A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE AOS NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Antonino Canani
  • Walkiria Araujo de Carvalho
  • Lusilange Maria de Araújo
  • Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira
  • Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4328

Palavras-chave:

COVID-19. Gestão. Educação. Ensino.

Resumo

O mundo passou por momentos muito difíceis com o surgimento da Pandemia da “COVID-19”, sendo obrigado a tomar decisões imediatas e urgentes, em relação ao seu modo de vida, especialmente, no que diz respeito ao mercado de trabalho e as práticas sociais bastantes comuns, desenvolvidas pelas pessoas em geral. Diante desse contexto, a edificação desse trabalho caminhará por uma estrada em que o seu desígnio principal está em compreender o modo como a escola conseguiu suplantar todos os obstáculos de âmbito educacional, tendo em vista as dificuldades apresentadas com o surgimento do período pandêmico e as tomadas de atitudes advindas da gestão escolar e de seus profissionais, mediante o uso de estratégias capazes de driblar esses impasses, de modo que o processo de ensino-aprendizagem segue o seu trajeto sem interrupções e promovendo o desenvolvimento da Educação, mesmo perante o enfrentamento do vírus da COVID-19. Assim sendo, com o intuito de fundamentar os conceitos que serão apresentados no decorrer desse estudo, este trabalho pretendeu desenvolver uma abordagem de caráter teórico-bibliográfico na literatura em questão para melhor compreender a postura da gestão escolar e da escola como um todo, diante de tantos desafios enfrentados com a chegada do período pandêmico, bem como foram elaboradas as estratégias e os mecanismos pedagógicos para suprir as necessidades que por tanto tempo se tornaram um empecilho para a Educação e a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

José Antonino Canani

Graduado em Geografia pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE; Pós-graduado Latu-Sensu em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com Ênfase em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela Faculdade Anita Garibaldi - CESUSC; Pós-graduado Latu-Sensu em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão – CENSUPEG; Mestre em Educação com especialidade em Organização e Gestão de Centros Educativos pela Universidad Internacional Iberoamericana – UNIB.

Walkiria Araujo de Carvalho

Graduada em Pedagogia e Letras. Mestranda em Educação.

Lusilange Maria de Araújo

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar e História. Pós- graduada em Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

Glaudistonia Chaves dos Santos Moreira

Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio e Gestão Educacional. Mestranda em Educação.

Deolinda Angela de Araújo de Figueiredo

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Mestranda em Educação.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988

FERREIRA, Naura S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PAIVA, Francisco J. de. Gestão participativa: impactos sobre a produtividade organizacional. Curitiba: Appris, 2016.

PERES, Maria Regina, Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista administrativa educacional, Recife, PE, v. 11, n. 1, jan./jun. 2020.

Downloads

Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Antonino Canani, J., Araujo de Carvalho, W., Maria de Araújo, L., Chaves dos Santos Moreira, G., & Angela de Araújo de Figueiredo, D. (2023). A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE AOS NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124328. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4328