AS INTERFACES DA CULTURA E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA ZONA RURAL DE PORTO VELHO-RO

Autores

  • Adnéia Miranda Gomes Andrade
  • Clarê Mochinski

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1357

Palavras-chave:

Cultura, Curriculo, Práticas pedagógicas, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o currículo de uma escola ribeirinha de ensino fundamental. O estudo defende a tese de que, a partir da compreensão que os professores têm sobre currículo, é possível vislumbrar em qual perspectiva teórica os conteúdos são abordados e se os professores reconhecem e realizam a necessária interlocução do currículo com os diversos saberes dos alunos em sala de aula. Dessa forma o objetivo da pesquisa é identificar como a prática pedagógica pode mediar a construção da identidade cultural dos estudantes, através dos componentes curriculares. É a questão problema: como a prática pedagógica docente pode mediar o processo de construção da identidade cultural de estudantes através de componentes curriculares? Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, compreendendo as fases bibliográfica e empírica. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados foram desenvolvidos através do método de análise de conteúdo. As fontes primárias para a coleta de dados foram a observação e entrevistas com os professores e as fontes secundárias foram as referências bibliográficas e documentais. A investigação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Augusto Vasconcelos, localizada na Vila Nova de Teotônio, zona rural de Porto Velho-RO. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores, através de suas práticas em sala de aula, têm se preocupado com a preservação da cultura do aluno ribeirinho, seja através dos conteúdos curriculares, ou vindo das suas vivências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adnéia Miranda Gomes Andrade

Doutorado em Educação pela Universidade Interamericana UI, Paraguai - Mestrado em História, Direitos Humanos, Fronteiras no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha - Especialização em Metodologia do ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) – Especialização em Psicopedagogia. Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) – Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) - 2000

Clarê Mochinski

Mestre em Ciência da Educação, na Universidad Interamericana (PY) - Especialista em Tecnologias em Educação à Distância, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Especialista em Língua Portuguesa e Arte pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) - Especialista em Linguística e Literatura pela Faculdade da Amazônia (FAMA) - Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

 

Referências

Referências Bibliográficas

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: ed. 70, 1977.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. 2. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, V. M. MOREIRA, A. F. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE, P. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor, trad.: Adriana Lopes. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. (Orgs.). Autonomia da escola: princípios e proposta. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LIBÂNEO, J. C. A. Escola que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In:

COSTA, M. V. (Org.). A Escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LIBÂNEO, J. C. A. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Alternativa, 2004.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, FAPERJ, 2011.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2015.

MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2006.

MOREIRA, A. F. B. Currículo: questões atuais. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Portugal: Porto Editora Ltda, 1996.

SACRISTÁN, J. G. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizadas. In: GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, T. T. Documentos de identidades: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2015.

SOUZA, Marinez França de. Currículo das Águas: vida, escola e formação ribeirinha no município de Nova Olinda do Norte/AM. Manaus: UFAM, 2005.

TRINDADE, A.L.; SANTOS, R. (Orgs) Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. DP&A, 1999.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Miranda Gomes Andrade, A. ., & Mochinski, C. (2022). AS INTERFACES DA CULTURA E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA ZONA RURAL DE PORTO VELHO-RO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351357. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1357