THE ROLE OF SCHOOL IN CONTEMPORARY SOCIETY: TRAINING BASED ON VALUES AND THE KNOWLEDGE IDEARY.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1069

Keywords:

Education; Teaching-learning; Knowledge; Contemporaneity; Society.

Abstract

The school, historically founded on the foundation of reinforcing the ideological dogmas of the dominant class, finds itself in an essential conflict where the clamor for change in the way of conducting the educational process is called to the fore. Contextualizing values-based education is complex and difficult to classify, since the epistemological context of what values are, what the definitions are, and how they should be worked out in the classroom, makes pedagogues shudder. However, its interface with what is understood by knowledge, gives light to the unfolding of the multiple foundations of society and its knowledge structure. Thus, defining the role of the school in the transmission of values and knowledge in today's society, permeated with interculturalities and interpretations of different social contexts, requires a broad discussion and debate on the subject.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Moraes Armesto

Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada

Patrícia Paiva Gonçalves Bispo

Possui graduação em Turismo pelo Centro Universitário Senac (2004), graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Nove de Julho (2008), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UniBTA (2021), mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2012) e doutoranda do programa Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Diretora Acadêmica do Grupo i9 atuando no Centro Universitário UniBTA e na Faculdade Aprimorar Digital. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: - FORMATOS DE CURSOS OFERTADOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: que atenda todas as regiões do Brasil respeitando as especificidades culturais, valores e crenças; - PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: trabalhando com estratégias que possam colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos; - PROJETOS DE RESPONSALIBIDADE SOCIAL: levando para os alunos a cultura de paz através dos projetos multidisciplinares; - NAIA: implantação do núcleo de atendimento intensivo ao aluno a distância. Atendimento coletivo e individual para trabalhar autoestima, habilidades e atitudes.

References

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Revista Construção Psicopedagógica, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542016000100002>; Acesso em: dez. 2021.

ÁLVAREZ, N. M. Valores e temas transversais no currículo. 5ª ed. Porto Alegre: Penso, 2002.

ARAÚJO, U. F; PUIG, J. M; ARANTES, V. A. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

ARCHER, M. Fauno sovina: novelas. Vila Nova e Famalicão: Grandes Oficinas Gráficas “Minerva”, 1941.

BELTRÃO, L; NASCIMENTO, H. O desafio da cidadania na escola. 1ª ed. Lisboa: Presença, 2000.

BOMBASSARO, L. C. As fronteiras da epistemologia: como se produz o conhecimento. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

BRANDÃO, C. R. A Educação como Cultura. São Paulo: Brasilense. 1986.

DAVIES, D; MARQUES, R; SILVA, P. Os professores e as famílias: a colaboração possível. 2a ed. Lisboa: Livros Horizontes, 1997.

DELORS, J; AL-MUFTI, I; AMAGI, I; CARNEIRO, R; CHUNG, F; GEREMEK, B; GORHAM, W; KORNHAUSER, A; MANLEY, M; QUERO, M; SAVANÉ, M; SINGH, K; STAVENHAGEN, R; SUHR, M; NANZHAO, Z. Educação um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Corteza, 1996.

DIAS, M. O. Ética, organização e valores ético-morais em contexto organizacional. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 10, n. 22, p. 89-113, 2014. Disponível em: <http://z3950.crb.ucp.pt/Biblioteca/GestaoDesenv/GD22/gestaodesenvolvimento22_89.pdf>; Acesso em: out. 2021.

DUARTE, N. A contradição entre universalidade da cultura humana e o esvaziamento das relações sociais: por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo ou relativismo cultural. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 32, n. 03. 2008. Disponível: <https://www.scielo.br/j/ep/a/RF9hVbvrCXvYsB44VWQgHcQ/?lang=pt&format=pdf>; Acesso em: set. 2021.

FURIÓ, C. J. Tendencias atuales en la formación del profesorado de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, [s.l], v.12, n.2, p.188-199, 1994. Disponível: <https://core.ac.uk/download/pdf/13273442.pdf>; Acesso em: set. 2021.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.

GERMER, C. Marx e a teoria do dinheiro como mercadoria: fundamentos lógicos. Revista Crítica Marxista, v. 2, n. 37, p. 9-25, 2013. Disponível em: <https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo295Artigo1.pdf>; Acesso em: nov. 2021.

