CONOSCO, NÃO PARA NÓS: A ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA VIVER A DIVERSIDADE?

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Josuel Jesus da Silva
  • Juliana de Souza Silva Araújo
  • Fernanda Shellenn Viana Pereira
  • Patrícia Regina Barbosa Gomes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3562

Palavras-chave:

Diversidade, Escola, Ensino

Resumo

Os objetos de pesquisa destacados neste estudo atraíram grande atenção de pesquisadores e acadêmicos em nível social, especialmente no setor de educação. As discussões ocorrerão em três cenários extremamente importantes: governança, diversidade e educação, onde as perspectivas e desafios da diversidade na governança e gestão da educação serão relevantes neste momento difícil e na tomada de decisões sobre novas políticas buscarão reconhecimento. Esta reflexão acadêmica, que coincide com os muitos momentos incertos que os sistemas globais de marketing, tecnologia e educação têm enfrentado, visa autoafirmar um novo modelo de enquadramentos sociais e globais que incluam a história de conteúdos que serão amplamente comentados ao redor do mundo, especialmente em nosso país, uma nova ordem mundial sobre governança, diversidade e tecnologia. A metodologia utilizada na escrita do estudo é a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a busca constante por compreender as mudanças comportamentais nas sociedades globais envolve muitos fatores, que pesquisadores e estudiosos conectam e confrontam todos os dias na forma de dicotomias sociais, comparações e contradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Josuel Jesus da Silva

Graduado em Teologia. Pós graduado em Acompanhamento Jovem e Adolescentes, Psicopedagogia. Mestrando em Educação pela Uneatlantico e doutorando em Psicologia.

Juliana de Souza Silva Araújo

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Física Adaptada a Inclusão e Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Fernanda Shellenn Viana Pereira

Graduada em Educação Física. Bacharel em Educação Física. Pós graduada em Educação física Escolar com Ênfase em Inclusão e Docência no Ensino Superior. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Patrícia Regina Barbosa Gomes

Graduada em Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino fundamental. Pós graduada em Docência na Educação infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

ALONSO, M. Gestão escolar: revendo conceitos. São Paulo, SP-PUC, 2004.

BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B.; ABREU, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 5, n. 10, 2016.

BRASIL, Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002.

BURAK, D. M. A.; FLACK, S. F. Concepções de gestão escolar presentes no trabalho do diretor nas escolas municipais em Ponta Grossa-PR. In: JORNADA NACIONAL DO HISTEDBR, 10., 2011, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

CARVALHO, E. J. G. de Diversidade cultural e gestão escolar: alguns pontos para reflexão. 2003. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/20181.

CROTI, A.; IKESHOJI, E. A. B.; RUIZ, A. R. Gestão Escolar: Reflexões e Importância. Colloquium Humanarum, vol. 11, n. Especial, 2014.

CUNHA, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira: a simbiose estado-capital. Palestra proferida em 30 de maio de 2014, na Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/cact/wpcontent/uploads/2014/06/CUNHA-Luiz-Antonio-O-legado-da-ditadura-paraa-educacao-brasileira.pdf

MARQUES, V. da S. A Gestão Escolar e as Contribuições dos laços afetivos. Curso de Especialização em Gestão Escolar. Brasília. 2014.

MORAN J. Alexandre Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.

OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica, 2016. Curitiba: SEED/PR, v.2, 2018.

REZENDE, A. P. Centro de informação jurídica eletrônico e virtual. Ciência da Informação, v. 29, n. 1, Brasília, 2000.

SILVA, E. P. da. A importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar. Conteúdo, v.1, n.2, 2009.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Educação básica: a equidade numa perspectiva territorial. In: XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, Alagoas, 2006.

Downloads

Publicado

26/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Jesus da Silva, J., de Souza Silva Araújo, J., Shellenn Viana Pereira, F., & Regina Barbosa Gomes, P. (2023). CONOSCO, NÃO PARA NÓS: A ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA VIVER A DIVERSIDADE?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473562. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3562