HUMANIZATION IN PEDIATRICS THROUGH PLAY ACTIVITIES: A LITERATURE REVIEW

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1921

Keywords:

Nursing; Pediatrics; Humanization

Abstract

The hospital environment can affect the development of children, thus, the humanization of care through playful activities should be performed, since it is an important resource to make the hospitalization process lighter. This study aims to identify the forms of humanization actions in pediatric hospitalization with emphasis on playful activities. For this, an integrative literature review was carried out in electronic databases with selection criteria. The sample selection occurred in three stages and the analysis by descriptive synthesis. The findings showed that the humanization of hospitalized children is basically accomplished through playful activities, of which the therapeutic play stands out. Moreover, it was found that nurses are the most important professionals in the practice of pediatric humanization, which brings many benefits, but still faces challenges that need to be overcome.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Francisca de Souza Costa

Enfermeira. Especialista em saúde da mulher, oncologia e hematologia. Faculdade São Miguel

Maria das Dores Barbosa de Queiroz

Enfermeira, especialista em Pediatria e Neonatologia. Especialista em Urgência e Emergência. Univisa: Centro Universitário de Vitória de Santo Antão

Simone da Silva Andrade

Enfermeira, especialista em Uti geral. Unifacol: Centro universitário Osman Lins

Valdenice de Santana Silva

Enfermeira. Unifacol: Centro universitário Osman Lins

Maria Clara Lima dos Santos

Enfermeiranda. Facottur

Flávia Cristina de Lima

Enfermeira. Uninassau

Dannieli de Souza Silva Rodrigues

Enfermeira, com residência em Obstetricia. Unileão

Rosângela Correia Teles da Silva

Enfermeira. Univisa: Centro Universitário de Vitória de Santo Antão

Fabiana de Lima Araújo

Enfermeira, pós graduada em Saúde Pública. Facho

Suely Maria de Medo dos Santos

Enfermeira, pós graduada em urgência e emergência e gestão de saúde pública. Uninassau

References

AMARAL, L. F. P.; CALEGARI, T. Humanização da assistência de enfermagem à família na unidade de terapia intensiva pediátrica. Cogitare Enferm., v. 21, n. 3, p. 01-09, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-2456. Acesso em: Set, 2022.

CALEFFI, C. C. F. et al. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas. Rev Gaúcha Enferm., v. 37, n. 2, p. e58131, 2016. Disponíel em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/RyLCvmvPjsQ43GrWyTHmb3m/. Acesso em: Set, 2022.

DAL´BOSCO, E. D. et al. Humanização hospitalar na pediatria: projeto “enfermeiros da alegria”. Rev enferm UFPE on line., v. 13, n. 4, p. 1173-1178, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/236038#:~:text=Revelou%2Dse%20que%2C%20por%20meio,tamb%C3%A9m%2C%20entre%20estes%20e%20os. Acesso em: Set, 2022.

DRAGALZEW, D. C. C. et al. Assistência humanizada aos pais de crianças internadas em uti pediátrica: o estado da arte. Revista Científica FacMais, v. 11, n 4, 2017. Disponível em: https://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2018/01/8-HUMANIZA%C3%87%C3%83O-NA-ASSIST%C3%8ANCIA-AOS-PAIS-DE-CRIAN%C3%87AS-INTERNADAS-NA-UTI-PEDI%C3%81TRICA-ESTUDO-DE-CASO-EM-UM-HOSPITAL-P%C3%9ABLICO-DE-AN%C3%81POLIS-GO.pdf. Acesso em Set, 2022.

ESTEVES, C. H.; ANTUNES, C; CAIRES, S. Humanização em contexto pediátrico: o papel dos palhaços na melhoria do ambiente vivido pela criança hospitalizada. Interface, v. 38, n. 51, p. 697-708, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/PjZKndSsG7yQSxNLFdH66Nq/abstract/?lang=pt. Acesso em: Agost, 2022.

FERREIRA, J. D. O. et al. Estratégias de humanização da assistência no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 1, p. 147-163, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/23011. Acesso em: Agos, 2022.

FERREIRA, N. A. S. et al. Social representation of the hospital ludic: look of the child. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum online, v. 24, n. 2, p. 188-194, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822014000200011. Acesso em: Set, 2022.

FRANÇA, J. R. F. S. et al. Vivência de crianças com câncer sob assistência paliativa em uma casa de apoio. Rev Min Enferm., v. 21, p. e-1065, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-907939. Acesso em: Agost, 2022.

FRANZOI, M. A. H. et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto Contexto Enfermagem, v. 25, n. 1, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167568#:~:text=A%20interven%C3%A7%C3%A3o%20musical%20tem%20sido,comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20comportamento%20%E2%80%93%20de%20forma. Acesso em: Set, 2022.