GIARDINETTO, J. R. B. O conceito de saber escolar “clássico” em Dermeval Saviani: implicações para a educação matemática. Revista Bolema, v. 23, n. 36, p. 753-773, 2010. Disponível: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/63/conceito%20de%20saber%20classico.pdf>; Acesso em: ago. 2021.

HESSEN, J. Filosofia dos valores, Coimbra: Almedina, 2001.

JESUS, A. N. S; ANDRADE, A. F; ARAÚJO, A. S. Desafios atuais da educação: reflexões sobre a constante busca da (re)construção da práxis pedagógica no processo de inclusão social de nossos alunos. In: VI Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Anais [...]. ATAS do VI SIMPEPÒS-EDU – Londrina, p. 282-291, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/5331>; Acesso em: dez. 2021.

LALANDE, A. Vocabulário técnico e crítico de filosofia. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MACHADO, J. N. Educação: Projetos e Valores. 1ª ed. São Paulo: Escrituras, 2000.

MARQUES, R. Professores, família e projeto educativo. 1ª ed. Porti: Asa, 2001.

MATTEO, V. D. Valores sociais e educação: uma reflexão filosófica. Recife: Symposium, 1983.

MENIN, M. S. S. Valores na escola. Revista Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 91-100, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/dfBtPFP37VxMLfC4sTMgdGD/abstract/?lang=pt>; Acesso em: out. 2021.

MORIN, E; PRIGOGINE, I. A sociedade em busca de valores, Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

NETO, P. B. V.; COSTA, M. C. Saberes docentes: entre concepções e categorizações. Revista Tópicos Educacionais, v. 05, n. 02, p. 76-99, 2016. Disponível: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/viewFile/110269/22199>; Acesso em: set. 2021.

NÓVOA, A. Vidas de Professores. 2ª ed. Portugal: Porto, 1995.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e a formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Revista Educação para Sociedade, v. 22, p. 27-42, 2001. Disponível: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302001000100003&script=sci_abstract&tlng=pt.>; Acesso em: ago. 2021.

OLIVEIRA, A. M. R. Interações sociais e desenvolvimento: A perspectiva sociohistórica. Caderno do CEDES, v. 20, n. 35, p. 62-77, 2000.

PIMENTA, S. G. (org.). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S. G. (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2005.

PINHEIRO, J. R. V; AVILA, S. Educação e valores sociais. In: XVII Seminário Internacional de Educação no Mercosul. Anais [...]. ATAS do XVII SIEM – Salto do Jacuí. Rio Grande do Sul, p. 1-10, 2015. Disponível em: <https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2015/1%20-%20ARTIGOS/EDUCACAO%20E%20VALORES%20SOCIAIS.PDF> Acesso em: dez. 2021.

PLATÃO. (trad.). PULQUÉRIO, M. O. Apologia de Sócrates. Lisboa: Edições 70, 2009.

POINCARÉ, H. (trad.). MARTINS, M. E. F. O valor da ciência. São Paulo: Contraponto, 1995.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1998.

PUIG, J. M; ARAÚJO, U. F; ARANTES V. A. 1ª ed. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.

SACRISTÁN, J. G. O aluno como invenção. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A; SILVA JUNIOR, C. A. (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.

SILVA, E. M. Religião, Diversidade e Valores Culturais: conceitos teóricos e a educação para a Cidadania. Revista de Estudos da Religião, v. 7, n. 2, p. 1-14, 2004. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva.pdf>; Acesso em: dez. 2021.

TOIGO, L. C; TREVISOL, M. T. C. Os valores morais na escola: cartografando a compreensão dos professores da educação infantil. In: IX Congresso Nacional de Educação. Anais [...]. ATAS do IX EDUCERE – Paraná, p. 5349-5362, 2009. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/3137_1791.pdf>; Acesso em: dez. 2021.

VASCONCELLOS, C. Construção do Conhecimento. São Paulo: Liberdad, 2000.

Published

17/01/2022

How to Cite

Moraes Armesto, L., & Paiva Gonçalves Bispo, P. (2022). THE ROLE OF SCHOOL IN CONTEMPORARY SOCIETY: TRAINING BASED ON VALUES AND THE KNOWLEDGE IDEARY. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e311069. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1069