TERAPIA FINANCEIRA: ATIVIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autores

  • Cíntia Senna Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.900

Palavras-chave:

Terapia Financeira, Educação Financeira, Metodologia DSOP

Resumo

Esta tese apresenta a Terapia Financeira como uma atividade, embasada na Educação Financeira, tendo como problema como essa atividade poderá auxiliar na vida das pessoas e famílias. Dado que ela vem como uma solução para combater a causa de diversos problemas relacionados à ausência de educação financeira, e principalmente da falta de sonhos e propósitos de vida, que ao longo dos anos foram esquecidos e substituídos pela preocupação em gerar renda e pagar suas contas, ou seja, esqueceram-se do verdadeiro sentido do dinheiro em suas vidas, que deve ser visto como um meio e não um fim. A existência desse problema situa como objetivo básico da pesquisa para reunir os pressupostos e principais conceitos e definições sobre Terapia Financeira, disponibilizando-os como subsídio para aqueles que queiram iniciar-se nesta área do conhecimento humano. Em termos específicos a pesquisa revê a fundamentação teórica e evolução histórica da Terapia Financeira, identifica os pressupostos, principais conceitos e definições envolvidas com a Terapia Financeira, colabora com o sistema pedagógico disponibilizando os resultados desta pesquisa para aqueles que querem iniciar os estudos da Terapia Financeira, bem como amplia as possibilidades de opções voltadas para o entendimento inicial da Terapia Financeira, criando fonte de referência que apresente a Terapia Financeira de forma clara, direta, objetiva e operacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cíntia Senna Santos

    Doutoranda (2020) e Mestre (2018) em Administração de Empresas pela Florida Christian University - FCU, Pós-Graduada em Educação e Coaching Financeiro pelo Centro Universitário Sul de Minas (2016), Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Educadora (2015) e Terapeuta (2017) Financeira pela DSOP Educação Financeira, Planejadora Financeira Pessoal pelo INSPER (2014). Atualmente atua na Controladoria na GLP Brasil Gestão de Recursos e Administração Imobiliária Ltda, Educadora e Terapeuta Financeira na DSOP Educação Financeira LTDA e membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros. Tem experiência na área de Auditoria, Controladoria e Educação Financeira.

Referências

BORGES, J. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: estudo com organizações da sociedade civil de Salvador. (2011). 252 f. (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

Dom Miguel Ruiz. Os quatro compromissos: o livro da sabedoria tolteca: um guia prático liberdade pessoal / Tradução: Luís Fernando Martins Esteves. – 24º ed. Revista. Rio de Janeiro: Best-seller, 2017, p. 73.

DOMINGOS, Reinaldo. Curso de Formação de Terapeuta Financeiro. São Paulo: Editora DSOP, 2017.

_, Reinaldo. Caderno da Família: Coleção dos Sonhos. São Paulo: Editora DSOP, 2017.

_, Reinaldo. Empreender Vitorioso com Sonhos e Lucro em Primeiro Lugar. São Paulo. Editora DSOP, 2018.

_, Reinaldo (Org.). Independência Financeira ao Alcance das Mãos: Histórias de sucesso que ensinam os caminhos para chegar lá. São Paulo: Editora DSOP, 2018.

_, Reinaldo. Livre-se das dívidas: como equilibrar as contas e sair da inadimplência / Reinaldo Domingos. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2012.

_, Reinaldo. Mesada não é só dinheiro. São Paulo: Editora DSOP, 2015.

_, Reinaldo. Ter Dinheiro não tem segredo/ Reinaldo Domingos. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2013.

_, Reinaldo. Terapia Financeira: realize seus sonhos com educação financeira / Reinaldo Domingos. São Paulo: DSOP Educação Financeira, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Técnicas de Pesquisa em Economia. 15(1) July): 72(2). 1993.

HILL, N. Quem pensa enriquece. São Paulo: Fundamento Educacional, 2009.

ROBAÍNA, C. M. V. O trabalho do Serviço Social nos serviços substitutivos de saúde mental. Serviço Social. São Paulo, n. 102, p. 2-6, abr/jun.2010.

SILVA, Messias; RIBEIRO, Thales; REIS, Claudia. O consumo consciente como fator determinante para a propagação da sustentabilidade na sociedade. RAF - FATEA, v.5, nº 5, p. 109 - 124, jan/dez 2012.

SOARES, Dulce Helena Penna; PEDROSO, Cláudio; VERIGUINE, Nádia Rocha. Orientação Financeira: Uma Nova Possibilidade De Atuação Para O Orientador Profissional. 2009. 14 p. (Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCADORES FINANCEIROS (ABEFIN). Disponível

em:<http://abefin.org.br/>. Acesso em: 10 de out. 2018.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 11 de out. 2018.

DSOP Educação Financeira. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2018. Acesso em: 20 out. 2018.

DOMINGOS, Reinaldo. Conceito de Educação Financeira. Disponível em:

<http://www.dsop.com.br/educacao-financeira/ >. Acesso em: 28 de mar. 2018.

DSOP. Curso de Formação de Terapeuta Financeiro. Disponível em:

<http://www.dsop.com.br/curso-de-formacao-de-terapeuta-financeira-dsop/ >Acesso em: 27 de out. 2018.

FARIAS, Walesca. O que é Coaching e o que ele pode fazer por sua carreira. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/empregos-e- carreiras/noticias/redacao/2013/12/17/saiba-o-que-e-coaching-e-o-que-ele-pode-fazer- por-sua-carreira.htm> Acesso em: 01 de nov. 2018.

FOLHA UOL. Apenas 4% dos brasileiros poupam para a aposentadoria. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1847930-apenas-4-dos-brasileiros- poupam-para-a-aposentadoria.shtml > Acesso em: 16 de mar. 2018.

GLOBO.COM. Mais de um terço dos aposentados continua trabalhando, diz pesquisa. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/seu- dinheiro/noticia/2016/09/mais-de-um-terco-dos-aposentados-continua-trabalhando-diz- pesquisa.html> Acesso em: 19 de mar. 2018.

GLOBO.COM. 62% dos brasileiros não guardam dinheiro, dizem SPC Brasil e CNDL. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/62-dos- brasileiros-nao-guardam-dinheiro-dizem-spc-brasil-e-cndl.ghtml> Acesso em: 19 de mar. 2018.

MODERNELL, Álvaro. Por que educação financeira para crianças? Disponível em:

<http://www.maisativos.com.br/index.php?ac=leiamais&ar=50>. Acesso em: 12 abr. 2018.

VALOR ONLINE. 60,2 milhões de brasileiros tinham restrição ao crédito no final de 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/noticia/602-milhoes-de- brasileiros-tinham-restricao-ao-credito-no-final-de-2017.ghtml> Acesso em: 19 de mar. 2018.

Publicado

27/11/2021

Como Citar

TERAPIA FINANCEIRA: ATIVIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. (2021). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(10), E210900. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.900