EDUCAÇÃO PERMISSIVA E DESEMPENHO ESCOLAR: IMPACTOS NO COMPORTAMENTO E NA MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932Palavras-chave:
Educação permissiva. Motivação. Aprendizagem. Comportamento.Resumo
A educação permissiva, ou parentalidade permissiva, refere-se a práticas parentais indulgentes, com poucas exigências e limites, que desempenham papel crucial no desenvolvimento e comportamento das crianças, especialmente no contexto escolar. Esse estilo pode impactar negativamente a motivação para a aprendizagem, pois crianças tendem a ter dificuldades em lidar com frustrações, regras e rotinas. O estudo busca analisar a influência desse estilo na motivação dos alunos, identificando como a ausência de limites interfere no comportamento e desempenho escolar, além de sugerir estratégias para suavizar efeitos negativos. Utilizou-se uma metodologia mista, com pesquisa bibliográfica e estudo qualitativo e quantitativo, envolvendo 80 pais/mães e 45 professores. Os achados indicam que a parentalidade permissiva afeta negativamente a motivação e aprendizagem dos alunos, conforme relatado por professores e reconhecido pelos pais/mães participantes. Filhos de pais permissivos tendem a apresentar dificuldades em seguir regras e em adotar hábitos de estudo consistentes. A ausência de limites e expectativas claras resulta em comportamentos voltados para a satisfação imediata e resistência a tarefas que demandam esforço, afetando a motivação intrínseca para o aprendizado. Essa falta de disciplina interna pode levar ao desinteresse nas atividades escolares, procrastinação e baixo desempenho acadêmico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, J.; CRUZ, M. Comportamento desafiador e ambiente escolar: análise de fatores familiares e sociais. Porto Alegre: Editora Sulina, 2018.
ALMEIDA, J.; SANTOS, P. A prática da parentalidade e seus efeitos na educação infantil. São Paulo: Editora Ática, 2021.
BATISTA, G. A.; SILVA, T. N.; OLIVEIRA M. R.; DINIZ, P. R. B.; LOPES, S. S.; OLIVEIRA, L. M. F. T. Associação entre a percepção da qualidade do sono e a assimilação do conteúdo abordado em sala de aula. Rev. paul. Pediatr, v. 36, n. 03, jul./sep. 2018. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00008 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;3;00008
BOWLBY, J. Apego e perda: Apego. Tradução: Dora Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990. Vol. 1.
BRASIL. Lei Nº 14.819, de 16 de janeiro de 2024. Institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. Brasilia: Presidência da República, 2024.
CARVALHO, J. Estratégias pedagógicas e comportamento desafiador: como a escola pode compensar a parentalidade permissiva. São Paulo: Editora Saraiva, 2020.
COLARES, M.; FREIRE, R. Estilos parentais e desenvolvimento infantil: uma abordagem contemporânea. Curitiba: Editora Juruá, 2016.
FARIA, L. G. R.; FREITAS, D. B. Dormir pouco e adiar tarefas: a relação entre a ausência de sono, a procrastinação e a produtividade na sociedade do cansaço. Brasilia: Programa de Iniciação Científica-PIC/UniCEUB-Relatórios de Pesquisa, 2022.
FERREIRA, E. Parentalidade e educação: como a participação dos pais pode influenciar o comportamento escolar. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
FREUD. Conferência XXXIV: Explicações, Aplicações e Orientações. In: FREUD, S. Novas Conferências Introdutórias Rio de Janeiro: Imago: 1969. p. 135-14. Vol. XXII. (Originalmente publicado em 1932).
GOMES, V. Parentalidade e autorregulação: desafios e possibilidades no contexto brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
KÜBLER-ROSS, E. Sobre a morte e o morrer. Tradução: Paulo Menezes. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LIMA, C.; ARAÚJO, F. Habilidades socioemocionais e parentalidade: impactos no desenvolvimento escolar. Recife: Editora Universitária, 2017.
LOPES, W. V. Impactos da educação parental no desenvolvimento sócioemocional da criança. 2021. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação) - Faculdade Ari de Sá, Fortaleza, 2021.
MARTINS, E. Parentalidade e disciplina: desafios no contexto escolar brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2018.
MÜULLER, M. R.; GUIMARÃES, S. S. O impacto dos transtornos do sono sobre o funcionamento diário e a qualidade de vida. Estudos de Psicologia, v. 24, n. 4, p. 519-528, 2007. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400011 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400011
OLIVEIRA, M. Gestão de sala de aula: estratégias para lidar com comportamentos desafiadores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
OLIVEIRA, S. A importância da intervenção educativa no desenvolvimento socioemocional dos alunos. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Pesquisa científica. In: Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
SANTOS, C. Parentalidade permissiva e suas consequências para o desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2016.
SILVA, P. Habilidades socioemocionais e a educação escolar: um estudo sobre parentalidade e disciplina. Brasília: Editora da UnB, 2017.
SISTO, F.; RUEDA, M. Psicologia da educação: teoria e prática. Campinas: Editora Papirus, 2020.
SOARES, A. Comportamento desafiador e parentalidade: um estudo sobre o contexto escolar. Porto Alegre: Editora Penso, 2017.
SOUZA, M.; SILVA, R. Estilos parentais e desempenho acadêmico: uma análise no contexto brasileiro. Curitiba: Editora Appris, 2019.
VASCONCELLOS, E. Desenvolvimento socioemocional e práticas parentais. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019.
ZANELATTO, E. M. Agora é lei: Psicologia e Serviço Social na Educação Básica. [S. l.]: Entrelinhas, 2024. Disponível em: https://www.crprs.org.br/entrelinhas/edicao/6/agora-e-lei-psicologia-e-servico-social-na-educacao-basica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.