CULTURA, EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: FORMAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA E O CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS

Authors

  • Robert Beno Cialdini
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Felipe Freitas de Araújo Alves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1431

Keywords:

Brazilian, Youtubers, Education

Abstract

A relevância social desta pesquisa baseia-se não apenas no fato de que torna possível perceber que novas tecnologias também estão poderosas presentes em muitas comunidades indígenas, o que já tensiona paradigmas colonialistas, mas para reconhecer como essas tecnologias estão transmitindo conhecimento para tornar possível ampliar as discussões sobre as concepções da educação e cultura indígenas, levantando a reflexão sobre se é viável ou não usar o Youtube como ferramenta educacional e tecnológica, especialmente com foco em uma educação anticolonialista. Como o Youtube é um local de amplo acesso, utilizado tanto por professores quanto por alunos do ensino fundamental e superior, é interessante conhecer a existência de canais específicos que lidam com a educação indígena, bem como analisar criticamente seus conteúdos, antes de usá-los como ferramentas educacionais sobre os povos indígenas. 

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Author Biographies

  • Robert Beno Cialdini

    Professor emérito de Psicologia e Marketing na Universidade do Estado do Arizona. É mais conhecido como o autor do best-seller As Armas da Persuasão.

  • Felipe Freitas de Araújo Alves

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

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Published

08/05/2022

How to Cite

CULTURA, EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA: FORMAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA E O CONTEXTO DAS MÍDIAS SOCIAIS. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351431. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1431