IMPACTO DO NEUROMARKETING NA ALIMENTAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2792Palavras-chave:
Marketing, Comportamento alimentar, Padrão Alimentar, BrasilResumo
O neuromarketing é derivado da interação interdisciplinar entre a psicologia, a neurociência e o marketing. Este trabalho busca analisar o impacto do neuromarketing nas escolhas alimentares da população brasileira através de uma revisão integrativa da literatura feita através das bases de dados Lilacs, Scielo, Pubmed e Pepsic por meio do acesso ao sítio eletrônico feitas entre os meses de janeiro a julho de 2022, mediante o cruzamento dos seguintes descritores em português e inglês: “Marketing”, "Comportamento alimentar", “Padrões Alimentares” e "Brasil". Essa busca resultou inicialmente em 42 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, restaram 4 artigos. A partir da análise dos trabalhos selecionados, percebeu-se que o emprego do neuromarketing alimentar, possivelmente, provoca impactos negativos nas escolhas alimentares, principalmente, de crianças e adolescentes, devido ao fato destes ainda não reconhecerem as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas alimentícias, tornando-se, desta maneira, mais vulneráveis. Assim, o neuromarketing alimentar torna-se um potencial impulsionador da obesidade infantil, ao passo que influencia suas preferências alimentares. Somando-se isto ao fato de que a composição dos alimentos destinados às crianças, geralmente são calóricos, ricos em gorduras, carboidratos e sódio, faz com que sejam levantadas questões éticas, pois alimentos com essas características são fatores de risco para diversas patologias.
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