APLICAÇÃO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO R NO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6628Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Habilidades analíticas, Programação aplicadaResumo
Este estudo investigou a eficácia da integração da linguagem de programação R no ensino de Estatística Descritiva (ED) no Ensino Médio Técnico, com o objetivo de promover um aprendizado significativo e desenvolver habilidades analíticas nos estudantes. Buscou-se superar os desafios do ensino tradicional da ED, focada em cálculos manuais, tornando a disciplina pouco atraente. Foram criados vídeos explicativos, com duração de 5 a 10 minutos, disponibilizados no YouTube, para ensinar conceitos básicos de ED, como a média aritmética. Três questionários foram aplicados para avaliar o conhecimento prévio dos alunos, o interesse pelos vídeos e a percepção sobre sua influência no aprendizado. Conclui-se que a integração do R no ensino de ED tem grande potencial para tornar a disciplina mais interessante, mas exige uma abordagem pedagógica cuidadosa e o uso de projetos práticos para aumentar o interesse dos alunos.
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