ENHANCING COMPUTER EDUCATION FOR THE STUDENTS OF THE “COMPUTAÇÃO NA ESCOLA PARA MULHERES” PROJECT THROUGH THE CODESCRATCH VIDEO LECTURE PLATFORM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4584Keywords:
Video Lecture Platform, Development, Computing for WomenAbstract
This present article highlights the creation and implementation of the CodeScratch video lecture platform developed as part of the “Computação na Escola para Mulheres” project carried out by the Center for Higher Studies in Itacoatiara (CESIT), affiliated with the University of the State of Amazonas (UEA). Designed to bridge the gaps in the students' prior knowledge of computing, the platform was conceived as a complement to face-to-face teaching, providing support and autonomy for review and study. The proposed objective was achieved, evidenced by the high level of satisfaction among the students, expressed through a noticeable increase in interest and participation in classroom discussions and the WhatsApp group. Moreover, the platform contributed to motivating the students, making computer learning more inclusive and equitable.
Downloads
References
ALMEIDA, B. O.; ALVES, L. R. G. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 1–18, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 20 out. 2023.
BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434. Acesso em: 20 out. 2023.
CANDIEAS, C. N. B.; CARVALHO, L. H. P. O uso de videoaulas como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem em química. In: Anais[...], 2016, Aracaju. Disponível em: https://file.notion.so/f/f/1fb95ecc-21f3-44b6-9616-1c1d7fc611f5/5ba28f9b-54c5-4f95-9b06e8bf9c013ed3/andradeluizrafael7_SIMEDUC_2016_paper_4_(1).pdf?id=853753d9-65d2-4a94-9eb02b1dfaf46e36&table=block&spaceId=1fb95ecc21f344b696161c1d7fc611f5&expirationTimestamp=1700352000000&signature=Um6y5WX8LGiOGR7jBe1n0WmJiXSY4_qmH0DiEdBFhIg&downloadName=andradeluizrafael%2C%2B7_SIMEDUC_2016_paper_4+%281%29.pdf. Acessado em: 29 out. 2023.
DOTTA, Silvia C.; JORGE, Erica F. C.; PIMENTEL, Edson P.; BRAGA, Juliana C. Análise das Preferências dos Estudantes no uso de Videoaulas: Uma experiência na Educação a Distância. In: Workshop De Informática Na Escola (WIE). Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.21.
GALVÃO, Didi. Vídeos dominam tráfego na internet e representam mais de 80% do consumo mundial. Didi Galvão, 27 jul. 2021. Disponível em: https://www.didigalvao.com.br/videos-dominam-trafego-na-interneterepresentammaisde80doconsumomundial/#:~:text=Uma%20pesquisa%20da%20empresa%20Cisco,crescer%20ainda%20mais%20no%20futuro. Acessado em: 25 out. 2023.
IBGE. Informações atualizadas sobre tecnologias da informação e comunicação. IBGE Educa, 2022. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21581-informacoes-atualizadas-sobre-tecnologias-da-informacao-e-comunicacao.html. Acessado em: 27 out. 2023.
JANEIRO, Roberto Caliani. Videoaula como instrumento para o desenvolvimento da autonomia: guia didático para alunos do ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado) – UNESP, São Paulo, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/237032. Acessado em: 17 out. 2023.
MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EAD. In: joaomattar.com, 2009, São Paulo, Disponível em: http://joaomattar.com/YouTube%20na%20Educação%20o%20uso%20de%20vídeos%20em%20EaD.pdf. Acessado em: 29 out. 2023.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 351–364, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 20 out. 2023.
NUNES, T. S.; TECCHIO, E. L.; FERREIRA, M. H. S.; SOUZA, R. R. de; KLAES, L. S.; LINHARES, J. N. A utilização de vídeo-aulas e videoconferências no aprendizado do estudante na educação a distância. In: VII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2007, Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/89366. Acessado em 22 out. 2023.
OLIVEIRA, M. A. de; PONTES, V. M. de A. O letramento digital e o ensino remoto: a percepção dos estudantes sobre a aprendizagem. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 4, p. e47212, 2022. DOI: 10.47149/pemo.v.4.7212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/7212. Acesso em: 22 out. 2023.
PAZZINI, Darlin Nalú Avila. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. 2013. TCC (especialização) - UFSM, Santa Maria, RS, 2013, Polo de Panambi. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/729. Acessado em: 29 out. 2023.
PEREIRA JÚNIOR, G. A.; SANTOS, M. A.; BERNARDI, F. A.; FERREIRA, W. D.; SENJU, A. A.; JESUS, T. H. de P.; GULA, E. A. Desenvolvimento de Plataforma Digital para Ensino de Graduação (Caso do ensino de atendimento ao paciente traumatizado). Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 13-23, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p13-23. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/124078. Acesso em: 17 out. 2023.
RIBEIRO, Marcelo Mariano. Letramento digital. 2008. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Processamento de dados) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2008. Disponível em: http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/1767. Acessado em: 29 out. 2023.
SILVA, José Marcos Da. As contribuições das vídeo aulas na formação do educando.. Anais I CONEDU [...] Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6928. Acesso em: 20/10/2023 19:59
SILVA, José Marcos. As contribuições das vídeo aulas na formação do educando. [S. l.]: Editora Realize, 2014. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2014/Modalidade_4datahora_14_08_2014_08_48_16_idinscrito_3156_d8e34af3b2d24d0584e435838809e060.pdf. Acessado em: 30 out. 2023.
SOUZA, L. H. B.; BARBOSA, L. S. de O. Empoderando alunas do ensino médio através do projeto “computação na escola para mulheres”: uma abordagem de ensino de lógica de programação com o software scratch para fomentar a participação em cursos superiores de computação. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 9, p. e494125, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i9.4125. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/4125. Acesso em: 19 out. 2023.
ZELINSKI, Leonardo S.; LUDKE, Silvia L. A importância de videoaulas na Educação. [S. l.]: IFPR, 2015, Paraná. Disponível em: https://wiki.foz.ifpr.edu.br/wiki/images/3/3d/ArtigoAImportânciadeVideoaulasnaEducação.pdf. Acessado em: 31 out. 2023.
Downloads
Published
License
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.