O DISCURSO DA LIBERDADE/AUTONOMIA DE CÁTEDRA NAS EDUCAÇÕES BÁSICA E PROFISSIONAL DO BRASIL: UMA REFLEXÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3524Palavras-chave:
liberdade de cátedra; autonomia; docência; direito fundamental.Resumo
Nosso objetivo no presente trabalho é dialogar sobre o discurso da liberdade/autonomia de cátedra nas educações básica e profissional do Brasil, fazendo uma síntese de revisão e debate teórico para conhecimento da comunidade escolar brasileira em geral. O texto pretende ser um instrumento de leitura e informação nas/para escolas brasileiras, a fim de conscientizar a todos sobre a relevância da liberdade de ensino e da liberdade de aprendizagem. Nossa metodologia é a exploração bibliográfica revisional, baseada no método dedutivo, em que partimos de informações gerais/amplas, como a Constituição Federal de 1988, e chegamos a conclusões/comentários particulares/específicos. As conclusões indicam que a liberdade é um direito fundamental para o bom funcionamento da sala de aula e para o respeito das pluralidades gerais, bem como seu exercício é mais preciso quando o docente trabalha com projetos, como o Projeto de Vida (PV). O trabalho foi engendrado no âmbito da Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Arcos, cursado pelo primeiro autor, e orientado pelo segundo autor, entre 2022 e 2023.
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