RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3549

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Recursos Tecnológicos, Ensino aprendizagem

Resumo

O artigo descreve a experiência de dois estudantes de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas durante o estágio supervisionado em computação II. O estágio foi dividido em duas partes: a primeira ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI), com alunos do ensino médio, e a segunda no Instituto Federal do Amazonas Campus Coari (IFAM), com alunos de cursos técnicos. Cada parte teve uma carga horária de 50 horas, seguindo as diretrizes da universidade. O estágio teve como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e estabelecer uma conexão entre teoria e prática. Os estagiários utilizaram recursos tecnológicos, como PowerPoint, Google Earth, Paint e VisualG, para enriquecer as aulas e promover uma educação mais interativa. A experiência do estágio contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, preparando-os para sua futura carreira como professores de computação. A vivência no ambiente educacional permitiu que eles adquirissem experiência prática e desenvolvessem habilidades de ensino. O estágio teve duração de aproximadamente quatro meses, iniciando em fevereiro e encerrando em junho de 2023. Em resumo, o estágio supervisionado em computação II proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em sala de aula, utilizando recursos tecnológicos e estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. A experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estagiários, preparando-os para sua futura carreira como professores de computação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Coelho Ferreira

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

Antonio Augusto dos Santos França

Pós-graduado em Informática na Educação pela Faculdade Única de Ipatinga. Quality Enginner na Seedz.

Ana Karoline Castro Denis

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

Quemuel da Silva Monteiro

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

José Ruhan Souza Belém

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Júlio dos Santos da Silva

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Referências

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.

NOGUEIRA DE SOUZA, E.; DE OLIVEIRA BARBOSA, L. S.; BRITO DE OLIVEIRA, R. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 4, p. e442987, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i4.2987. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2987. Acesso em: 4 jun. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: Diferentes Concepções. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: Diferentes Concepções. Revista Poíesis, Volume 3, Números 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Conselho Universitário. Resolução nº 53/2015 – CONSUNIV/UEA. Disponível em: https://prograd.uea.edu.br/wp-content/uploads/sites/4/2019/02/Res.-053_2015_Resolu%C3%A7%C3%A3o-de Est%C3%A1gio-da-UEA-1.pdf > acesso em 04 jun. 2023.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 1º - CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 25º - CAPÍTULO X DA PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO.

ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos / coordenação Selma Garrido Pimenta). ISBN 978-85-249-2298-5.

Downloads

Publicado

13/07/2023

Como Citar

Coelho Ferreira, T., de Oliveira Barbosa, L. S., Brito de Oliveira , R., dos Santos França, A. A., Castro Denis, A. K., da Silva Monteiro, Q., … dos Santos da Silva, J. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473549. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3549