USO DE SIMULAÇÕES CLÍNICAS COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL EM HIV/AIDS: PROTOCOLO DE SCOPING REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6517

Palavras-chave:

HIV, Realidade aumentada, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: Identificar e mapear o uso de simulações clínicas como estratégia educacional em HIV/Aids, utilizadas nos diferentes cenários educacionais.
Método: Uma scoping review será conduzida segundo o referencial do Joanna Briggs Institute, para responder à seguinte questão: quais são os usos da simulação clínica sobre HIV/Aids como estratégia educacional para diversos públicos? Serão utilizadas bases de dados eletrônicas multidisciplinares em ciências da saúde e repositórios de dissertações e teses para a identificação dos estudos. Resultados: A identificação e o mapeamento das evidências disponíveis por meio deste estudo destacarão aspectos relevantes acerca das tecnologias educacionais existentes, bem como seus impactos e desafios nesse campo, que são essenciais para fundamentar melhorias na qualidade do ensino — seja na educação permanente, na formação em saúde ou no contexto acadêmico. Conclusão: Espera-se que a scoping review forneça uma análise abrangente das tecnologias utilizadas no contexto do HIV/Aids, gerando dados fundamentais para o desenvolvimento de uma tecnologia de simulações voltada ao fortalecimento das competências educacionais em saúde.

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Biografias do Autor

  • Larissa Kécia da Silva do Carmo

    Estudante de Medicina da Faculdade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras.

  • Mayara Vidal Pinheiro Viana

    Estudante de Medicina da Faculdade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras.

  • Cicera Renata Diniz Vieira Silva

    Enfermeira. Mestra em Saúde Pública. Doutora em Ciências da Saúde. Docente na Universidade Federal de Campina Grande. 

     

  • Rebeca Alves de Moura

    Estudante de Medicina da Faculdade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras.

  • Alyce Pereira Dantas

    Estudante de Medicina da Faculdade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras.

  • Guilherme Matos de Sousa

    Estudante de Medicina da Faculdade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras.

  • Luan David de Oliveira

    Estudante de Medicina da Faculdade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras.

  • Rafaelle Cavalcante de Lira

    Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Uerj. Professora do Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande.

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Publicado

15/06/2025

Como Citar

USO DE SIMULAÇÕES CLÍNICAS COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL EM HIV/AIDS: PROTOCOLO DE SCOPING REVIEW. (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(6), e666517. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6517