AS INTERFACES DA CULTURA E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA ZONA RURAL DE PORTO VELHO-RO

Autores

  • Adnéia Miranda Gomes Andrade
  • Clarê Mochinski

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1357

Palavras-chave:

Cultura, Curriculo, Práticas pedagógicas, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o currículo de uma escola ribeirinha de ensino fundamental. O estudo defende a tese de que, a partir da compreensão que os professores têm sobre currículo, é possível vislumbrar em qual perspectiva teórica os conteúdos são abordados e se os professores reconhecem e realizam a necessária interlocução do currículo com os diversos saberes dos alunos em sala de aula. Dessa forma o objetivo da pesquisa é identificar como a prática pedagógica pode mediar a construção da identidade cultural dos estudantes, através dos componentes curriculares. É a questão problema: como a prática pedagógica docente pode mediar o processo de construção da identidade cultural de estudantes através de componentes curriculares? Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, compreendendo as fases bibliográfica e empírica. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados foram desenvolvidos através do método de análise de conteúdo. As fontes primárias para a coleta de dados foram a observação e entrevistas com os professores e as fontes secundárias foram as referências bibliográficas e documentais. A investigação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Augusto Vasconcelos, localizada na Vila Nova de Teotônio, zona rural de Porto Velho-RO. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores, através de suas práticas em sala de aula, têm se preocupado com a preservação da cultura do aluno ribeirinho, seja através dos conteúdos curriculares, ou vindo das suas vivências.

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Biografia do Autor

  • Adnéia Miranda Gomes Andrade

    Doutorado em Educação pela Universidade Interamericana UI, Paraguai - Mestrado em História, Direitos Humanos, Fronteiras no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha - Especialização em Metodologia do ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) – Especialização em Psicopedagogia. Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) – Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) - 2000

  • Clarê Mochinski

    Mestre em Ciência da Educação, na Universidad Interamericana (PY) - Especialista em Tecnologias em Educação à Distância, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Especialista em Língua Portuguesa e Arte pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) - Especialista em Linguística e Literatura pela Faculdade da Amazônia (FAMA) - Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

     

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

AS INTERFACES DA CULTURA E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA ZONA RURAL DE PORTO VELHO-RO. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351357. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1357