EDUCAÇÃO PERMISSIVA E DESEMPENHO ESCOLAR: IMPACTOS NO COMPORTAMENTO E NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932

Palavras-chave:

Educação permissiva. Motivação. Aprendizagem. Comportamento.

Resumo

A educação permissiva, ou parentalidade permissiva, refere-se a práticas parentais indulgentes, com poucas exigências e limites, que desempenham papel crucial no desenvolvimento e comportamento das crianças, especialmente no contexto escolar. Esse estilo pode impactar negativamente a motivação para a aprendizagem, pois crianças tendem a ter dificuldades em lidar com frustrações, regras e rotinas. O estudo busca analisar a influência desse estilo na motivação dos alunos, identificando como a ausência de limites interfere no comportamento e desempenho escolar, além de sugerir estratégias para suavizar efeitos negativos. Utilizou-se uma metodologia mista, com pesquisa bibliográfica e estudo qualitativo e quantitativo, envolvendo 80 pais/mães e 45 professores. Os achados indicam que a parentalidade permissiva afeta negativamente a motivação e aprendizagem dos alunos, conforme relatado por professores e reconhecido pelos pais/mães participantes. Filhos de pais permissivos tendem a apresentar dificuldades em seguir regras e em adotar hábitos de estudo consistentes. A ausência de limites e expectativas claras resulta em comportamentos voltados para a satisfação imediata e resistência a tarefas que demandam esforço, afetando a motivação intrínseca para o aprendizado. Essa falta de disciplina interna pode levar ao desinteresse nas atividades escolares, procrastinação e baixo desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras, em Gestão escolar e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

Lenice Reinehr

Escritora. Palestrante.Psicóloga. Analista corporal. Terapeuta comportamental. Empresária. Bacharel em contábeis (Facepal - Palmas/PR),  Graduação em Psicologia (UNOESC - PZO- SC). Especialização em avaliação psicológica (Universidade UNOESC)

Alessandra Boeira Bastos

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO – Espanha. Especialização em Literatura e Artes, Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologias Ativas. Graduada em Letras Português, História e Geografia. Professora na rede estadual do Rio Grande do Sul.

Aline Leonardo da Silva

Mestranda em Organização e gerenciamento de centros educacionais (UNEATLANTICO). Especialização em: Neurociência da educação (UNINOVE), Educação infantil (UNINOVE), Docência do ensino superior (FACESPI) Educação especial - Deficiência intelectual (FAPSS), Alfabetização e letramento (FACESPI). Graduação em pedagogia. Professora de educação básica - Anos iniciais e Educação especial

Aloisio Oliveira Ramos

Mestrando em Educação com especialização em TICs - (UNEATLANTICO). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

Daniela Rocha Santos Dias

Mestranda em Educação - (UNEATLANTICO). Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional  e em  Gestão de pessoas e Psicologia Organizacional. Graduada em Pedagogia e em Tecnologia em Processamento de Dados. Professora e Gestora na rede municipal de ensino de Campinas, SP.

Elaine Augusta Orben de Oliveira

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEATLANTICO). Especialização em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Graduada em Geografia. Servidora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina no cargo de Assistente de Educação.

Euclides Sanches Garcia

Mestrando em Educação pela UNEATLANTICO. Especialização em Matemática – Ciências Exatas e da Terra pela FIJ. Graduado em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela FAI/Jales. Professor de Matemática na Educação Básica. Efetivo nas redes municipal e estadual, em Nova Nazaré Mato Grosso

Eva Caroline Santos Oliveira

Mestranda em Educação com Especialização em TiCs ( UNEATLANTICO). Especializações em Neuroaprendizagem, Libras, Docência do Ensino Superior e Administração e Supervisão Escolar.  Graduada em Letras Português/ Inglês e Física.

Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel

Mestrado em Educação com especialização em Formação de Professores- Universidade Europeia do Atlântico (UNEA) - Espanha. Especialização em Processos de aprendizagem na educação Infantil e Series Iniciais. Especialização em Pscopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização e Farmacologia . Graduada em Pedagogia. Orientadora Educacional. Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica.

Juliana Maria Griza de Oliveira

Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Especializações em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental. Gestão escolar. Ensino superior e Neuropsicopedagogia. Graduada em Educação Infantil e anos iniciais. Professora da Educação Infantil da rede municipal.

Katiuscia Souza Rêgo

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela (UFOB) Licenciada em História; Esp. em História e Cultura Afro - Brasileira.

