O DISCURSO DA LIBERDADE/AUTONOMIA DE CÁTEDRA NAS EDUCAÇÕES BÁSICA E PROFISSIONAL DO BRASIL: UMA REFLEXÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3524

Palavras-chave:

liberdade de cátedra; autonomia; docência; direito fundamental.

Resumo

Nosso objetivo no presente trabalho é dialogar sobre o discurso da liberdade/autonomia de cátedra nas educações básica e profissional do Brasil, fazendo uma síntese de revisão e debate teórico para conhecimento da comunidade escolar brasileira em geral. O texto pretende ser um instrumento de leitura e informação nas/para escolas brasileiras, a fim de conscientizar a todos sobre a relevância da liberdade de ensino e da liberdade de aprendizagem. Nossa metodologia é a exploração bibliográfica revisional, baseada no método dedutivo, em que partimos de informações gerais/amplas, como a Constituição Federal de 1988, e chegamos a conclusões/comentários particulares/específicos. As conclusões indicam que a liberdade é um direito fundamental para o bom funcionamento da sala de aula e para o respeito das pluralidades gerais, bem como seu exercício é mais preciso quando o docente trabalha com projetos, como o Projeto de Vida (PV). O trabalho foi engendrado no âmbito da Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos, cursado pelo primeiro autor, e orientado pelo segundo autor, entre 2022 e 2023.

 

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Biografia do Autor

Tayson Ribeiro Teles

Doutorando em Letras: Linguagem e Identidade (Formação Docente), com pesquisa de Tese sobre Educação/Currículo e Discurso Pedagógico na Educação Profissional. Mestre em Letras (Cultura e Sociedade). Graduado em Direito, Matemática e Finanças. Professor de Economia, Finanças e Comércio no Instituto Federal do Acre – IFAC, Campus Tarauacá. 

Niltom Vieira Júnior

Pós-doutor em Informática. Doutor em Engenharia Elétrica. Graduado em Física, Matemática e Direito. Professor Titular do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG. Diretor-Geral (Eleito) do Campus Arcos do IFMG (2023-2027). 

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Publicado

13/07/2023

Como Citar

Ribeiro Teles, T., & Vieira Júnior, N. (2023). O DISCURSO DA LIBERDADE/AUTONOMIA DE CÁTEDRA NAS EDUCAÇÕES BÁSICA E PROFISSIONAL DO BRASIL: UMA REFLEXÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473524. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3524