EDUCACIÓN PERMISIVA Y RENDIMIENTO ESCOLAR: IMPACTOS EN EL COMPORTAMIENTO Y MOTIVACIÓN PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932

Palabras clave:

Educación permisiva. Motivación. Aprendiendo. Comportamiento.

Resumen

La educación permisiva, o crianza permisiva, se refiere a prácticas parentales indulgentes, con pocas exigencias y límites, que juegan un papel crucial en el desarrollo y comportamiento de los niños, especialmente en el contexto escolar. Este estilo puede impactar negativamente en la motivación para el aprendizaje, ya que los niños tienden a tener dificultades para lidiar con las frustraciones, las reglas y las rutinas. El estudio busca analizar la influencia de este estilo en la motivación de los estudiantes, identificando cómo la ausencia de límites interfiere en el comportamiento y el rendimiento escolar, además de sugerir estrategias para mitigar los efectos negativos. Se utilizó una metodología mixta, con investigación bibliográfica y estudios cualitativos y cuantitativos, involucrando a 80 padres de familia y 45 docentes. Los hallazgos indican que la crianza permisiva afecta negativamente a la motivación y el aprendizaje de los estudiantes, según lo informado por los profesores y reconocido por los padres participantes. Los hijos de padres permisivos tienden a tener dificultades para seguir reglas y adoptar hábitos de estudio consistentes. La ausencia de límites y expectativas claras da como resultado conductas orientadas a la satisfacción inmediata y resistencia a tareas que requieren esfuerzo, afectando la motivación intrínseca para el aprendizaje. Esta falta de disciplina interna puede provocar falta de interés en las actividades escolares, procrastinación y bajo rendimiento académico.

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Biografía del autor/a

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras, em Gestão escolar e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

  • Lenice Reinehr

    Escritora. Palestrante.Psicóloga. Analista corporal. Terapeuta comportamental. Empresária. Bacharel em contábeis (Facepal - Palmas/PR),  Graduação em Psicologia (UNOESC - PZO- SC). Especialização em avaliação psicológica (Universidade UNOESC)

  • Alessandra Boeira Bastos

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores (UNEATLANTICO – Espanha. Especialização em Literatura e Artes, Metodologia do Ensino de História e Geografia e Metodologias Ativas. Graduada em Letras Português, História e Geografia. Professora na rede estadual do Rio Grande do Sul.

  • Aline Leonardo da Silva

    Mestranda em Organização e gerenciamento de centros educacionais (UNEATLANTICO). Especialização em: Neurociência da educação (UNINOVE), Educação infantil (UNINOVE), Docência do ensino superior (FACESPI) Educação especial - Deficiência intelectual (FAPSS), Alfabetização e letramento (FACESPI). Graduação em pedagogia. Professora de educação básica - Anos iniciais e Educação especial

  • Aloisio Oliveira Ramos

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - (UNEATLANTICO). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

  • Daniela Rocha Santos Dias

    Mestranda em Educação - (UNEATLANTICO). Especializações em Psicopedagogia Clínica e Institucional  e em  Gestão de pessoas e Psicologia Organizacional. Graduada em Pedagogia e em Tecnologia em Processamento de Dados. Professora e Gestora na rede municipal de ensino de Campinas, SP.

  • Elaine Augusta Orben de Oliveira

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEATLANTICO). Especialização em Ciências Humanas e suas Tecnologias. Graduada em Geografia. Servidora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina no cargo de Assistente de Educação.

  • Euclides Sanches Garcia

    Mestrando em Educação pela UNEATLANTICO. Especialização em Matemática – Ciências Exatas e da Terra pela FIJ. Graduado em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pela FAI/Jales. Professor de Matemática na Educação Básica. Efetivo nas redes municipal e estadual, em Nova Nazaré Mato Grosso

  • Eva Caroline Santos Oliveira

    Mestranda em Educação com Especialização em TiCs ( UNEATLANTICO). Especializações em Neuroaprendizagem, Libras, Docência do Ensino Superior e Administração e Supervisão Escolar.  Graduada em Letras Português/ Inglês e Física.

  • Evanes de Oliveira Ribeiro Fidel

    Mestrado em Educação com especialização em Formação de Professores- Universidade Europeia do Atlântico (UNEA) - Espanha. Especialização em Processos de aprendizagem na educação Infantil e Series Iniciais. Especialização em Pscopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização e Farmacologia . Graduada em Pedagogia. Orientadora Educacional. Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Clínica.

  • Juliana Maria Griza de Oliveira

    Mestranda em Educação com especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Especializações em Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental. Gestão escolar. Ensino superior e Neuropsicopedagogia. Graduada em Educação Infantil e anos iniciais. Professora da Educação Infantil da rede municipal.

  • Katiuscia Souza Rêgo

    Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela (UFOB) Licenciada em História; Esp. em História e Cultura Afro - Brasileira.

  • Maria José Vidal de Negreiros Silva

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Especialização  em alfabetização, letramento, atividades rítmicas e expressivas. Trabalha na Educação há 20 anos. Professora alfabetizadora na rede municipal de santo André.

  • Vivian Cristina Borges Hashitani

    Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha. Pós Graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante.

  • Wesley de Souza Lima

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Pós-graduado em design institucional e graduado em design digital. Coordenador de produção de material didático.

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Publicado

11/11/2024

Número

Sección

RESEÑAS - TRADUCCIONES - ENTREVISTAS

Categorías

Cómo citar

EDUCACIÓN PERMISIVA Y RENDIMIENTO ESCOLAR: IMPACTOS EN EL COMPORTAMIENTO Y MOTIVACIÓN PARA EL APRENDIZAJE DE LOS ESTUDIANTES. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(11), e5115932. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i11.5932