GOVERNANÇA CORPORATIVA: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i4.6326Palavras-chave:
Governança corporativa, Instituições de Ensino Superior, PandemiaResumo
O artigo aborda a importância da Governança Corporativa nas Instituições de Ensino Superior (IES) no período derivado da pandemia, destacando como essas organizações se adaptaram a novas realidades. A Governança Corporativa é definida como um conjunto de práticas e normas que visam melhorar o desempenho e reduzir riscos, sendo essencial para garantir a transparência, equidade e responsabilidade nas relações com stakeholders. Como problema de pesquisa, pretende-se identificar e analisar como as IES brasileiras enfrentaram e adotaram práticas de Governança Corporativa a partir da pandemia. Foi utilizado o método qualitativo de profundidade, com a aplicação de um roteiro de perguntas abertas de razão. O estudo analisa como as IES, especialmente as privadas, enfrentaram os desafios impostos pela pandemia, como a transição para o ensino remoto e a necessidade de investimentos tecnológicos. Embora as IES privadas tenham se adaptado com mais flexibilidade, as públicas enfrentaram maiores dificuldades devido às limitações estruturais e financeiras. O artigo também discute as diferenças de gestão entre as IES privadas e públicas, e como a adoção de boas práticas de governança pode contribuir para o desenvolvimento educacional e social, sugerindo que a governança deve ser integrada à cultura organizacional para promover resultados sustentáveis e impactar positivamente a sociedade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. São Paulo: Atlas, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM. Companhias. Brasilia: Ministério da Economia, 2009. Disponível em: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/regulados/consultas-por-participante/companhias. Acesso em: 26 fev. 2022.
CREPALDI, S. A. Contabilidade gerencial: Teoria e Prática. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2006.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA (IBGC). Disponível em: https://www.ibgc.org.br/. Acesso em: 26 fev. 2022.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc, 1998.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2005.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.