CONOSCO, NÃO PARA NÓS: A ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA VIVER A DIVERSIDADE?

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Josuel Jesus da Silva
  • Juliana de Souza Silva Araújo
  • Fernanda Shellenn Viana Pereira
  • Patrícia Regina Barbosa Gomes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3562

Palavras-chave:

Diversidade, Escola, Ensino

Resumo

Os objetos de pesquisa destacados neste estudo atraíram grande atenção de pesquisadores e acadêmicos em nível social, especialmente no setor de educação. As discussões ocorrerão em três cenários extremamente importantes: governança, diversidade e educação, onde as perspectivas e desafios da diversidade na governança e gestão da educação serão relevantes neste momento difícil e na tomada de decisões sobre novas políticas buscarão reconhecimento. Esta reflexão acadêmica, que coincide com os muitos momentos incertos que os sistemas globais de marketing, tecnologia e educação têm enfrentado, visa autoafirmar um novo modelo de enquadramentos sociais e globais que incluam a história de conteúdos que serão amplamente comentados ao redor do mundo, especialmente em nosso país, uma nova ordem mundial sobre governança, diversidade e tecnologia. A metodologia utilizada na escrita do estudo é a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a busca constante por compreender as mudanças comportamentais nas sociedades globais envolve muitos fatores, que pesquisadores e estudiosos conectam e confrontam todos os dias na forma de dicotomias sociais, comparações e contradições.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Josuel Jesus da Silva

    Graduado em Teologia. Pós graduado em Acompanhamento Jovem e Adolescentes, Psicopedagogia. Mestrando em Educação pela Uneatlantico e doutorando em Psicologia.

  • Juliana de Souza Silva Araújo

    Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Educação Física Adaptada a Inclusão e Educação Infantil e Anos Iniciais. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Fernanda Shellenn Viana Pereira

    Graduada em Educação Física. Bacharel em Educação Física. Pós graduada em Educação física Escolar com Ênfase em Inclusão e Docência no Ensino Superior. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Patrícia Regina Barbosa Gomes

    Graduada em Educação Básica - Anos Iniciais do Ensino fundamental. Pós graduada em Docência na Educação infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Referências

ALONSO, M. Gestão escolar: revendo conceitos. São Paulo, SP-PUC, 2004.

BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B.; ABREU, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 5, n. 10, 2016.

BRASIL, Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002.

BURAK, D. M. A.; FLACK, S. F. Concepções de gestão escolar presentes no trabalho do diretor nas escolas municipais em Ponta Grossa-PR. In: JORNADA NACIONAL DO HISTEDBR, 10., 2011, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

CARVALHO, E. J. G. de Diversidade cultural e gestão escolar: alguns pontos para reflexão. 2003. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/20181.

CROTI, A.; IKESHOJI, E. A. B.; RUIZ, A. R. Gestão Escolar: Reflexões e Importância. Colloquium Humanarum, vol. 11, n. Especial, 2014.

CUNHA, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira: a simbiose estado-capital. Palestra proferida em 30 de maio de 2014, na Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/cact/wpcontent/uploads/2014/06/CUNHA-Luiz-Antonio-O-legado-da-ditadura-paraa-educacao-brasileira.pdf

MARQUES, V. da S. A Gestão Escolar e as Contribuições dos laços afetivos. Curso de Especialização em Gestão Escolar. Brasília. 2014.

MORAN J. Alexandre Gestão educacional e tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.

OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica, 2016. Curitiba: SEED/PR, v.2, 2018.

REZENDE, A. P. Centro de informação jurídica eletrônico e virtual. Ciência da Informação, v. 29, n. 1, Brasília, 2000.

SILVA, E. P. da. A importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar. Conteúdo, v.1, n.2, 2009.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Educação básica: a equidade numa perspectiva territorial. In: XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, Alagoas, 2006.

Publicado

26/07/2023

Como Citar

CONOSCO, NÃO PARA NÓS: A ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA VIVER A DIVERSIDADE?. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473562. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3562