EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MOÇAMBIQUE: PROPOSTA DE UMA POLÍTICA NACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E A CIDADANIA (PNEDSC)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i6.6529Palavras-chave:
Educação Socioemocional; Cidadania; Políticas Públicas Educacionais; Desenvolvimento IntegralResumo
O artigo científico sobre a Política Nacional de Educação para o Desenvolvimento Socioemocional e Cidadania (PNEDSC) visa promover uma educação integral que desenvolva competências socioemocionais e valores de cidadania nos estudantes. O foco está no fortalecimento do desenvolvimento socioemocional e na construção da cidadania activa. O problema central identificado é a falta de uma política nacional que integre, de forma sistemática, essas competências no currículo escolar. Muitas instituições abordam essas áreas de maneira fragmentada e desorganizada, comprometendo a eficácia das práticas pedagógicas voltadas para a formação de cidadãos críticos, empáticos e responsáveis. O objectivo da pesquisa é promover competências socioemocionais no ensino básico, incentivar práticas pedagógicas cidadãs e fortalecer uma cultura de paz, respeito à diversidade e equidade nas escolas. O estudo surge da crescente demanda por políticas educacionais que integrem as competências socioemocionais ao currículo, reconhecendo o impacto positivo dessa abordagem no desenvolvimento global dos alunos. Para tornar a pesquisa possível foi utilizado o método qualitativo, com análise documental das directrizes da PNEDSC e entrevistas com educadores e gestores para avaliar a implementação da política nas escolas. A PNEDSC apresenta um potencial significativo para transformar a educação, sendo necessária maior capacitação dos educadores e acompanhamento contínuo para garantir sua efectividade.
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