FREITAS, B. H. B. M.; VOLTANI, S. S. A. A. Brinquedo terapêutico em serviço de urgência e emergência pediátrica: revisão integrativa de literatura. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-761. Acesso em: Set, 2022.

FURLANETTO, P.; HAHN, G. V. Humanização do cuidado à criança hospitalizada por meio do brinquedo terapêutico. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro Universitário Univates, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1306/1/2016PatriciaFurlanetto.pdf. Acesso em: Set, 2022.

GONÇALVES, K.G. et al. Criança hospitalizada e equipe de enfermagem: Opinião de acompanhantes. Revista de Enfermagem UFPE online,v. 11. n.6, p.2586-2593 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-32222. Acesso em: Set, 2022.

JESUS, L. C. A humanização do cuidado na unidade de terapia intensiva neonatal pelos profissionais de enfermagem. Rev. Eletrôn. Atualiza Saúde, v. 5, n. 5, p. 62-72, 2017. Disponível em: https://atualizarevista.com.br/article/humanizacao-do-cuidado-na-unidade-de-terapia-intensiva-neonatal-pelos-profissionais-de-enfermagem/. Acesso em: Agos,2022.

MARQUES, E.P. et al. Lúdico no cuidado á criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de enfermagem.Esc Anna Nery, v.20, n.3, e20160073, 2016. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ean/a/WbpgJMTFHZHmxc7JnmXdg8p/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: Set, 2022.

MULLER, R. et al. Humanização na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: facilidades e dificuldades da equipe de enfermagem. Research, Society and Develompment, v.10, n.16, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24189. Acesso em: Agost, 2022.

OLIVEIRA, D.S. et al. Brinquedo terapêutico e a assistência de enfermagem: revisão integrativa. Revista de Divulgação Científica Sena Aires,v.9, n.3, p.563-572. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/601/0. Acesso em: Agost, 2022.

PAULA, G.K de. et al. Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada.Revista de enfermagem, UFPE, online, v,13, e238979, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238979. Acesso em: Set, 2022.

RIBEIRO, J. P. et al. Confortabilidade da unidade de pediatria: perspectiva de usuários, profissionais e gestores de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, p. e2055, 2018.Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/2055/0. Acesso em: Agost, 2022.

RODRIGUES, F. M. et al. Hospitalização infantil: influência da brinquedoterapia e da musicoterapia na assistência à criança. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. sup. 10, p. 1123-1128, 2018. Disponível em: https://www.acervosaude.com.br/doc/REAS183.pdf. Acesso em: Set, 2022.

SANTANA, M. P. et al. A Construção de um Ambiente Lúdico e sua relação com o impacto na consulta de puericultura na unidade de saúde da família Walter Cardoso. Relato de experiência. Anais... International Nursing Congress, maio, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/cie/search. Acesso em: Ago, 2022.

JÚNIOR, R. F. S. et al. O brinquedo terapêutico como prática de enfermagem pediátrica. EFDesportes revista digital, v. 19, n. 191, 2016. Disponível em: https://efdeportes.com/efd191/o-brinquedo-terapeutico-enfermagem-pediatrica.htm#:~:text=Um%20instrumento%20que%20a%20Enfermagem,os%20seus%20sentimentos%20e%20pensamentos. Acesso em: Set,2022.

SOUZA, L.M.M. et al. Metodologia de Revisão integrativa de Literatura em Enfermagem.ResearchGate,p. 17-26, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321319742_Metodologia_de_Revisao_Integrativa_da_Literatura_em_Enfermagem. Acesso em: Agos, 2022.

VEIGA, M. A. B.; SOUSA, M. C.; PEREIRA, R. S. Enfermagem e o brinquedo terapêutico: vantagens do uso e dificuldades. Rev. Eletrôn. Atualiza Saúde, v. 3, n. 3, p. 60-66, jan./jun. 2016. Disponível em: https://atualizarevista.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Enfermagem-e-o-brinquedo-terap%23U00eautico-vantagens-do-uso-e-dificuldades-v-3-n-3.pdf. Acesso em: Set, 2022.

WALTER, M.O. et al. O palhaço como força inspiradora no enfrentamento do processo de internação em pediatria e hebiatria. Research Society and Development, v.10, n.1,2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11894. Acesso em: Set, 2022.

Published

10/10/2022

How to Cite

Souza Costa, V. F. de, Barbosa de Queiroz, M. das D., Silva Andrade, S. da ., Santana Silva, V. de, Lima dos Santos, M. C. ., Lima, F. C. de, … Medo dos Santos, S. M. de . (2022). HUMANIZATION IN PEDIATRICS THROUGH PLAY ACTIVITIES: A LITERATURE REVIEW. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3101921. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1921