USE OF INCLUSIVE EDUCATIONAL MATERIALS FOR TEACHING CHEMISTRY
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4217Keywords:
Inclusive education. Chemistry Education. Periodic table.Abstract
Inclusion in education contributes to the promotion of a more egalitarian society and provides educational opportunities for all individuals. The present study aimed to propose an inclusive pedagogical approach for Chemistry education. The intervention project was implemented during the Pedagogical Residency Program, Chemistry branch, at a full-time school in the city of Manaus, Amazonas. The methodology involved the development of an inclusive Learning Object - a Didactic Game - with a focus on the Periodic Table. Initially, there was a screening of a documentary about the perception of visually impaired individuals about the world. Following the discussions, an inclusive periodic table was constructed. Students had the opportunity to create their own table using typical school materials and had a socialization moment. It was observed that visually impaired students became more closely integrated with their peers, promoting interaction among all without discrimination. It was concluded that greater attention is needed to address inclusion-related issues in a way that enables learning for everyone.
Downloads
References
ALMEIDA, G. M. S. Ensino de química orgânica a partir da contextualização nos livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
BENITE, C.R.M.; BENITE, A.M.C.; MORAIS, W.C.S. e YOSHENO, F.H. Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. Em foco: a experimentação. Revista Itinerarius Reflectionis, v.12, n.1, p.1-12, 2016.
BENITE, C. R, M. B., ANNA, M,C. MORAIS, WARLANDEI,C, S. YOSHENO, FABIO, H. (2016). Estudos sobre o uso de tecnologia assistiva no ensino de química. EM FOCO: A EXPERIMENTAÇÃO. https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/22719/4/Artigo%20-%20Claudio%20Roberto%20Machado%20Benite%20-%202016.pdf
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1996.
CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas - (SEI). In: LONGHINI, M. D. (Org.). O uno e o universo na educação. Uberlândia: Edufu, 2011. p. 3.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios.2003. disponivel em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf
CROCHIK, J. L. Preconceito e educação inclusiva. Preconceito e educação inclusiva. Brasília: SDH/PR, 2011.
DANTAS, L.. Bastos, A. Firme, M. Análise das condições de acessibilidade em atividades experimentais para estudantes com deficiência visual presentes em livros didáticos de Química.2023. file:///C:/Users/EMILY/Downloads/886-Texto%20revisado-2669-1-10-20230126%20(4).pdf
DOMINGOS, D. C.. Recena, M. C. Elaboração de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química: a construção do conhecimento. 2010. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a21.pdf
FREITAS, J. C. R; et al. Brincoquímica: Uma Ferramenta Lúdico – Pedagógica para o Ensino de Química Orgânica. Salvador, 2012.
JESUS, A., FARIAS, S., YAMAGUCHI, K. A química dos perfumes: metodologia investigativa como ferramenta para o ensino de química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 4, p. 77-93, 21 dez. 2022.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13º edição. São Paulo: Cortez, 2010.
LOURENÇO, É. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 1 ed. São Paulo: Moderna, 2003.
MENEZES, D. O. R. Educação inclusiva: incluir no âmbito escolar não é o mesmo que estar inserido no âmbito educacional. Pesquisa e Prática em Educação Inclusiva, v. 2, n. 3, 2019
MOREIRA, M. Nara, A. Pamela, B. et. 2022. O uso da tabela periódica em Libras no ensino de química.12. https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/download/50604/38007?__cf_chl_tk=1ac8ezlTV000s.pX.11xEB.UbAghnnd1nkXfVrMuKEs-1679543780-0-gaNycGzNCpA
PEROVANO, L. P., PONTARA, A. B., & MENDES, A. N. F. Dominó Inorgânico: Uma Forma Inclusiva E Lúdica Para Ensino De Química. Revista Conhecimento Online, 2, 37–50. 2017. https://doi.org/10.25112/rco.v2i0.1088
RAPOSO P. N.; CARVALHO, E. N. S. de. Inclusão de alunos com deficiência Visual. Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. MEC. Brasília, 2005.
REIS, A. F. et al. Educação Inclusiva no Ensino de Química: Propostas Metodológicas Publicadas nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (Eneq) de 2008 a 2016. 2018.
REZENDE, F. A. M.; SOARES, H. F. B. Análise Teórica e Epistemológica de Jogos para o Ensino de Química Publicados em Periódicos Científicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 19, p. 747-774. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/12296/12994
SÁNCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Revista da Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 7-18, 2005.
SANTOS, V. F.; ALVES, B. H. P.; CASTRO, L. M. Elaboração e aplicação de jogos didáticos nas aulas de química no ensino fundamental e médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Goiás, 2010. Disponível em: http://seminarioic.ifg.edu.br/index.php/seminarioic/article/view/96/41
SILVA, A. C. Antunes, C. Velanga, C. et al. Entre o ensino e a extensão: a formação para a educação inclusiva do licenciado em química - um relato de experiência. 2019. https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/13577
SILVA, J. M. A. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4736/1/MD_EDUMTE_II_2012_33.pdf
UNESCO. Declaração de Salamanca. Linha de ação sobre necessidades educativas especiais.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.