PERMISSIVE EDUCATION AND SCHOOL PERFORMANCE: IMPACTS ON STUDENTS’ BEHAVIOR AND MOTIVATION FOR LEARNING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932

Keywords:

Permissive education. Motivation. Learning. Behavior.

Abstract

Permissive education, or permissive parenting, refers to indulgent parenting practices, with few demands and limits, which play a crucial role in children's development and behavior, especially in the school context. This style can negatively impact motivation for learning, as children tend to have difficulty dealing with frustrations, rules and routines. The study seeks to analyze the influence of this style on student motivation, identifying how the absence of limits interferes with behavior and school performance, in addition to suggesting strategies to mitigate negative effects. A mixed methodology was used, with bibliographical research and qualitative and quantitative studies, involving 80 parents and 45 teachers. The findings indicate that permissive parenting negatively affects students' motivation and learning, as reported by teachers and recognized by participating parents. Children of permissive parents tend to have difficulty following rules and adopting consistent study habits. The absence of clear limits and expectations results in behaviors aimed at immediate satisfaction and resistance to tasks that require effort, affecting intrinsic motivation for learning. This lack of internal discipline can lead to lack of interest in school activities, procrastination and low academic performance.

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Author Biographies

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras, em Gestão escolar e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

  • Lenice Reinehr

    Escritora. Palestrante.Psicóloga. Analista corporal. Terapeuta comportamental. Empresária. Bacharel em contábeis (Facepal - Palmas/PR),  Graduação em Psicologia (UNOESC - PZO- SC). Especialização em avaliação psicológica (Universidade UNOESC)

  • Alessandra Boeira Bastos

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO – Espanha. Especialização em Literatura e Artes, Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologias Ativas. Graduada em Letras Português, História e Geografia. Professora na rede estadual do Rio Grande do Sul.

  • Aline Leonardo da Silva

    Mestranda em Organização e gerenciamento de centros educacionais (UNEATLANTICO). Especialização em: Neurociência da educação (UNINOVE), Educação infantil (UNINOVE), Docência do ensino superior (FACESPI) Educação especial - Deficiência intelectual (FAPSS), Alfabetização e letramento (FACESPI). Graduação em pedagogia. Professora de educação básica - Anos iniciais e Educação especial

  • Aloisio Oliveira Ramos

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - (UNEATLANTICO). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

  • Daniela Rocha Santos Dias

    Mestranda em Educação - (UNEATLANTICO). Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional  e em  Gestão de pessoas e Psicologia Organizacional. Graduada em Pedagogia e em Tecnologia em Processamento de Dados. Professora e Gestora na rede municipal de ensino de Campinas, SP.

  • Elaine Augusta Orben de Oliveira

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEATLANTICO). Especialização em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Graduada em Geografia. Servidora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina no cargo de Assistente de Educação.

  • Euclides Sanches Garcia

    Mestrando em Educação pela UNEATLANTICO. Especialização em Matemática – Ciências Exatas e da Terra pela FIJ. Graduado em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela FAI/Jales. Professor de Matemática na Educação Básica. Efetivo nas redes municipal e estadual, em Nova Nazaré Mato Grosso

  • Eva Caroline Santos Oliveira

    Mestranda em Educação com Especialização em TiCs ( UNEATLANTICO). Especializações em Neuroaprendizagem, Libras, Docência do Ensino Superior e Administração e Supervisão Escolar.  Graduada em Letras Português/ Inglês e Física.

  • Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel

    Mestrado em Educação com especialização em Formação de Professores- Universidade Europeia do Atlântico (UNEA) - Espanha. Especialização em Processos de aprendizagem na educação Infantil e Series Iniciais. Especialização em Pscopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização e Farmacologia . Graduada em Pedagogia. Orientadora Educacional. Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica.

  • Juliana Maria Griza de Oliveira

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Especializações em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental. Gestão escolar. Ensino superior e Neuropsicopedagogia. Graduada em Educação Infantil e anos iniciais. Professora da Educação Infantil da rede municipal.

  • Katiuscia Souza Rêgo

    Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela (UFOB) Licenciada em História; Esp. em História e Cultura Afro - Brasileira.

  • Maria José Vidal de Negreiros Silva

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Especialização  em alfabetização, letramento, atividades rítmicas e expressivas. Trabalha na Educação há 20 anos. Professora alfabetizadora na rede municipal de santo André.

  • Vivian Cristina Borges Hashitani

    Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Pós Graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante.

  • Wesley de Souza Lima

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Pós-graduado em design institucional e graduado em design digital. Coordenador de produção de material didático.

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Published

11/11/2024

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REVIEWS - TRANSLATIONS - INTERVIEWS

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How to Cite

PERMISSIVE EDUCATION AND SCHOOL PERFORMANCE: IMPACTS ON STUDENTS’ BEHAVIOR AND MOTIVATION FOR LEARNING. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115932. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932