PEDAGOGICAL STRATEGIES USED WITH A STUDENT WITH SEVERE INTELLECTUAL DISABILITIES: INTERACTION AND SOCIAL EXPERIENCE MEDIATED BY AFFECTIVITY AND MUSICITY OVERCOMING CURRICULAR CONTENT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5300

Keywords:

Pedagogical strategies. Musicality. Affection. Social interaction. Alternative communication.

Abstract

The theme of this article is interaction and social coexistence as enhancing the learning of a student with severe intellectual disability, diagnosed with Pierre Robin syndrome. In the first sessions, he only stayed at school accompanied by his mother, he screamed, he wanted to leave, he didn't interact. This is a case study with the application of specific methodological strategies that respect the limitations imposed by the disability, since real education It is one that begins by respecting the student’s needs, as Cunha (2008) maintains. That said, the general objective is to analyze the specific challenges faced by students with severe intellectual disabilities in the context of curricular content and discuss how pedagogical strategies, social interaction, affectivity and musicality can be used to overcome these challenges and promote learning significant. From the methodological strategies used, it was found that affectivity and musicality are resources that enriched educational practice and helped in the development of body expression. However, it was necessary to move away from everyday classroom practices, since the student is not literate, his verbal skills are not developed and he did not interact, but, by establishing an emotional bond, he began to demonstrate some forms of interaction through gestures and alternative communication boards. Finally, given the specific challenges of each special education student, identifying and implementing pedagogical strategies and practices and innovative methodologies are necessary. Only in this way will it be possible to provide equal access to education and promote meaningful and inclusive learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos.

Andressa Márjorye Amaral Krauss Hansen

Mestranda em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos - Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em Fisioterapia. Especialização em Acupuntura, Terapia Intensiva Adulto e Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Aprimoramento em Oncologia pelo AC Camargo Câncer Center.

Carla Camila Matias

Mestranda em Educação com especialização em TiCs - Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Licenciatura em matemática e pós graduada em ciências e matemática com especialidade em matemática. Professora de matemática na rede Estadual.

Edgar Conceição Filho

Mestrando em Educação com Especialização nas Tics - Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Graduado em Letras com Inglês pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC. Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.

Iniurdes da Cruz e Silva

Mestranda em Educação -  Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar e  Especialização em Educação Especial Inclusiva, com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa.

Jocimar José da silva

Mestrando em Educação com especialização em TICs (Uneatlantico / Espanha). Licenciatura em Pedagogia e em Música. Pós graduado em musicoterapia (Cesunpeg). Coordenador pedagógico da rede municipal de Cascavel Paraná. Cantor lírico. Maestro dos corais OAB/CAA e preparador vocal de música popular e erudita.

Mirtzi Antonia Fabio Santos

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em letras libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) - Aracaju/SE. Pós-graduação em gestão de pessoas e psicologia organizacional pela faculdade Amadeus FAMA) - Aracaju/SE.

Nadiane Souza Gonçalves

Mestranda em Educação com especialização em TiCs - Universidade Europea del Atlântico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia  e pós graduada em alfabetização e letramento e psicopedagogia  Professora alfabetizadora na rede municipal.

References

ALMEIDA, A. R. S. A emoção e o professor: um estudo à luz da teoria de Henri Wallon. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 239-249, maio/ago. 1997.

AMATO, R. de C. F. Breve retrospectiva histórica e desafios do ensino de música na educação básica brasileira. [S. l.]: Encurtador, 2024. https://encurtador.com.br/fhJWX.

ANDRADE, K. J. B. Sentidos da afetividade na BNCC: Análise no Ensino Fundamental anos iniciais. 2018. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13184

ANDRIES NOGUEIRA, M. A música e o desenvolvimento da criança. Revista UFG, Goiânia, v. 6, n. 2, 2017. https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654

ARANTES, V. A. Afetividade, cognição e moralidade na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento. In: Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 2003. p. 109-128.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2018. http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file

CANO, E. A. S. A relação da música e a criança com necessidades educacionais especiais. In: Revista Educação & Evolução, v. 1, n. 1, p. 45-54, 2019. ISSN 2674-5844.

CARVALHO, E. Sintonizando com o mundo: uma abordagem ecológica das habilidades sensoriomotoras. Ciência e Conhecimento, Teresinha, 2020.

CUNHA, A. E. Afeto e Aprendizagem, Relação de Amorosidade e Saber na Prática Pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

CURY, A. J. Pais brilhantes professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

DONA CLARA. Educação básica e a música: conheça os benefícios para o desenvolvimento da criança. Blog Dona Clara, 2021. https://donaclara.com.br/blog/index.php/2021/01/18/educacao-basica-e-a-musica-conheca-os-beneficios-musica-na-educacao-para-o-desenvolvimento-da-crianca/

EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. M. V. Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, (Belo Horizonte), v. 4, p. 40-64, 2002. https://doi.org/10.1590/1983-21172002040104 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172002040104

ENCALADA, O. I. S.; GUAMANÍ, C. E. G.; MARÍN, P. M. P. El desarrollo de las habilidades sensomotoras a través de la creación de un ambiente de aprendizaje sensorial utilizando la alfarería como saber ancestral en el quinto grado de la unidad educativa Agustín Cueva Tamariz. [S. l.: s. n.], 2020. https://fhu.unse.edu.ar/images/comunicacion/noticias/2021/encalada-guamani-marin%20porcel.pdf

FERNANDES, A. M. M.; DE OLIVEIRA MARINHO, G.; BATISTA, M. D.; DE OLIVEIRA, G. F. O construtivismo na educação. Revista de psicologia, v. 12, n. 40, p. 138-150, 2018. https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1049 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1049

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, N. G. de. Pedagogia do Amor: Caminho da Libertação na relação professor aluno. 2. ed. Rio de Janeiro: WAK, 2000.

HERCULANO-HOUZEL, S. Neurociência: contribuições para a aprendizagem. 1 Vídeo do youtube. 2020. http://www.youtube.com/watch?v=rADi9l5gcq0&feature=related

LEMI, F. O vínculo na adaptação de aluno com deficiência ou autismo. Canal Inclutopia, 2019. https://www.youtube.com/watch?v=LeEgHOXefXY

OLIVEIRA, C. P de. A importância da afetividade para o desenvolvimento do aluno no ensino fundamental. Revista Educação & Evolução, v. 1, n. 1, p. 14-24 2022. ISSN 2674-5844. http://www.revistaeducacaoevolucao.com.br/edicao_anterior.html

OLIVEIRA, J. S. de. Você realmente sabe o que significa musicalidade? Descubra agora! [S. l.: s. n.], 2022. https://musicalidades.com.br/oqueemusicalidade/#:~:text=Usamos%20'musicalidade'%20para%20descrever%20um,de%20um%20tipo%20de%20m%C3%BAsica.

OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento – Um Processo Sócio-Histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

OLIVEIRA, S. R. de. A escola como espaço de interação e inclusão de crianças com transtorno de espectro autista. Revista Educação & Evolução, v. 1, n. 1, p. 04-09, 2022. ISSN 2674-5844. http://www.revistaeducacaoevolucao.com.br/edicao_anterior.htm

PIAGET, J. A Construção do Real na Criança. São Paulo: Ática, 1937.

PILETTI, N. Psicologia educacional. 17. ed. São Paulo: Ática, 2004.

PINHO ALVES, J. Atividade experimental: uma alternativa na concepção construtivista. In: VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2002. Disponível em: https://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viiiepef/PDFs/COCD6_2.pdf.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROVARIS, S. DE F.; SIMONETTO, K. C. C. Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental. RECIT- Revista Eletrônica de Inovação Tecnológica. Medianeira, Edição Especial, e- 4820 dez. 2017. ISBN: 2175-1846. https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820/pdf DOI: https://doi.org/10.3895/recit.v8.n22.4820

SANTOS, C. D. V. D. A musicalidade na educação infantil: processos cognitivos para aprendizagem. 2019. TCC (Graduação) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1507

SANTOS, C. F. A musicalidade como ferramenta de aprendizagem para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação & Evolução, v. 1, n. 1, p. 36-44, 2019. ISSN 2674-5844. http://www.revistaeducacaoevolucao.com.br/

VASQUES, J. Você realmente sabe o que significa musicalidade? Descubra agora!. [S. l.: s. n.], 2018. https://musicalidades.com.br/o-que-e-musicalidade/

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

XIAOYAN, Ke; JING, Liu. Discapacidad intelectual. [S. l.: s. n.], 2017. http://iacapap.org/wp-content/uploads/C.1-Discapacidad-Intelectual-SPANISH-2018.pdf

Published

27/05/2024

How to Cite

Reinehr Stoffel, H. T., Márjorye Amaral Krauss Hansen, A., Camila Matias, C., Conceição Filho, E., da Cruz e Silva, I., José da silva, J., … Souza Gonçalves, N. (2024). PEDAGOGICAL STRATEGIES USED WITH A STUDENT WITH SEVERE INTELLECTUAL DISABILITIES: INTERACTION AND SOCIAL EXPERIENCE MEDIATED BY AFFECTIVITY AND MUSICITY OVERCOMING CURRICULAR CONTENT. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(5), e555300. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i5.5300