mulher cingrar no mercado de trabalho, buscando inequivocamente a participação política, econômica e social. Permite igualmente a tomada de decisões sobre o seu destino, sobre a sua saúde sexual e reprodutiva, divisão de tarefas domésticas com o seu parceiro, clama incessantemente pela igualdade de direitos, pela autonomia e emancipação nos espaços públicos e privados. 

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Biografia do Autor

  • Luís Miguel Mendes

    Estudante de Doutoramento em Educação, linha de pesquisa sobre Educação, trabalho e relações de género. Universidade Eduardo Mondlane.

  • Isabel Maria Casimiro

    Doutora em Sociologia,  docente e orientadora. Universidade Eduardo Mondlane.

  • Marta Isabel Mendonça

    Doutora em Educação, docente e co-orientadora. Universidade Eduardo Mondlane.

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Publicado

05/03/2025

Como Citar

ANÁLISE DO PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA O EMPODERAMENTO DA MULHER. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(3), e636290. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6290