EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MOÇAMBIQUE: PROPOSTA DE UMA POLÍTICA NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E A CIDADANIA (PNEDSC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6529

Palavras-chave:

Educação Socioemocional; Cidadania; Políticas Públicas Educacionais; Desenvolvimento Integral

Resumo

O artigo científico sobre a Política Nacional de Educação para o Desenvolvimento Socioemocional e Cidadania (PNEDSC) visa promover uma educação integral que desenvolva competências socioemocionais e valores de cidadania nos estudantes. O foco está no fortalecimento do desenvolvimento socioemocional e na construção da cidadania activa. O problema central identificado é a falta de uma política nacional que integre, de forma sistemática, essas competências no currículo escolar. Muitas instituições abordam essas áreas de maneira fragmentada e desorganizada, comprometendo a eficácia das práticas pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos críticos, empáticos e responsáveis. O objectivo da pesquisa é promover competências socioemocionais no ensino básico, incentivar práticas pedagógicas cidadãs e fortalecer uma cultura de paz, respeito à diversidade e equidade nas escolas. O estudo surge da crescente demanda por políticas educacionais que integrem as competências socioemocionais ao currículo, reconhecendo o impacto positivo dessa abordagem no desenvolvimento global dos alunos. Para tornar a pesquisa possível foi  utilizado o método qualitativo, com análise documental das directrizes da PNEDSC e entrevistas com educadores e gestores para avaliar a implementação da política nas escolas. A PNEDSC apresenta um potencial significativo para transformar a educação, sendo necessária maior capacitação dos educadores e acompanhamento contínuo para garantir sua efectividade.

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Biografia do Autor

  • Dionisio Ernesto Tomas,

    Doutorando em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique e Licenciando em Informática Aplicada pela Universidade Rovuma, Mestrado em Psicopedagogia pela Academia Militar Marechal “Samora Machel” e Licenciado em Ensino de Matemática com Habilitações em Física pela Universidade Pedagógica de Moçambique.

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Publicado

21/06/2025

Como Citar

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MOÇAMBIQUE: PROPOSTA DE UMA POLÍTICA NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E A CIDADANIA (PNEDSC). (2025). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(6), e666529. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6529