CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS FROM THE PERSPECTIVE OF THE INCLUSION OF DEAF STUDENTS IN ELEMENTARY AND KINDERGARTEN EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF CAMETÁ-PA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5766

Keywords:

Continuing education. Inclusion. Education of the Deaf.

Abstract

This article investigates the continuing education of teachers with a focus on the integration of deaf students at the Achilles Ranieri Municipal School of Infant and Elementary Education, located in Cametá-PA. The study aims to examine the adequacy and gaps in the training of educators in the face of the challenges of inclusion of these students. The research included a review of the specialized literature, including authors such as Lacerda (2013), Quadros (2004), Mantoan (2003), Padilha (2015), Skliar (2013), Sassaki (2010) and Costa (2010), in addition to Freire (1996). Additionally, interviews were conducted with six professors graduated from the same institution between June and December 2023. The results indicate the need for teachers to develop and refine specific methodologies for the education of deaf students, aiming at a more effective and inclusive pedagogical practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cleiton Ribeiro Caldas

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci -UNIASSELVI. Especialista em LIBRAS e metodologias de Ensino para alunos surdos pela Universidade Federal do Pará. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. 

Mílvio da Silva Ribeiro

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA. Professor na Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel – FATEFIG, Pedagogo; Geógrafo.

References

BAÚ, Marlene Alamini. Formação de professores e a educação inclusiva. Revista Eletrônica Cientifica Inovação e Tecnologia, v. 2, n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227/Marlenec. Acesso em: 20 set. 2023.

BENTES, José Anchieta de Oliveira; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Inocentini. Normalidade e disnormalidade: formas de trabalho docente na educação de surdos. Campina Grande: EUEPB, 2012.

BOGDAN, Robert C. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005.

BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC/PUCSP, 1993.

COSTA, V. A. Formação de professores e educação inclusiva: experiências na escola pública. In: Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva. Niterói: Intertexto Editora, 2010.

CRUZ, G. C.; GLAT, R. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, Curitiba, n. 52, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.32950

FLORENTINO, Jiuliana Ferreira; NUNES, Kerliane Souza; COSTA, Vanderlei Balbino da. Formação de professores em uma perspectiva inclusiva: dilemas entre a legislação e os processos educativos. Revista Conjecturas, s. d. Disponível em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/659/549. Acesso em: 27 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FRIAS, E. M. A. Inclusão escolar do aluno com necessidades educativas especiais: contribuições ao professor do ensino regular. [S. l.: s. n.], s. d. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf. Acesso em: 23 ago. 2023.

HARRES, João Batista Siqueira et al. Constituição e prática de professores inovadores: um estudo de caso. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 20, 2018 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172018200107

IBGE. Mudança dados pessoas com deficiência. Brasilia: IBGE, 2020. Disponível em: https://diversa.org.br/ibgemudancadadospessoascomdeficiencia/#:~:text=ent%c3%a3o%2c%20em%202018%2c%20o%20ibge,23%2c9%25%20identificados%20anteriormente. Acesso em: 20 ago. 2023.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LACERDA, C. B. F.; SANTOS, L. F. Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos. São Paulo: Ed. UFSCar, 2013.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LEGISLAÇÃO. Citada anexada pela Coordenação de Estudos Legislativos - CEDI. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Lei_n__10_436__de_24_de_abril_de_2002_15226896225947_7091.pdf. Acesso em: 22 nov. 2023.

LEMOS, Simone. Mais de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de surdez. Jornal USP, 21 ago. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/mais-de-10-milhoes-de-brasileiros-apresentam-algum-grau-de-surdez/. Acesso em: 21 nov. 2023.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

LOBATO, Huber Kline Guedes. Atendimento educacional especializado para alunos surdos: representações sociais de professoras. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. (Coleção Cotidiano Escolar).

MEDEIROS, C. Saberes docentes e autonomia dos professores. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

MENEZES, L. C. Projeto pedagógico: mudar o quê, mudar por quê? Revista de Educação e Informática, n. 14, p. 29-34, 2000.

MORIGI, Valer. A escola do MST: uma utopia em construção. Porto Alegre: Mediação, 2003.

OLIVEIRA, A. A. S. de. Formação de professores em educação especial: a busca de uma direção. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A.; WILLIAMS, L. C. de A. Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCar, 2009. p. 239-243.

OLIVEIRA, Sonia Maria Soares de; SILVA, Carlos Diogo Mendonça da. Formação de professores em tempos de retrocesso: o que dizem os documentos oficiais? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 141-152jan. 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22512/18020. Acesso em: 26 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-012

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Educação inclusiva: já se falou muito sobre ela? Educar em Foco, Juiz de Fora, edição especial, p. 313-332, fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.22195/2447-52462015019686

PNEEI. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasilia: MEC, s. d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial. Acesso em: 27 ago. 2023.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i16.560

RODRIGUES, S. M. Educação inclusiva e formação docente. Diversa: educação inclusiva na prática. In: BAÚ, Marlene Alamini. Formação de professores e a educação inclusiva. Revista Eletrônica Cientifica Inovação e Tecnologia, v. 2, n. 10, 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/4227/Marlenec. Acesso em: 20 set. 2023.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SILVA, L. M. da. Educação inclusiva e a formação de professores. 2009. 90f. Monografia (Curso de Especialização Latu Sensu à distância em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva) – Universidade do Estado do Mato Grosso, Campus Cuiabá, Cuiabá, 2009.

SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013.

VIANNA, Deiviane Priscila Amaral Araújo. Políticas públicas educacionais: a educação do campo e os impactos da multissérie na educação básica da Escola Municipal Conceição do Formoso, no município de Santos Dumont – MG. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13875. Acesso em: 27 dez. 2023.

Published

09/10/2024

How to Cite

Ribeiro Caldas, C., & da Silva Ribeiro, M. (2024). CONTINUING EDUCATION OF TEACHERS FROM THE PERSPECTIVE OF THE INCLUSION OF DEAF STUDENTS IN ELEMENTARY AND KINDERGARTEN EDUCATION IN THE MUNICIPALITY OF CAMETÁ-PA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105766. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5766

Issue

Section

REVIEWS - TRANSLATIONS - INTERVIEWS

Categories