Maria José Vidal de Negreiros Silva

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Especialização  em alfabetização, letramento, atividades rítmicas e expressivas. Trabalha na Educação há 20 anos. Professora alfabetizadora na rede municipal de santo André.

Vivian Cristina Borges Hashitani

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Pós Graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante.

Wesley de Souza Lima

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Pós-graduado em design institucional e graduado em design digital. Coordenador de produção de material didático.

Referências

ALMEIDA, J.; CRUZ, M. Comportamento desafiador e ambiente escolar: análise de fatores familiares e sociais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2018.

ALMEIDA, J.; SANTOS, P. A prática da parentalidade e seus efeitos na educação infantil. São Paulo: Editora Ática, 2021.

BATISTA, G. A.; SILVA, T. N.; OLIVEIRA M. R.; DINIZ, P. R. B.; LOPES, S. S.; OLIVEIRA, L. M. F. T. Associação entre a percepção da qualidade do sono e a assimilação do conteúdo abordado em sala de aula. Rev. paul. Pediatr, v. 36, n. 03, jul./sep. 2018. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00008 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00008

BOWLBY, J. Apego e perda: Apego. Tradução: Dora Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Vol. 1.

BRASIL. Lei Nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Brasilia: Presidência da República, 2024.

CARVALHO, J. Estratégias pedagógicas e comportamento desafiador: como a escola pode compensar a parentalidade permissiva. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.

COLARES, M.; FREIRE, R. Estilos parentais e desenvolvimento infantil: uma abordagem contemporânea. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

FARIA, L. G. R.; FREITAS, D. B. Dormir pouco e adiar tarefas: a relação entre a ausência de sono, a procrastinação e a produtividade na sociedade do cansaço. Brasilia: Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, 2022.

FERREIRA, E. Parentalidade e educação: como a participação dos pais pode influenciar o comportamento escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

FREUD. Conferência XXXIV: Explicações, Aplicações e Orientações. In: FREUD, S. Novas Conferências Introdutórias Rio de Janeiro: Imago: 1969. p. 135-14. Vol. XXII. (Originalmente publicado em 1932).

GOMES, V. Parentalidade e autorregulação: desafios e possibilidades no contexto brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

KÜBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. Tradução: Paulo Menezes. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

LIMA, C.; ARAÚJO, F. Habilidades socioemocionais e parentalidade: impactos no desenvolvimento escolar. Recife: Editora Universitária, 2017.

LOPES, W. V. Impactos da educação parental no desenvolvimento sócioemocional da criança. 2021. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação) - Faculdade Ari de Sá, Fortaleza, 2021.

MARTINS, E. Parentalidade e disciplina: desafios no contexto escolar brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2018.

MÜULLER, M. R.; GUIMARÃES, S. S. O impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia, v. 24, n. 4, p. 519-528, 2007. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400011 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400011

OLIVEIRA, M. Gestão de sala de aula: estratégias para lidar com comportamentos desafiadores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.

OLIVEIRA, S. A importância da intervenção educativa no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Pesquisa científica. In: Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SANTOS, C. Parentalidade permissiva e suas consequências para o desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.

SILVA, P. Habilidades socioemocionais e a educação escolar: um estudo sobre parentalidade e disciplina. Brasília: Editora da UnB, 2017.

SISTO, F.; RUEDA, M. Psicologia da educação: teoria e prática. Campinas: Editora Papirus, 2020.

SOARES, A. Comportamento desafiador e parentalidade: um estudo sobre o contexto escolar. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.

SOUZA, M.; SILVA, R. Estilos parentais e desempenho acadêmico: uma análise no contexto brasileiro. Curitiba: Editora Appris, 2019.

VASCONCELLOS, E. Desenvolvimento socioemocional e práticas parentais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.

ZANELATTO, E. M. Agora é lei: Psicologia e Serviço Social na Educação Básica. [S. l.]: Entrelinhas, 2024. Disponível em: https://www.crprs.org.br/entrelinhas/edicao/6/agora-e-lei-psicologia-e-servico-social-na-educacao-basica.

Downloads

Publicado

11/11/2024

Como Citar

Reinehr Stoffel, H. T., Reinehr, L., Boeira Bastos, A., Leonardo da Silva, A., Oliveira Ramos, A., Rocha Santos Dias, D., … de Souza Lima, W. (2024). EDUCAÇÃO PERMISSIVA E DESEMPENHO ESCOLAR: IMPACTOS NO COMPORTAMENTO E NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115932. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias