FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5766

Palavras-chave:

Formação continuada, Inclusão, Inclusão de pessoas com deficiência auditiva

Resumo

Este artigo investiga a formação continuada dos docentes com foco na integração de alunos surdos na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Achilles Ranieri, localizada em Cametá-PA. O estudo visa examinar a adequação e as lacunas na formação dos educadores frente aos desafios da inclusão desses alunos. A pesquisa incluiu uma revisão da literatura especializada, contemplando autores como Lacerda (2013), Quadros (2004), Mantoan (2003), Padilha (2015), Skliar (2013), Sassaki (2010) e Costa (2010), além de Freire (1996). Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com seis professores graduados da mesma instituição entre junho e dezembro de 2023. Os resultados indicam a necessidade de os professores desenvolverem e refinarem metodologias específicas para a educação de alunos surdos, visando uma prática pedagógica mais eficaz e inclusiva.

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Biografias do Autor

  • Cleiton Ribeiro Caldas

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci -UNIASSELVI. Especialista em LIBRAS e metodologias de Ensino para alunos surdos pela Universidade Federal do Pará. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS. 

  • Mílvio da Silva Ribeiro

    Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará – PPGEO/UFPA. Professor na Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel – FATEFIG, Pedagogo; Geógrafo.

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Publicado

09/10/2024

Edição

Secção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA . (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105766. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5766