O DESAFIO DO PROFESSOR DIANTE AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Juliana Fogaça Pereira Zonta
  • Marli Liane Kraemer Haslinger
  • Osileide Barreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3071

Palavras-chave:

Desafios, Professor, Ensino, Classes

Resumo

Este trabalho aborda o desafio do professor diante das classes multisseriadas na educação brasileira. O sentido de educar é visto como muito além da transmissão de conhecimentos em sala de aula, pois a educação vai bem além dela e é a pioneira nas questões da construção de conhecimentos e desenvolvimento intelectual e cognitivo. Uma das melhores maneiras de trabalhar com salas multisseriadas é a ludicidade, afinal, brincando, todos os alunos podem participar, cada um tendo seu papel. A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986 iniciou avanços essenciais na legislação em forma de inclusão na escola. A metodologia utilizada para a confecção deste trabalho foi pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, na qual se apresenta o ensino em turmas multisseriadas, garantindo que todos tenham participação efetiva no ensino, proporcionando que a escola busque paradigmas novos e ampliem seu currículo além de capacitar seus professores para trabalharem de maneira eficaz com alunos de escolas multisseriadas.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Juliana Fogaça Pereira Zonta

Licenciada em Pedagogia, UNOPAR. Especialização em Psicopedagogia Educacional, Faculdade Rio Sono. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Marli Liane Kraemer Haslinger

Licenciada em Pedagogia, UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Institucional, UNOPAR, 2012. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Osileide Barreira da Silva

Licenciada em Pedagogia. Pós-Graduada em Gestão e Organização da Escola. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Fogaça Pereira Zonta, J., Liane Kraemer Haslinger, M., & Barreira da Silva, O. (2023). O DESAFIO DO PROFESSOR DIANTE AS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443071. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3071