RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3549

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Ensino

Resumo

O artigo descreve a experiência de dois estudantes de Licenciatura em Computação da Universidade do Estado do Amazonas durante o estágio supervisionado em computação II. O estágio foi dividido em duas partes: a primeira ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima (CETI), com alunos do ensino médio, e a segunda no Instituto Federal do Amazonas Campus Coari (IFAM), com alunos de cursos técnicos. Cada parte teve uma carga horária de 50 horas, seguindo as diretrizes da universidade. O estágio teve como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e estabelecer uma conexão entre teoria e prática. Os estagiários utilizaram recursos tecnológicos, como PowerPoint, Google Earth, Paint e VisualG, para enriquecer as aulas e promover uma educação mais interativa. A experiência do estágio contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes, preparando-os para sua futura carreira como professores de computação. A vivência no ambiente educacional permitiu que eles adquirissem experiência prática e desenvolvessem habilidades de ensino. O estágio teve duração de aproximadamente quatro meses, iniciando em fevereiro e encerrando em junho de 2023. Em resumo, o estágio supervisionado em computação II proporcionou aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em sala de aula, utilizando recursos tecnológicos e estabelecendo uma conexão entre teoria e prática. A experiência contribuiu para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estagiários, preparando-os para sua futura carreira como professores de computação.

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Biografias do Autor

  • Taís Coelho Ferreira

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

  • Antonio Augusto dos Santos França

    Pós-graduado em Informática na Educação pela Faculdade Única de Ipatinga. Quality Enginner na Seedz.

  • Ana Karoline Castro Denis

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

  • Quemuel da Silva Monteiro

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • José Ruhan Souza Belém

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Júlio dos Santos da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

Referências

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Publicado

13/07/2023

Como Citar

RELATO DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO II: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473549. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3549