AS INTERFACES DA CULTURA E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA ZONA RURAL DE PORTO VELHO-RO

Autores

  • Adnéia Miranda Gomes Andrade
  • Clarê Mochinski

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1357

Palavras-chave:

Cultura, Curriculo, Práticas pedagógicas, Políticas públicas

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o currículo de uma escola ribeirinha de ensino fundamental. O estudo defende a tese de que, a partir da compreensão que os professores têm sobre currículo, é possível vislumbrar em que perspectiva teórica os conteúdos são abordados e se os professores reconhecem e realizam a interlocução do currículo com os diversos saberes dos alunos. Dessa forma o objetivo é identificar como a prática pedagógica pode mediar a construção da identidade cultural dos estudantes, através dos componentes curriculares? Questão problema: como a prática pedagógica docente pode mediar o processo de construção da identidade cultural de estudantes através de componentes curriculares? Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, compreendendo as fases bibliográfica e empírica. Os procedimentos para a coleta de dados foram desenvolvidos através do método de análise de conteúdo. As fontes primárias para a coleta foram a observação e entrevistas com os professores e as fontes secundárias as referências bibliográficas e documentais. A investigação ocorreu na Escola Antônio Augusto Vasconcelos, zona rural de Porto Velho-RO. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores, tem se preocupado com a preservação da cultura do aluno ribeirinho, seja através dos conteúdos curriculares, ou vindo das suas vivências. Segundo os professores, existem várias formas de abordar temas que tenham correlação com a cultura, seja no currículo escolar ou mesmo através das vivências da comunidade. Esses saberes se agregam à aprendizagem do aluno, ajudando a preservar os aspectos naturais ribeirinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Adnéia Miranda Gomes Andrade

Doutorado em Educação pela Universidade Interamericana UI, Paraguai - Mestrado em História, Direitos Humanos, Fronteiras no Brasil e América Latina pela Universidad Pablo de Olavide, UPO, Espanha - Especialização em Metodologia do ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) – Especialização em Psicopedagogia. Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) – Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, (UNIR) - 2000

Clarê Mochinski

Mestre em Ciência da Educação, na Universidad Interamericana (PY) - Especialista em Tecnologias em Educação à Distância, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) - Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Especialista em Língua Portuguesa e Arte pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA) - Especialista em Linguística e Literatura pela Faculdade da Amazônia (FAMA) - Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

 

Referências

Referências Bibliográficas

APPLE, M. W. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: ed. 70, 1977.

BRANDÃO, C. R. A educação como cultura. 2. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, V. M. MOREIRA, A. F. (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FREIRE, P. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor, trad.: Adriana Lopes. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. (Orgs.). Autonomia da escola: princípios e proposta. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LIBÂNEO, J. C. A. Escola que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In:

COSTA, M. V. (Org.). A Escola tem futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LIBÂNEO, J. C. A. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. rev. e ampl. Goiânia: Alternativa, 2004.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, FAPERJ, 2011.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2015.

MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2006.

MOREIRA, A. F. B. Currículo: questões atuais. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Portugal: Porto Editora Ltda, 1996.

SACRISTÁN, J. G. O significado e a função da educação na sociedade e na cultura globalizadas. In: GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SILVA, T. T. Documentos de identidades: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2015.

SOUZA, Marinez França de. Currículo das Águas: vida, escola e formação ribeirinha no município de Nova Olinda do Norte/AM. Manaus: UFAM, 2005.

TRINDADE, A.L.; SANTOS, R. (Orgs) Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. DP&A, 1999.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Miranda Gomes Andrade, A. ., & Mochinski, C. (2022). AS INTERFACES DA CULTURA E CURRÍCULO: UMA ANÁLISE COM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA ZONA RURAL DE PORTO VELHO-RO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351357. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1357

Edição

Secção

ARTIGOS

Categorias