RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3549Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Recursos Tecnológicos, Ensino aprendizagemResumo
O artigo descreve a experiência de dois estudantes de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas durante o estágio supervisionado em computação II. O estágio foi dividido em duas partes: a primeira ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI), com alunos do ensino médio, e a segunda no Instituto Federal do Amazonas Campus Coari (IFAM), com alunos de cursos técnicos. Cada parte teve uma carga horária de 50 horas, seguindo as diretrizes da universidade. O estágio teve como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e estabelecer uma conexão entre teoria e prática. Os estagiários utilizaram recursos tecnológicos, como PowerPoint, Google Earth, Paint e VisualG, para enriquecer as aulas e promover uma educação mais interativa. A experiência do estágio contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, preparando-os para sua futura carreira como professores de computação. A vivência no ambiente educacional permitiu que eles adquirissem experiência prática e desenvolvessem habilidades de ensino. O estágio teve duração de aproximadamente quatro meses, iniciando em fevereiro e encerrando em junho de 2023. Em resumo, o estágio supervisionado em computação II proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em sala de aula, utilizando recursos tecnológicos e estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. A experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estagiários, preparando-os para sua futura carreira como professores de computação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.
NOGUEIRA DE SOUZA, E.; DE OLIVEIRA BARBOSA, L. S.; BRITO DE OLIVEIRA, R. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 4, p. e442987, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i4.2987. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/2987. Acesso em: 4 jun. 2023.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: Diferentes Concepções. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: Diferentes Concepções. Revista Poíesis, Volume 3, Números 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Conselho Universitário. Resolução nº 53/2015 – CONSUNIV/UEA. Disponível em: https://prograd.uea.edu.br/wp-content/uploads/sites/4/2019/02/Res.-053_2015_Resolu%C3%A7%C3%A3o-de Est%C3%A1gio-da-UEA-1.pdf > acesso em 04 jun. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS/UEA. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 1º - CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Art. 25º - CAPÍTULO X DA PROGRAMAÇÃO E PLANEJAMENTO DO ESTÁGIO.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos / coordenação Selma Garrido Pimenta). ISBN 978-85-249-2298-5.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.