IMPACTO DO NEUROMARKETING NA ALIMENTAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2792

Palavras-chave:

Marketing, Comportamento alimentar, Padrão Alimentar, Brasil

Resumo

O neuromarketing é derivado da interação interdisciplinar entre a psicologia, a neurociência e o marketing. Este trabalho busca analisar o impacto do neuromarketing nas escolhas alimentares da população brasileira através de uma revisão integrativa da literatura feita através das bases de dados Lilacs, Scielo, Pubmed e Pepsic por meio do acesso ao sítio eletrônico feitas entre os meses de janeiro a julho de 2022, mediante o cruzamento dos seguintes descritores em português e inglês: “Marketing”, "Comportamento alimentar", “Padrões Alimentares” e "Brasil". Essa busca resultou inicialmente em 42 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 4 artigos. A partir da análise dos trabalhos selecionados, percebeu-se que o emprego do neuromarketing alimentar, possivelmente, provoca impactos negativos nas escolhas alimentares, principalmente, de crianças e adolescentes, devido ao fato destes ainda não reconhecerem as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas alimentícias, tornando-se, desta maneira, mais vulneráveis. Assim, o neuromarketing alimentar torna-se um potencial impulsionador da obesidade infantil, ao passo que influencia suas preferências alimentares. Somando-se isto ao fato de que a composição dos alimentos destinados às crianças, geralmente são calóricos, ricos em gorduras, carboidratos e sódio, faz com que sejam levantadas questões éticas, pois alimentos com essas características são fatores de risco para diversas patologias.

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Biografia do Autor

Francisco Vinicius Teles Rocha

Graduando no curso de Bacharelado em Medicina na Universidade Federal do Piauí e graduando do curso de Bacharelato em Nutrição na Universidade Estácio de Sá. Pesquisador Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Luana da Conceição Marques

Graduanda em Nutrição pela Faculdade Estácio de Teresina. Bolsista voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) pela Faculdade Estácio de Teresina. Integrante do Grupo de Pesquisa Nutrição e Saúde (GPNS) da Faculdade Estácio Teresina. Diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Nutrição Comportamental(LANC) da Faculdade Estácio de Teresina.

Antonia Claudiana Leal de Araújo

Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Piauí. Graduanda em Nutrição na Faculdade Estácio de Teresina.

Maria do Desterro Claudino Rodrigues

Graduanda do curso de nutrição na faculdade Estácio Teresina. Pesquisadora voluntaria do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica. membro voluntario do Grupo de pesquisa em Nutrição e Saúde(GPNS). Membro da liga acadêmica nutrição comportamental.

Amanda Cristine Ferreira dos Santos

Bacharelado em Nutrição pela Faculdade Estácio de Teresina. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Estácio de Teresina. Pós-graduada em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: implicações práticas na Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Estácio de Sá. Pós-graduada MBA em Gestão de UAN e Negócios em Alimentação pelo Instituto Nutrir. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Curso de Nutrição da Faculdade Estácio de Teresina.  Membro Suplente do Corpo Docente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), Membro do Conselho Superior de Administração (CONSUAD) e professora conselheira do ENACTUS Estácio-CEUT. Professora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) .Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde (GPNS). Representante Docente da Liga Acadêmica de Nutrição Comportamental (LANC) e Coordenadora geral da Associação Atlética Acadêmica Cutuba.  

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Publicado

03/03/2023

Como Citar

Teles Rocha, F. V. ., da Conceição Marques, L. ., Leal de Araújo, A. C. ., Claudino Rodrigues, M. do D., & Ferreira dos Santos, A. C. F. dos S. (2023). IMPACTO DO NEUROMARKETING NA ALIMENTAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432792. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2792