A ATUAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE AOS NOVOS CENÁRIOS EDUCACIONAIS NO PERÍODO PÓS PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4328Palavras-chave:
COVID-19. Gestão. Educação. Ensino.Resumo
O mundo passou por momentos muito difíceis com o surgimento da Pandemia da “COVID-19”, sendo obrigado a tomar decisões imediatas e urgentes, em relação ao seu modo de vida, especialmente, no que diz respeito ao mercado de trabalho e as práticas sociais bastantes comuns, desenvolvidas pelas pessoas em geral. Diante desse contexto, a edificação desse trabalho caminhará por uma estrada em que o seu desígnio principal está em compreender o modo como a escola conseguiu suplantar todos os obstáculos de âmbito educacional, tendo em vista as dificuldades apresentadas com o surgimento do período pandêmico e as tomadas de atitudes advindas da gestão escolar e de seus profissionais, mediante o uso de estratégias capazes de driblar esses impasses, de modo que o processo de ensino-aprendizagem segue o seu trajeto sem interrupções e promovendo o desenvolvimento da Educação, mesmo perante o enfrentamento do vírus da COVID-19. Assim sendo, com o intuito de fundamentar os conceitos que serão apresentados no decorrer desse estudo, este trabalho pretendeu desenvolver uma abordagem de caráter teórico-bibliográfico na literatura em questão para melhor compreender a postura da gestão escolar e da escola como um todo, diante de tantos desafios enfrentados com a chegada do período pandêmico, bem como foram elaboradas as estratégias e os mecanismos pedagógicos para suprir as necessidades que por tanto tempo se tornaram um empecilho para a Educação e a sociedade.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988
FERREIRA, Naura S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na Educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
PAIVA, Francisco J. de. Gestão participativa: impactos sobre a produtividade organizacional. Curitiba: Appris, 2016.
PERES, Maria Regina, Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista administrativa educacional, Recife, PE, v. 11, n. 1, jan./jun. 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.